Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Presença da ruralidade na paisagem urbana em Macau
Presença da ruralidade na paisagem urbana em Macau

Nelson M S Silva | C22 | RCR Electronics Macau Ltd. | Macau, China

Macau é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China. Com apenas 30 km² e uma população de 650 000 habitantes, é a região com maior densidade populacional no mundo, e vive essencialmente do setor do jogo (92,7% do PIB). O preço de m² de terreno é extremamente elevado e há falta de habitação a ponto de estarem em construção cinco ilhas artificiais em volta de Macau para colmatar essa falha.

Com esta condicionante de espaço atualmente, sobra pouco ou nenhum lugar para o setor agrícola, que nos anos de 1970 atingiu o seu pico. Junto com a pecuária e as pescas, tinha uma elevada importância para as famílias residentes, sendo a população da época muito mais rural do que nos dias de hoje. Uma mudança que se verificou com mais intensidade na década de 1990, com o desenvolvimento social e urbanístico que levou ao declínio da agricultura.

Na minha visão, a ruralidade presente na paisagem de Macau (fortemente construído e que vive essencialmente de jogo e turismo) é percetível, sobretudo, nos vários mercados instalados e resistentes à evolução urbana, quer em edifícios para o efeito, quer pelas ruas estreitas do centro de Macau. No entanto, também se entende esse passado da população pelas varandas dos arranha-céus da cidade, onde é possível ver, frequentemente, plantas ou flores a colorir as suas fachadas. Os macaenses de outra geração vivem muito o espaço exterior, público e de vizinhança..

Com essa premissa, apresento uma foto reportagem da minha visão pessoal sobre a ruralidade na paisagem urbana de Macau..

Created By: Nelson Manuel Sousa Silva
Published: 08-02-2019 12:20

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto