Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > A C21 Joana Maia Melancia revela como o INOV Contacto marcou a sua vida
A C21 Joana Maia Melancia revela como o INOV Contacto marcou a sua vida

Joana Maia Melancia | C21 | Entidade | Exponor | São Paulo, Brasil

2997

Em fevereiro de 2017 quando embarquei rumo a São Paulo, mal eu sabia que iria ter uma experiência tão marcante e importante em vários campos – profissional, pessoal e cultural!

Foi a primeira vez que vivi fora de casa por um período tão longo, sem ter a família e os amigos logo "ali ao lado". Em Portugal, tinha uma rede de segurança ao viver com a família, em que nos apoiamos todos uns nos outros. Em São Paulo dependia só de mim para tudo, pela primeira vez. Foi uma adaptação a uma nova realidade que se fez muito bem, até porque dividi casa com colegas INOV Contacto.

Apesar de São Paulo ser no Brasil, contrasta um pouco com a ideia generalizada pré-concebida que temos do país – palmeiras, praias, calçadão, água de coco, sempre calor… São Paulo não é bem assim. É uma cidade interior, uma ‘selva de concreto’ como é apelidada, tem dias em que a temperatura máxima são 10 C e é uma metrópole com 12 milhões de habitantes. Mas não só. É também uma cidade com muita vida, ativa 24 horas/dia, cheia de cultura, música, arte, gastronomia, jardins e lugares incríveis para explorar e transformar esta cidade numa segunda casa.

Fala-se muito na questão da insegurança associada ao Brasil e às favelas. Em São Paulo, as favelas encontram-se na periferia da cidade, que é bem grande, logo não nos deparamos com uma favela "ali ao virar da esquina". Ainda assim, preparei-me para lidar com a questão da insegurança falando com amigos de amigos que já tinham vivido em São Paulo, com ex-INOV's e com colegas de trabalho.

“Fica esperto” como os brasileiros dizem – ter cuidado e estar atento não é demais, mas dá para levar uma vida tranquila, viver o dia a dia, aproveitar a experiência ao máximo e desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer. Nunca me vou esquecer do ambiente e animação da Avenida Paulista ao domingo!

Quanto ao estágio, o meu match foi com a EXPONOR Brasil e, pela ideia preconcebida que tinha da EXPONOR, pensei que iria estar envolvida em feiras e grandes eventos. No entanto, o projeto a que me iria dedicar seria outro – Gin Club Brasil, levar o lifestyle premium da bebida Gin Tonic, que já se vivia na Europa, para o Brasil. Logo fui surpreendida quanto às minhas expectativas e, para além disso, foi muito gratificante estar enquadrada num projeto praticamente de início e ajudar ao seu crescimento. Estive envolvida em todas as vertentes, desde um e-commerce com vários produtos e toda a sua logística, à realização de workshops, participação em eventos, desenvolvimento de merchandise e aplicação, etc. Algo diferente do que tinha feito até então, dotando-me de novos conhecimentos e competências e ficando a conhecer uma nova área do mercado de trabalho.

Fui muito bem acolhida na empresa, chefias e colegas, que me ajudaram não só no estágio, mas também a ambientar-me à cidade e à cultura, com quem partilhei bons momentos e ainda hoje mantenho contacto.

Posso não ter aprendido outra língua mas, atualmente vivo em Barcelona graças ao trampolim que foi este programa, e trabalho com o mercado de língua portuguesa (maioritariamente português do Brasil) para o qual o market knowledge adquirido durante esta experiência é essencial. Mal eu sabia!

Humanamente foi muito enriquecedor o contacto e amizade com pessoas locais, mas confesso que o sentido de comunidade dos portugueses expatriados (colegas da mesma edição INOV Contacto em São Paulo e não só) me surpreendeu. Desde uma receção no Consulado de Portugal em São Paulo para todos os estagiários INOV Contacto alocados ao Brasil, a outros eventos para expatriados, as celebrações do Dia de Portugal, que nesse ano se realizaram também em São Paulo, onde estivemos com o Presidente da República e o Primeiro Ministro. Posso dizer que ainda hoje o grupo que foi para o Brasil continua ativo e em contacto diário nas redes sociais, alguns tornaram-se mesmo grandes amigos.

Poderia escrever muito mais sobre a experiência que foi este estágio, como me mudou enquanto pessoa, me fez crescer pessoal e profissionalmente, mas termino dizendo que, acima de tudo, me mostrou a minha força e determinação, levou-me mais longe e preparou-me para receber de braços abertos qualquer desafio!

Share on Facebook
Created By: Isabel Azevedo
Published: 10-05-2021 15:40

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto