Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Cidade do Luxemburgo - Fairy Tale City
Cidade do Luxemburgo - Fairy Tale City

 

Ana Marta d'Orey | C13

 

Grupo Auchan

Cidade do Luxemburgo | Luxemburgo

 

Conto de fadas pode ser a última coisa em que pensamos quando pesquisamos sobre o Grão-Ducado do Luxemburgo. No entanto, basta um dia de visita a esta charmosa cidade para perceber que estamos num verdadeiro fairy tale histórico. Isto, se considerarmos que um conto de fadas tem obrigatoriamente que ter castelos e muralhas onde nós, meninas, imaginamos as princesas com os seus longos vestidos e os príncipes nos cavalos brancos. Idílico para uns, irrelevante para outros.

Luxemburgo é conhecido pelos seus castelos distribuídos pela sua pequena, mas bem situada, extensão de 2600 km². Bem no centro da Europa, ao lado da França, Alemanha e Bélgica, o Luxemburgo é rico nos seus contrastes. É um país repleto de natureza e elegância.

Encontramos aqui os seus belos vales e bosques, bem guarnecidos de imenso verde, a arte presente em muralhas antigas e edifícios modernos, lojas das melhores marcas e restaurantes com estrelas Michelin. As ruas impecavelmente limpas e os autocarros pontualmente presentes mostram um pouco a vincada e imponente seriedade do povo luxemburguês, que tem como lema: Mir wëlle bleiwe wat mir sin – Queremos continuar o que somos. Talvez por terem vizinhos tão perto e tão maiores, este pequeno povo não se diminui face às pressões. Mantém a língua luxemburguesa como sendo um precioso tesouro e não cede ao francês como língua oficial.

 

A capital do Luxemburgo, e cidade sobre a qual incide este pequeno roteiro, é a cidade de mesmo nome: Luxembourg Ville.

Esta cidade entrou na selecta lista da Unesco, sendo considerada Património Mundial, em 1994. Desde então, sucedem-se programas culturais, muito apreciados por locais e estrangeiros.

 

Clima

 

É bom estar-se preparado para um inverno frio e um verão quente.

O inverno vem munido de alguma neve e, portanto, caso a visita seja feita de carro, atenção à segurança nas estradas.

 

Dia

 

Para aproveitar o dia, e sendo que possível percorrer todo o Grão-Ducado em apenas algumas horas, há que visitar as cidades mais características: Vianden, Petite Suísse, Echternach, Beaufort, Bridel, entre outras. Este pequeno país encaixado entre 3 grandes, permite, sem quase nos apercebermos, passar a fronteira e desfrutar também da beleza dos seus vizinhos.

 

Para um dia bem passado na cidade do Luxemburgo, e para os mais consumistas, pode ser uma boa ideia passear pelo seu centro, repleto de lojas de marca e com restaurantes e esplanadas muito convidativos. A zona da gare, ainda que menos nobre, tem também muito que oferecer e não dispensa uma visita.

 

Para um fim de tarde apetitoso, um passeio pelo Grund, na zona baixa da cidade, ou ao longo do vale do rio Petrusse.

 

Noite

 

Pygmalion: é um bar irlandês situado em Clausen. Bastante acolhedor e com uma pequena esplanada, convida a um fim de tarde bem passado.

 

Chiguerri: Neste bar atípico, a musica é dada pelos barmen e o local de dança são as mesas. Um bom início de noite pode sempre por lá começar.

 

Tube: é um bar para jovens de todas as nacionalidades, onde é muito raro encontrar um luxemburguês. A música é bastante comercial e as bebidas são mais baratas que nos  outros bares.

 

Apoteca – Restaurante/bar/lounge  com uma vasta selecção de vinhos.

 

White – Discoteca

 

V.I.P - Discoteca

 

Cultura

 

Philarmonie – Sala de concertos por onde já passou a nossa tão internacional fadista Mariza. São realizadas festas com vários Dj’s para atrair a camada mais jovem a este espaço moderno de música do mundo.

www.philarmonie.lu

 

Museu de Arte ModernaMUDAMMuseu de arte contemporânea, tem a forma de uma enorme seta, que contrasta com as paisagens históricas do centro da cidade. Todas as quartas-feiras, de forma a dinamizar o museu, este está aberto gratuitamente, oferecendo um aperitivo a todos os que venham visitá-lo. Torna-se então num ponto de encontro de muitos jovens trabalhadores, que saem do trabalho directos para o Mudam.

www.mudam.lu

 

Restaurantes

 

Refeições rápidas:

 

Table du pain  – preço mínimo 10 euros

Classe Croute – preço mínimo 8 euros

 

Almoços e jantares até 30 euros

 

Baccus  - Italiano  - relação preço qualidade boa – custo de uma refeição com vinho: 25 a 30 euros

 

ChiChis’s – Mexicano - relação preço qualidade boa – custo de uma refeição com margaritas: 20 a 25 euros – com terraço

 

El compañero – Tapas - relação preço qualidade média – custo de uma refeição com vinho: a partir de 25 euros – com terraço

 

Lisboa 2 – cozinha portuguesa – relação preço qualidade boa – custo de uma refeição com vinho: 30 euros

 

Almoços e jantares a partir de 40 euros

 

Restaurant Brasserie Mansfeld – cozinha francesa, terraço.

 

Jordão – mistura de culturas e propriedade de um chef português.

 

Onde ficar

 

Existe uma variedade enorme de hotéis e os preços vão desde 80 euros por noite, se reservado com antecedência.

 

As pousadas da juventude são uma opção mais barata e acessível, para os jovens viajantes.

 

Curiosidades

 

·    O Luxemburgo foi considerado em 2003 o país mais seguro do mundo.

·     Os  luxemburgueses são educados mas formais.

·      Existem os chamados night bus, sextas, sábados e vésperas de feriados, até às 3h30 da manhã.

·      Actualmente, e segundo as últimas estatísticas efectuadas, o número de portugueses no Luxemburgo é de cerca de 80.000, o que se traduz em 16% da população total e 50% da população estrangeira.

 

 

Fotos: www.bomdia.lu

Created By: ANA MARTA D OREY VIEIRA PINTO
Published: 23-09-2009 8:04

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto