Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Como a Experiência INOV Contacto marcou a vida do C18 Rafael Moreira
Como a Experiência INOV Contacto marcou a vida do C18 Rafael Moreira

Rafael Moreira | C18 | DOC DMC Macau Limitida | Macau, China

 
Como a Experiªencia INOV Contacto marcou a vida do C18 Rafael Moreira

Como já referimos, na última Newsletter INOV Contacto, a propósito da comemoração do dia da Europa, e do apoio europeu ao INOV Contacto há mais de 22 anos, desafiámos os Contacto’s a procederem, como forma de reconhecimento deste apoio, à partilha do seu testemunho sobre como o INOV Contacto mudou a sua vida. Hoje é a vez do Rafael Moreira, o C18 que efetuou o estágio em Macau, na DOC DMC Macau Limitada e atualmente está a trabalhar numa consultora multinacional.

"Aterrar como se de paraquedas se tratasse do outro lado do Mundo, tem tudo para mudar a vida de qualquer pessoa, ainda para mais quando essa mudança é feita com apenas 22 anos de idade. Se a esses factos juntarmos o de que nasci em Portugal, sou português, licenciei-me em Portugal mas nunca aí exerci a minha actividade profissional, penso que tenho todos os ingredientes necessários para partilhar o que mudou na minha vida.

A pergunta é mesmo, por onde começar? Macau, a pérola do Oriente, foi o lugar que me acolheu durante o meu estágio ao abrigo do programa INOV Contacto. Desenganem-se se pensam que, por ser uma ex-colónia Portuguesa, as mudanças na minha vida terão sido reduzidas ao mínimo, muito pelo contrário como podem constatar de seguida:

1) Saída da zona de conforto - Em Macau a língua dominante é o Cantonês e o Mandarim. Dessa forma, uma simples ida ao supermercado, loja de conveniência ou farmácia poderão ser consideradas como uma verdadeira aventura e nem sempre agradável. Considerando que o Inglês nem sempre é dominado pelas pessoas locais (escusado será mencionar o Português), fui obrigado a sair da minha zona de conforto e a tentar falar a língua local por forma a melhorar a minha qualidade de vida. Aprendi que o medo de falhar não pode ser superior á coragem de querer aprender algo novo e desafiante. Falhar para melhorar, repetindo esse exercício vezes sem conta, permitiu uma melhor qualidade de vida e uma melhor adaptação à realidade local.

2) Abertura de horizontes - O facto de sairmos do nosso país ajuda-nos a ter uma ideia diferente sobre o mundo que nos rodeia. A forma como nós interagimos com outros e pesamos altera-se de uma forma natural ao longo do tempo. Adicionando o facto de que atualmente estar a trabalhar numa consultadora onde sou o único estrangeiro faz esse efeito acentuar-se ainda mais. Tudo isso mudou-me, muda-me e irá continuar a mudar-se. Conviver diariamente com outras culturas e formas de pensar motivou-me a tentar extrair dessas mesmas culturas os seus pontos fortes e tentar incuti-los em mim próprio, para uma maior valorização pessoal e profissional. Em suma, muita coisa mudou na minha vida e irá continuar a mudar, porque aqui no Oriente a velocidade da mudança em tudo o que nos rodeia é estonteante.

Sinceramente, nunca imaginei o que teria sido a minha vida se não tivesse embarcado na viagem INOV Contacto, mas, possivelmente, hoje não seria tão capacitado e rico em termos profissionais, bem como não teria uma vida pessoal e financeira tão confortável e estável."

Share on Facebook
Created By: Isabel Azevedo
Published: 03-06-2020 15:55

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto