Skip to main content
   
   
Go Search
Visão Contacto
  

Visão Contacto > Posts > Água, uma solução para a vida
Água, uma solução para a vida

Veronika Lemmer | C24 | Lenntech | Delft, Holanda

Veronika Lemmer

A água é a primeira peça de lego da vida. É a base de tudo o que existe no mundo em que vivemos e é essencial para uma vida com qualidade. Os recursos de água doce são muito limitados. Apesar de 75% da superfície do planeta estar coberta por água, apenas cerca de 3% dos recursos existentes são água doce, dos quais grande parte se encontra sob a forma de gelo.

Apesar disso, no nosso dia a dia em Portugal, a água limpa e sempre disponível parece algo garantido. Vejamos o exemplo do próprio rio Tejo, que majestosamente desagua no Oceano Atlântico abraçado pela lindíssima capital, Lisboa. A diluição da água do mar torna o rio límpido e azul, escondendo a escura realidade do rio. As suas águas apresentam contaminação radioativa vinda das centrais nucleares em Espanha, contaminação orgânica das águas residuais de cidades como Madrid, e descargas ilegais por parte de fábricas de papel, designadamente em Portugal. O rio sofre eutrofização anualmente, com a formação de tapetes de algas extensas, pela falta de fluxo provocado pelo transvase em Espanha e pela desadequada regulação dos níveis nas centrais hídricas. O último toque é dado pela ausência de escadas de peixes nas centrais hidroelétricas. A biodiversidade de vida aquática reduz-se agora a poucas espécies exóticas. 

Grande parte da população no mundo vive dentro de cidades, perdendo o contacto, o conhecimento e o interesse para estas problemáticas. Se esta situação acontece em Portugal, um país considerado desenvolvido e localizado numa zona privilegiada, não é difícil imaginar o que acontece nos países em desenvolvimento.

Uma oportunidade num mar de desafios

Já existem empresas que identificam oportunidades para si e com efeitos positivos para os recursos hídricos e a comunidade. Por exemplo, quando a reutilização de água num processo industrial representa uma redução direta no custo mensal da conta da água. Quando a reutilização de águas de drenagem constitui uma oportunidade para a irrigação agrícola. Quando um sistema de tratamento de águas residuais significa evitar elevadas coimas. Quando nas instalações de lavagem de automóveis a reciclagem de água pode reduzir o consumo em 90%.

A tecnologia atual encontra-se num ponto em que consegue dar resposta a todas estas situações e ainda a mais. Os sistemas de reciclagem de água, tratamento de águas residuais ou produção de água com um determinado nível de qualidade baseiam-se num conjunto de tecnologias que são combinadas de forma a atingir um determinado objetivo de qualidade e quantidade. E é neste ponto que entra a Lenntech, uma empresa com mais de 20 anos de projetos com sucesso em todo o mundo e uma equipa de engenharia internacional altamente experiente. O foco encontra-se na garantia de qualidade e um acompanhamento muito próximo dos clientes.

Uma empresa que disponibiliza uma gama tão vasta de tecnologias, com sistemas chave na mão projetados especificamente para cada caso, contribui com tudo o que faz para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº seis, Água potável e saneamento. E, de forma indireta, para vários outros ODS como Saúde de qualidade, Proteger a vida marinha e Proteção da vida terrestre.

Um exemplo são os sistemas para produção de água potável, água de irrigação, água para processos industriais ou até mesmo água ultra pura através da dessalinização de água do mar. A combinação de vários tratamentos prévios com um sistema de osmose inversa, assim como o tratamento posterior, permitem atingir qualquer tipo de qualidade de água. E tudo isto, em qualquer local que tenha acesso a água do mar. Até mesmo a existência de uma rede elétrica não é uma condição, já que existem sistemas da Lenntech a funcionar 100% a energia limpa, como a energia solar fotovoltaica.

No entanto, a Lenntech contribui ainda mais para o ODS número seis. Através do seu site de internet disponibiliza informação de forma muito aberta sobre os seus sistemas, o tipo de tecnologia existente e o seu funcionamento. A existência de informação clara sobre a solução de um determinado problema é o primeiro passo para incentivar a sua resolução.

Concluindo, seria impossível atingir um objetivo de Água potável e saneameno para todos, se não existisse quem trabalhasse com as tecnologias que estão na base para a resolução de determinados obstáculos a este objetivo. E é aqui que a Lenntech consegue dar uma resposta de qualidade.

Share on Facebook
Created By: Veronika Lemmer
Published: 28-12-2020 23:52

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto