Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > As vantagens de estagiar e viver fora da Europa
As vantagens de estagiar e viver fora da Europa

Mafalda Passos | C23 | Last2Ticket | Phnom Penh, Camboja

É possível pedir uma TukTuk através de aplicações tipo Uber

Sair de um contexto familiar leva a inúmeras (e cruciais) aprendizagens. A mais óbvia e imediata é a aprendizagem sobre o mundo externo. A curiosidade sobre o desconhecido e diferente é, regra geral, a principal razão que leva alguém a aventurar-se para um contexto não familiar.

Felizmente vivemos numa época em que qualquer informação está disponível no imediato e apenas à distância de um clique. Claro que antes de vir, li sobre o país e o seu povo, sobre a demografia, geografia e a história do país. Estudei o que marcou o país no passado e o que o caracteriza no presente. No entanto, nada se iguala a experienciar esta realidade diferente na primeira pessoa.

Kampot é uma cidade muito calma na costa do Camboja e com muita oferta de alojamento junto ao rio. Foto cedida por Mafalda Passos

Kampot é uma cidade muito calma na costa do Camboja e com muita oferta de alojamento junto ao rio. Foto cedida por Mafalda Passos

Ao vir para o Camboja, não só tive a oportunidade aprender como o povo Khmer vive, mas principalmente tive de adaptar a minha maneira de viver à nova realidade em que estava inserida. Rapidamente tive de adotar novos hábitos diários como beber água suficiente para não desidratar e usar repelente regularmente por razões de saúde. Da mesma forma adaptei a minha alimentação e deslocações pela cidade. Sendo um país mais pobre e com um nível de desenvolvimento inferior a qualquer país europeu há novos riscos a ter em conta que requerem outro tipo de cuidados.

Ainda que o Camboja seja o sexto país com a maior taxa de crescimento no último ano e estando eu a viver na capital, deparei-me com situações que nunca tinha pensado vir a vivenciar: durante os meses mais secos e quentes, o governo corta a eletricidade durante seis horas, seis dias da semana, por não ter meios para produzir energia suficiente para toda a gente no país. Da mesma forma, nunca imaginei que numa capital em grande expansão fosse ter que andar na rua mesmo ao lado dos veículos, pelo facto de não existirem passeios ou estes estarem ocupados por carros, motas ou detritos.

No complexo de um dos nossos clientes: um dos espaços upcoming em Phnom Penh. Foto cedida por Mafalda Passos

No complexo de um dos nossos clientes: um dos espaços upcoming em Phnom Penh. Foto cedida por Mafalda Passos

Ser confrontada com uma nova realidade permitiu-me refletir sobre a realidade que me é familiar, valorizar certos aspetos que anteriormente daria como garantidos e imaginar possíveis melhorias noutros. Também no trabalho tive de me adaptar adaptar a um novo contexto. Os problemas e desafios empresariais são diferentes daqueles que uma empresa enfrenta na Europa e, consequentemente requerem soluções igualmente diferentes. No entanto, o conhecimento que adquirimos sobre um novo contexto e a nossa capacidade de adaptação ao mesmo não são as únicas aprendizagens que viver numa cultura diferente permite.

Igualmente importante, se não mais, é o que este novo contexto nos permite descobrir sobre nós próprios. Ao ser confrontada com circunstâncias diferentes e/ou desconhecidas, descobri mais sobre a minha maneira de ser, sobre as minhas preferências, limites, necessidades e preconceitos. Descobri certas características sobre a minha maneira de agir que nunca me tinha apercebido anteriormente e surpreendi-me com outras atitudes em situações que nunca tinha imaginado que iria estar.

Sair da zona de conforto e criar uma vida num contexto diferente daquele que nos é familiar permite alargar horizontes, adquirir conhecimento, desenvolver o espírito crítico e conhecer melhor quem somos.

Wat Langka: um templo budista a 2 minutos a pé do escritório. Foto cedida por Mafalda Passos

Wat Langka: um templo budista a 2 minutos a pé do escritório. Foto cedida por Mafalda Passos

Created By: Ana Mafalda Monteiro Chaves Passos
Published: 20-01-2020 17:18

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto