Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Teleradiologia & Inovação
Teleradiologia & Inovação
 
 

José Pedro Miranda | C14

 

Carestream Health Spain

 

Madrid | Espanha

 

O progresso da radiologia nas últimas décadas, associado à abordagem e aperfeiçoamento de novos métodos de imagiologia, fez do diagnóstico por imagem, uma das mais estimulantes áreas da medicina.

 

Um serviço que tem auxiliado a Medicina é a telemedicina, que através da utilização de metodologias interactivas de comunicação audiovisual e de dados, contribui para o aperfeiçoamento das acções dos profissionais, integrando serviços de saúde localizados em hospitais, clínicas e centros de saúde.

 

A teleradiologia é um sub-serviço dos mais desenvolvidos da telemedicina, no qual existe transmissão de dados e manipulação de imagens. A solução informática PACS (Picture Archiving and Communication System) é uma solução tecnológica que permite o arquivo e comunicação de imagens.

 

Esta nova tecnologia tem como vantagens a diminuição da necessidade de repetir exames e consequente revelação em películas, o envio de imagens radiológicas para o hospital/clínica de referência. Os custos da implementação inicial, a ausência de protocolos e manutenção da rede, concorrência no sector e possível monopólio, a partilha de informação, são algumas das dificuldades encontradas para o progresso deste serviço em Portugal.

 

Em Portugal, a região algarvia é um exemplo da implementação da teleradiologia, no que respeita à ligação entre centros de saúde e hospitais. No entanto, existem alguns entraves à implementação deste serviço no sector público e privado. A implementação da teleradiologia está inserida no Projecto de telemedicina que a Administração Regional de Saúde do Algarve tem desenvolvido com os serviços de saúde andaluzes, com o objectivo de ter todos os serviços de radiologia de centros de saúde e hospitais da região a produzir imagem radiológica digital.

 

A legislação portuguesa não é específica quanto a este tema, já existe legislação na Comissão Nacional de Protecção de Dados, mas necessita de revisão e regulamentação. O sector público está dependente de alguma orientação estratégica, pois falta regulamentarstandards e normas de segurança e obrigações aos prestadores de serviços.

 

A teleradiologia tem benefícios para qualquer centro ou hospital, isto porque permite a uniformização e partilha de dados, um melhor diagnóstico do paciente  actualizado com todas as patologias, medicação, etc. Uma plataforma única em que a centralização de dados é de fácil partilha, o que permite reduzir não só os custos de arquivo mas também a repetição de exames.

 

Um dos exemplos mais sonantes da implementação da teleradiologia é do NHS Scotland  (National Health Service for Scotland), considerado um dos melhores serviços de saúde do mundo, implementado no 2º semestre de 2009.

 

A implementação de um arquivo nacional, centralizado no Sistema de Arquivo de Radiologia Nacional na Escócia permitiu reunir toda a informação e distribuição de forma compartilhada através de uma solução PACS acessível a todos os usuários autorizados deste sistema generalizado, abrangendo uma população com aproximadamente 5 milhões de habitantes, 39 grupos hospitalares e 16 centros de saúde, foi possível juntar todos os registos médicos num só sistema. Para assegurar a eficácia deste sistema foi criado oCHI (Community Health Index), ou seja, número de identificação nacional do paciente, permitindo aceder  à base de dados do paciente em qualquer parte do país.

Created By: Jose Pedro Moreira Miranda
Published: 10-06-2010 9:18

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto