Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > O C21 Gonçalo Henriques revela como a experiência INOV Contacto marcou a sua vida
O C21 Gonçalo Henriques revela como a experiência INOV Contacto marcou a sua vida

Gonçalo Henriques | C21 | SPOL Architects, São Paulo, Brasil

2994

O INOV Contacto foi umas daquelas experiências que aconteceu no momento certo!

Tudo começou a ser idealizado enquanto ainda estava no meu primeiro trabalho como arquiteto, onde comecei a ouvir relatos de experiências de amigos sobre uma vida no estrangeiro. Essas histórias fascinavam-me e o bichinho de ir para fora ia crescendo à medida que  me foram falando deste programa que decidi abraçar.

Deu tudo certo e a 18 de janeiro de 2017 ouvi o meu nome a encaminhar-me para São Paulo, Brasil.

A experiência profissional era importante, mas acima de tudo precisava de mais mundo na minha vida. Nunca fui muito viajado, apesar de já ter realizado uma experiência de voluntariado em Cabo Verde e ter feito mais 3 atividades internacionais em âmbito escutista.

Ia ser a minha experiência internacional mais longa, e logo do outro lado do oceano! Um mês depois de ter conhecido o meu destino, aterrei no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Nem sabia muito bem o que me esperava mas, agora, posso dizer que foi uma das melhores coisas que me aconteceu!

Na experiência INOV Contacto, um dos meus principais objetivos era desenvolver o meu inglês em contexto profissional. Felizmente, até no Brasil consegui! Trabalhei no atelier SPOL Architects , que está dividido entre São Paulo e Oslo e, apesar de todos os meus colegas serem brasileiros, o meu chefe era (e ainda é) dinamarquês. Estabelecíamos contacto frequentemente com a sede na Noruega, por isso o inglês estava muito presente.

Foi uma experiência muito gratificante, que me deu a oportunidade de trabalhar várias formas de arquitetura de São Paulo à Amazónia, passando por Copenhaga e Oslo.

E, se a experiência profissional foi muito positiva, a parte cultural foi ainda mais importante. Mesmo sem praia, São Paulo tem uma oferta cultural muito rica. É um lugar tão grande que nem deu tempo para ver tudo em 6 meses. Por também ser um lugar central e uma das mais importantes cidades da América do Sul, é fácil ir de lá para qualquer lado. Havia meses em que passávamos os fins-de-semana fora da cidade e outros em que conseguirmos viver a cidade de São Paulo. Tudo isto passou muito rapidamente e não deu para mais....

Houve uma possibilidade de ficar na empresa mas, com a crise política que se vivia ("Fora Temer!") isso não aconteceu. De qualquer forma, há males que vêm por bem e como tinha mais um mês de visto no passaporte, aproveitei para conhecer o Nordeste brasileiro e alguns lugares no estado de Minas Gerais. Com o tempo, apercebi-me que o Brasil não é só praia, caipirinhas e Carnaval. Ficarão para sempre as viagens que fiz, a ida ao Carnaval do Rio, os encontros entre INOV's, as comemorações do 10 de Junho com a visita do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa a São Paulo, ter conhecido o Ricardo Araújo Pereira (dois encontros em menos de um mês) ou a alegria do povo brasileiro que, mesmo com todos os problemas que assombram o país, é um lugar que vive em constante clima de festa.

Além do mundo que me deu, o facto de ter feito o estágio INOV Contacto, abriu-me outras portas. Voltei a Portugal e comecei um projeto de fotografia de arquitetura e ao mesmo tempo iniciei um blog de viagens onde vou escrevendo as minhas aventuras. Estes novos desafios estão a correr muito bem e as abordagens têm surgido naturalmente, tanto para fotografar projetos de arquitetura, como para dar passos a descobrir o mundo e a falar de viagens onde nunca esqueço a minha experiência INOV Contacto no Brasil.

A quem decidir abraçar o desafio INOV Contacto, só posso dizer para arriscar, ir com um espírito aberto e sem grandes planos.

Não vás com o objetivo de esperar algo em troca, porque tudo vai acontecer naturalmente e assim terás uma das melhores experiências da tua vida!

Share on Facebook
Created By: Isabel Azevedo
Published: 26-04-2021 0:00

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto