Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > O teletrabalho veio para ficar
O teletrabalho veio para ficar
Manuel Santos | C24 | GoContact | Madrid, Espanha

C24 Manuel Pimentel Santos

Quando tive oportunidade de conhecer o programa INOV Contacto logo reconheci o seu enorme potencial para desenvolver as minhas competências, quer a nível pessoal, quer profissional.

Fatores como a independência, a aprendizagem com as contrariedades, os desafios do quotidiano num contexto desconhecido iriam pôr à prova a minha capacidade de comunicação e de adaptação a outra realidade.

Quando cheguei à empresa, em Madrid fui muito bem recebido e logo me integrei na equipa. Nas primeiras duas semanas passei pelos diversos departamentos de modo a perceber o modelo de negócio da empresa, o que mais tarde me viria a ajudar no desenvolvimento do trabalho. Com isto, tive a oportunidade de conhecer todas as pessoas e de criar boas relações com os meus colegas de trabalho.

Até que, dia 11 de março, recebemos a má notícia de que o escritório iria fechar nesse mesmo dia, por tempo indeterminado. Naquela altura senti-me desmotivado, sabendo que o estágio tal como eu o tinha idealizado estava comprometido. Apesar de tudo, e graças à flexibilidade da equipa do INOV Contacto, pude dar continuidade ao meu trabalho à distância, já em Portugal.

Nas primeiras semanas a adaptação a este novo cenário foi um pouco estranha. Toda a minha rotina teve de ser criada à volta de casa, o que foi difícil, sendo eu uma pessoa ativa que gosta do constante movimento e do contacto pessoal.

A estratégia da empresa foi estabelecer, transversalmente, para todos os departamentos, reuniões de início e fecho do dia, por videochamada. A primeira destina-se sobretudo à distribuição de tarefas e a dar a conhecer as ordens de trabalho. Na do fecho do dia expomos eventuais dificuldades ou dúvidas e descrevemos, de forma breve, o nosso dia de trabalho, num momento que inclui a descontração e convívio entre a equipa

Sendo a GoContact uma empresa tecnológica e modernizada, não houve mudanças significativas de produtividade ou de acessibilidade, devido ao teletrabalho. Todo o trabalho é feito por plataformas e programas a que todos têm acesso em casa. A comunicação é bastante eficaz, por chat ou por videoconferência. Em termos práticos, com o desenrolar do trabalho, a concretização dos objetivos não sofreu grandes alterações com o regime de trabalho à distância.

Sem a pandemia poucas empresas teriam apostado de forma tão radical no teletrabalho. Com efeito, crises como esta permitem-nos ter um olhar diferente sobre a realidade e criar novas oportunidades. Penso que o teletrabalho veio para ficar.

Share on Facebook
Created By: Manuel Pimentel Machado Martins Santos
Published: 30-03-2021 19:30

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto