Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > “A pandemia permitiu-nos adaptar o trabalho a uma nova realidade:o mundo digital” refere Iciar Tegel, Medical Manager na Bial Espanha em entrevista à C24 Francisca Almeida
“A pandemia permitiu-nos adaptar o trabalho a uma nova realidade:o mundo digital” refere Iciar Tegel, Medical Manager na Bial Espanha em entrevista à C24 Francisca Almeida

Francisca Almeida | C23 | Bial | Madrid, Espanha

 

http://beta.networkcontacto.com/visaocontacto/FotosC24/2856/IMG_125_edited.jpg

Iciar Tegel é formada em Farmácia pela Universidad Complutense de Madrid e começou a sua carreira na Indústria Farmacêutica assim que terminou o curso. A passagem pelas áreas de Marketing e Vendas permitiram-lhe perceber que precisava de ter um cargo mais científico e no terreno. Assim, depois de ter estado em empresas farmacêuticas multinacionais, começou a trabalhar na filial em Espanha da Bial há dois anos e meio, tendo recentemente (há 7 meses) sido promovida a Medical Manager.

A maioria das pessoas, que não seja da área farmacêutica, nunca ouviu falar das categorias profissionais Medical Scientific Liaison (MSL) ou Medical Manager. Em que consistem estas profissões e como se relacionam?

Em termos genéricos, um MSL é uma pessoa científica que interage com os médicos, fazendo a ligação entre estes e a empresa farmacêutica. Os MSL’s apresentam aos médicos estudos e projetos sobre produtos farmacêuticos da empresa relacionados com a área de especialização do médico. Além do mais, tendo o MSL um conhecimento profundo sobre os medicamentos, e todos os aspetos referentes ao mesmo (como a doença e outros tratamentos existentes) também é responsável por responder a questões científicas que os médicos possam ter, sendo sempre o objetivo final o benefício do doente.

Os MSL’s da Bial Espanha, interagem com médicos de todo o país na área de Neurologia, uma vez que os dois medicamentos inovadores da Bial são desta área – o Zebinix®, um medicamento indicado para a Epilepsia, e o Ongentys®, indicado na Doença de Parkinson. Relativamente ao trabalho do Medical Manager, inclui a coordenação de estudos e projetos, a coordenação dos MSL’s, a contante comunicação com outros departamentos da empresa sobre os produtos farmacêuticos.

Tendo em conta que o trabalho dos MSL’s consiste quase exclusivamente em interagir com médicos “no terreno”, a pandemia obrigou a uma mudança drástica desta realidade. Como reagiram os MSL’s a esta mudança?

Os MSL’s passaram de estar quase exclusivamente no terreno, para estarem sempre em casa em teletrabalho, e por isso toda a metodologia de trabalho teve de mudar! Além disso, os médicos com quem os MSL’s interagem são neurologistas que, durante a pandemia, tiveram de dirigir toda a sua atenção para os doentes, nomeadamente para aqueles com COVID-19, também as consultas  diminuíram. Esta situação permitiu aos MSL’s aproveitar o tempo para estudar e aprofundar os seus conhecimentos científicos, uma vez que no seu dia-a-dia agitado nem sempre o conseguem fazer.

Depois da fase inicial de choque devido à exigência de mudança, quais foram as estratégias inovadoras adotadas para levar o trabalho dos MSL's “do terreno” para casa?

Por um lado, os MSL’s já se estão a preparar para quando retomarem o seu trabalho "normal", ou seja, estudando e pesquisando novas informações e artigos científicos, bem como desenvolvendo material científico para as futuras visitas aos médicos. Por outro lado, estão a dar formação na área de neurologia à rede de vendas da Bial, ou seja, aos Delegados de Informação Médica (DIM), sobre diversos temas científicos de grande interesse para o seu trabalho na divulgação dos produtos.

E como foram organizadas as formações científicas dos DIM’s?

As formações têm sido online, tal como referi, e sobre o medicamento Ongentys®. Além disso, as formações ocorrem no final da semana, para que os DIM possam estudar previamente os slides da mesma e formular questões que são depois respondidas durante a sessão de formação. Depois da formação, os DIM realizam um teste onde os conteúdos lecionados são avaliados, de modo a garantir que todas as dúvidas são esclarecidas.

Quais foram os maiores desafios que os MSL’s tiveram de enfrentar na passagem para o digital?

O trabalho dos MSL’s é no terreno, partilhando conversas científicas com os médicos, e a presença física ajuda muito nesta comunicação, bem como no desenvolvimento de projetos e estudos científicos, uma vez que quando o médico conhece o MSL tem uma relação de maior proximidade e confiança. Agora, como esse trabalho tem de ser feito a partir de casa, é uma mudança muito grande. Além disso, nem todos os médicos visitados estão à vontade com as novas tecnologias ou estão recetivos às mesmas, o que também é uma limitação.

Apesar da situação que vivemos ser difícil, deu-nos a oportunidade de explorar estratégias de trabalho inovadoras. Qual será o impacto desta redefinição do trabalho dos MSL’s?

Constatámos que o modo de trabalho que tínhamos até agora, ou seja, as visita aos médicos e as formações presenciais, não têm de ser o único método de trabalho dos MSL’s. Por isso, a pandemia permitiu-nos adaptar o trabalho a uma nova realidade - o mundo digital.

A tendência dos últimos anos tem sido de cada vez mais se desenvolverem estratégias digitais com foco no doente, por exemplo pulseiras fitness ou Apps para monitorizar a qualidade de vida. Achas que esta nova maneira de trabalho será parte da “nova realidade” e da revolução digital na área da saúde?

No que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias digitais, como as Apps, apesar de ser uma possibilidade para o futuro, é necessário ter muito cuidado ao enveredar por essa área, uma vez que atualmente existe tanta informação que as pessoas ficam saturadas com a mesma. É melhor ter algo mais completo e abrangente do que ter muitas Apps com informação dispersa.

Imagem de destaque: Cedida por Iciar Tegel

Share on Facebook
Created By: Maria Francisca Afonso Pereirinha Mendes de Almeida
Published: 20-11-2020 16:41

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto