Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Desafios da investigação tecnológica
Desafios da investigação tecnológica

Miguel Cardoso | C22 | Jallut, S.L.U. | Barcelona, Espanha

Maria Fernandes | C22 | ALS Bactereco | Barcelona, Espanha

Após a crise Económica que atingiu o mundo em 2008 – 2014 e que, em especial afetou o mercado Português, o nosso país assentou parte dos seus alicerces na capacidade de mostrar ao mundo o quão importantes e únicas são a investigação e tecnologia produzidas neste pequeno país cheio de potencialidade.

O grupo Barbot é um dos mais importantes impulsionadores na área das tintas em Portugal, com áreas de negócio na Península Ibérica através da sua subsidiária Jallut, S.L.U., com quem colabora na investigação e desenvolvimento para apresentar ao mercado um produto de referência. Para além de atuar no mercado Ibérico, tem ainda como mercado vários outros pontos na Europa e no continente africano – Moçambique, Cabo Verde e Angola.

Jallut, S.L.U. pinturas - grupo Barbot

Figura 1 – Jallut, S.L.U. pinturas - grupo Barbot

Em Espanha, mais concretamente em Barcelona, existe uma grande variedade de indústrias ligadas à produção de tintas, sendo a Jallut, S.L.U. uma das empresas com mais e maior renome nesta região.

Situada no Polígono Industrial Can Humet de Dalt em Polinya – Barcelona, a Jallut conta com um portefólio muito abrangente de tintas industriais, decorativas, sistemas tintométricos e metalografia.

Neste grupo, a investigação é um fator determinante, o que confere aos jovens trabalhadores a possibilidade de aplicar os seus conhecimentos lado a lado com profissionais com muitos anos de experiência, existindo uma boa relação inter-geracional.

Na minha opinião, a aposta em jovens, que como eu têm as ferramentas certas para ultrapassar os desafios tecnológicos apresentados no dia a dia, representa uma oportunidade única de mostrar, não só os seus conhecimentos na aproximação à resolução de problemas, mas também um momento de ouro para dar destaque ao trabalho e dedicação dos jovens que colocam o seu conhecimento ao serviço dos desafios tecnológicos.

Proteção de estruturas metálicas com tintas

Figura 2 – Proteção de estruturas metálicas com tintas

Como exemplo, na Figura 2 encontra-se o projeto em que estou a trabalhar: conferir proteção à corrosão ambiental em estruturas publicas, neste caso uma ponte situada em Callús, Barcelona.


O grupo ALS é líder global nos serviços técnicos e laboratoriais da indústria, ciências da vida, minerais e energia.

Logotipos ALS e Controlvet

Figura 3 – Logotipos ALS e Controlvet

Com a sua origem na Austrália, está agora presente em 65 países e conta com uma rede de empresas com mais de 350 localizações.

A ALS aposta diariamente na inovação, desenvolvendo novos serviços, novas metodologias de trabalho e novas ferramentas informáticas. E para assegurar a satisfação dos clientes, bem como para permitir expansão e qualificação das empresas do grupo, a ALS põe ao dispor das empresas que a constituem todos os seus recursos.

Na Península Ibérica a ALS dispõe de uma grande variedade de serviços, mas centra-se particularmente na área de Análise e Segurança Alimentar. Com uma rede colaborativa de laboratórios acreditados em Tondela, Madrid, Barcelona e Cádiz (e ainda um laboratório na Polónia) – que até 2015 pertenciam ao grupo português ControlVet S.A., que trabalham em conjunto para garantir um maior leque de serviços, sempre que necessário. Esta rede colaborativa permite ainda que os diferentes funcionários do grupo tenham a possibilidade de contactar diariamente com um corpo técnico multidisciplinar.

Existe uma constante preocupação de inovação de processos e serviços, garantindo que os meios informáticos e técnicas laboratoriais utilizados estão o mais atualizados possível e a cumprir o propósito para o qual foram criados e implementados.

Graças ao programa INOV Contacto, tive também a oportunidade de estagiar na “empresa mãe” em Tondela, antes de iniciar o estágio internacional no laboratório de Barcelona, e pude comprovar os valores defendidos pela ALS e o esforço global que é feito pela inovação, ainda que tal não esteja tão evidenciado no laboratório de Barcelona visto este operar a uma escala muito mais reduzida.

A ControlVet, e agora, por aquisição a ALS, recebe há alguns anos estagiários do programa INOV Contacto, o que demonstra estar disposto a apostar na formação, qualificação e capacitação – inicial e contínua - de jovens, trazendo, assim, para o grupo uma nova ferramenta para lidar com os desafios tecnológicos.

Created By: Maria Manuel Chaves Fernandes
Published: 14-03-2019 11:55

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto