Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > A nova geração - as competências chave do futuro, a transformação do trabalho e da sociedade
A nova geração - as competências chave do futuro, a transformação do trabalho e da sociedade

Equipa INOV Contacto

Prof Isabel Viegas

Dado o interesse deste conteúdo para os vários parceiros do INOV Contacto decidimos divulgar neste artigo uma síntese da intervenção da Professora Doutora Isabel Viegas, coordenadora do Programa Leading HR into the future na Universidade Católica Portuguesa, aquando do Webinar Uploading the future by INOV Contacto, ocorrido dia 7 de julho (Vd os 2 posts anteriores.)

I. As novas gerações

1. Mais competências

Em poucos anos assistimos ao aumento das qualificações da juventude, alicerçado em mais anos de estudo, maior conexão com o mundo e mais fácil acesso ao conhecimento.

2. Novas expectativas

Estes jovens querem saber o seu papel na organização, o propósito do seu trabalho, qual o sentido do seu contributo. Desejam, igualmente, conhecer a missão e os valores que norteiam as organizações onde trabalham. Procuram mais autonomia, projetos interessantes e apreciam o crescimento e a aprendizagem constantes. Isto leva a que, para muitos, a hipótese de executarem as mesmas tarefas durante muito tempo não seja, de todo, aliciante.

3. A diversidade como valor

Trata-se de uma geração aberta à diversidade, que quer tirar partido do diferente integrando todos os contributos que possam receber de várias faixas etárias, backgrounds, competências, estilos de vida e sensibilidades.

4. Incertezas e ansiedades

O clima de preocupação com a saúde contribuiu para a emissão de mensagens, algumas   inspiradoras, outras muito negativas, que fortaleceram as perplexidades dos jovens em termos de trabalho, rendimento ou qualidade de vida.

5. Os grandes desafios ligados à tecnologia, digitalização e globalização

As primeiras questões acima referidas tornaram-se cada vez mais centrais no contexto atual. Por outro lado, a globalização deixou de ser um dado adquirido. Hoje assistimos a debates sobre qual a abordagem mais adequada ao bem de todos. Por outro lado, a importância do papel das cidades e respetivo hinterland passou a ser analisada com novas metodologias, em perspetivas mais amplas e sistémicas.

6. Algumas recomendações aos jovens

- Aprender sempre, ser curioso, perguntar why not? Nunca desperdiçar uma oportunidade de aprendizagem, uma vez que quanto maior o conhecimento, maior a probabilidade de ter sucesso. A este respeito refiram-se os momentos de formação que integram o INOV Contacto desde o Campus à experiência em contexto organizacional.

- Trabalhar soft skills, ou melhor, core skills. Apostar no desenvolvimento de competências ligadas a atitudes interpessoais como saber estar, saber ouvir, respeitar os outros, dar opinião, mostrar interesse, curiosidade e vontade de desafiar outras pessoas.

- Construção de uma rede de suporte que inclua amigos, família, colegas e outros contactos profissionais. Refira-se a este nível que o INOV Contacto promove uma rede de suporte por excelência, da qual fazem parte os antigos estagiários do programa e outras entidades parceiras.

- Trabalhar competências de empreendedorismo. A relação com as empresas está a mudar, sendo muito provável que o seu percurso profissional seja desenvolvido em várias modalidades.

7. As competências que mais se destacarão em 2025, segundo o World Economic Forum

- Pensamento analítico e capacidade de inovação;

- Aprendizagem ativa;

- Capacidade de resolver problemas;

- Saber usar a tecnologia de forma a não ser excluído;

- Dominar ferramentas básicas de programação.

II. (D) O lado das empresas

8. Atração e retenção de talento

As empresas enfrentam atualmente grandes desafios quanto à atração e retenção de talento. Possuem já a consciência de que os jovens, enquanto estiverem numa organização, devem estar bem, sendo necessário criar momentos de desenvolvimento durante essa experiência.

9. Trabalho híbrido

A questão do teletrabalho veio mostrar que é cada vez mais viável ser internacional tendo como base um local e, a partir dele, ter contacto com várias realidades.

10. A necessidade de criar ambientes saudáveis

É desejável que trabalhadores e chefias colaborem num processo de melhoria contínua para promover e proteger a saúde, a segurança e o bem-estar de todos, bem como a sustentabilidade do ambiente de trabalho. Isso implica uma maior proximidade do líder relativamente ao resto da equipa.

III. Confiar nos jovens, confiar no futuro

A oradora terminou a reflexão referindo a sua profunda confiança na natureza humana em geral e na juventude em particular, na condução de duas missões grandiosas:

- Preservar o planeta

- Envidar esforços no sentido da erradicação da pobreza.

Share on Facebook
Created By: Isabel Azevedo
Published: 29-07-2021 19:30

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto