Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > A C24 Ana Rita Gomes conversou com o C6 Tiago Burmester sobre Inteligência Artificial e livre arbítrio. Lê aqui a entrevista
A C24 Ana Rita Gomes conversou com o C6 Tiago Burmester sobre Inteligência Artificial e livre arbítrio. Lê aqui a entrevista

Ana Rita Gomes | C24 | BOSCH | Santiago do Chile, Chile

C6 Tiago Burmester - Atual Group Leader de Portfolio Management de Água Quente e Responsável pelas Vendas Online da divisão Termotecnologia na Bosch

Tiago Burmester, Group Leader de Portfolio Management de Água Quente e Responsável pelas Vendas Online da divisão Termotecnologia na Bosch, participou na sexta edição do INOV Contacto, em Varsóvia na Polónia. Realizou o seu estágio na Bosch, empresa onde permaneceu até aos dias de hoje. Tiago exerceu ainda funções como International Product Manager. É uma das pessoas com mais competência para abordar a temática da inteligência artificial nos produtos Bosch.

O que é para si a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial para mim são sistemas computorizados capazes de interagir com humanos (através de fala, reconhecimento visual…) e de tomar decisões.

Neste momento, estão a aplicar modelos de inteligência artificial na Bosch? Em que produtos?

Sobretudo na área automóvel, em sistemas de assistência à condução.

A Bosch está a pensar desenvolver algum produto novo que tenha inteligência artificial?

Quase todos os produtos que tenham capacidade de processamento de dados e ligação à internet terão forçosamente de ter algumas capacidades de AI, uma vez que se acredita que será um standard exigido pelos utilizadores.

Sente que os clientes valorizam mais os produtos que têm funcionalidades de inteligência artificial?

Sim, ainda é um “WOW FACTOR” quando trazem consigo um valor acrescentado relevante. Em pequenos dispositivos de “input/ output” e de baixo preço essas funcionalidades trazem pouco valor ao utilizador e são mais ignoradas.

E acha que os clientes estão dispostos a pagar mais por produtos que têm funcionalidades de inteligência artificial?

Na área do aquecimento sim, na água quente não. Ou seja, depende de que aparelhos e que funcionalidades estão em causa. Penso que só agora a sociedade começa a olhar para este tipo de funcionalidades como algo que pode ser pago. Até aqui a eletrónica / internet eram grátis. De momento, os utilizadores esperam que estas funcionalidades sejam standard e por isso não esperam pagar mais. No futuro, haverá uma maior habituação a que este tipo de features seja pago e subscrito ao longo do tempo.

De que modo as funcionalidades de inteligência artificial impactaram as vendas da Bosch?

Na área automóvel tiveram um impacto mensurável forte.

Quais são, para si, as potencialidades e principais diferenças que a inteligência artificial apresenta comparativamente à tecnologia tradicional?

Retiram o ónus do utilizador sobre tarefas que este tem de realizar. Como deixa de ter de aspirar a casa, ligar o aquecimento, ou abrir e fechar janelas, porque a AI da casa fará este tipo de tarefas pelos utilizadores. Por outro lado, uma AI ainda mais avançada pode escolher a ementa de uma pessoa para que esta tenha uma alimentação mais saudável e com quantidades ideais para a sua estatura. Claro que isto levanta uma outra questão que é o livre arbítrio. Se entregarmos muitas das nossas tarefas à AI em breve deixaremos de ter livre arbítrio, pois deixaremos de escolher que filme ou série ver, o que comer, ou quando acordar, em favor de um algoritmo que decide o que é melhor por nós… 

De que modo é que as AI aprendem com os comportamentos do utilizador? Tentativa e erro? Memorização? De que forma conseguem ter a perceção de que erraram?

No caso da termotecnologia, por repetição de práticas de uso. Por exemplo, num tanque elétrico (termoelétrico) o aparelho aprende o padrão de consumo da água quente para otimizar o gasto de energia.

No caso do automóvel há bastante mais variáveis a ter em consideração na criação dos algoritmos de AI (como a assistência a travagem…), e neste caso, não disponho de informação suficiente para responder à questão.

Muito obrigada Tiago.

Imagem de destaque: Cedida por Tiago Burmester.

Share on Facebook
Created By: Ana Rita Gaião Gomes
Published: 09-11-2020 12:30

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto