Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > A sinergia do Djunta Mon no cumprimento dos ODS
A sinergia do Djunta Mon no cumprimento dos ODS

Gabriela Ruiz | C24 | Escritório da Coordenadora Residente, ONU | Cidade da Praia, Cabo Verde

Ivanilda Rodrigues é Cabo-Verdiana e trabalha atualmente para o Escritório Conjunto das Nações Unidas em Cabo Verde como Data Management and Results Monitoring/Reporting Officer.

A agenda de 2030, estabelecida em 2015, assumiu o compromisso de alcançar cinco metas de resultados, denominadas como os cinco P’s: Pessoa, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria, com vista ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste sentido, em janeiro de 2017, com o mandato do Secretário Geral António Guterres, deu-se início à mais recente reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) – Repositioning the United Nations development system to deliver on the 2030 Agenda: our promise for dignity, prosperity and peace on a healthy planet” (A/72/684)​. Deste modo, foi criado um sistema de dupla responsabilização, permitindo aos representantes de cada país reportar não só às suas respetivas entidades, como também, ao Coordenador(a) Residente presente no país.

Igualmente, no decorrer desta reforma, foi criada uma plataforma online com o intuito de aprofundar a coerência, a transparência e a responsabilidade da ONU, no que refere à abordagem das necessidades e prioridades dos Estados-Membros: o UN INFO.

Uma plataforma que permite planear, monitorizar e reportar, através de uma digitalização e exibição de dados em tempo útil, de todas as atividades presentes no Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (Quadro de Cooperação) e no Plano de Trabalho Conjunto Anual a nível nacional. O UN INFO, enquanto instrumento de mapeamento, rastreia as contribuições da ONU para o cumprimento dos ODS em todos os países onde as Equipas de País (conhecida pela sua sigla em inglês, UNCT) operam, sendo Cabo Verde um deles.

 

Ivanilda Joiane Rodrigues é Cabo Verdiana e trabalha atualmente para o Escritório Conjunto das Nações Unidas em Cabo Verde como Data Management and Results Monitoring/ Reporting Officer. Tem sete anos de experiência profissional, três dos quais como Gestora de Projetos de Design Gráfico e Web no “NOSI” (Núcleo Operacional da Sociedade da Informação). É licenciada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil, e mestrada em Gestão de Projetos com especialização em Design de Projetos Internacionais pela Universidade de Sydney. A sua experiência profissional em Cabo Verde e no exterior (Angola, Moçambique, Tanzânia, Portugal, Guiné-Bissau, Austrália), a sua fluência em inglês, português e russo e bom entendimento de francês e espanhol, complementam a sua capacidade de se encaixar facilmente em ambientes multiculturais, monitorizar e coordenar recursos, enquanto gere conflitos e riscos.

 

Pode ler a entrevista da Gabriela Ruiz à Ivanilda Rodrigues aqui.

 

Share on Facebook
Created By: Isabel Azevedo
Published: 24-07-2020 10:38

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto