Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Esta é uma oportunidade para mostrarmos o motivo de termos sido selecionados para o INOV Contacto
Esta é uma oportunidade para mostrarmos o motivo de termos sido selecionados para o INOV Contacto
Renato Gonçalves | C24 | AICEP | Londres, Inglaterra

Tudo mudou. Num momento, estávamos a preparar-nos para uma experiência única, no seguinte, estávamos fechados em casa, incertos sobre o futuro. A 24ª edição do INOV Contacto vai ser relembrada para sempre, não pelo melhor motivo.

Felizmente, foi possível continuarmos o estágio através do teletrabalho, mas isto traz obstáculos inesperados. Ao mesmo tempo que queremos ser produtivos e contribuir para a entidade a que fomos alocados, temos que lidar com todos os problemas associados à quarentena.

 

A nível profissional, uma das maiores dificuldades é o facto da aprendizagem não ser tão eficiente online como é presencial. Apesar de recebermos sempre feedback e direções tanto em teletrabalho como normalmente, no último absorvemos a realidade empresarial, aprendendo pelos erros e por observação. Em quarentena, é possível perceber o quão competentes são os nossos colegas e superiores, mas não os observamos a exercer as suas funções, e tudo inerente às mesmas, o que é crucial para a nossa evolução profissional.

 

A nível pessoal, este novo estilo de vida traz diversos riscos à saúde e, consequentemente, ao nosso desempenho no estágio. Uma das nossas prioridades é cumprirmos as tarefas da melhor forma possível, mas quando o sedentarismo, o isolamento social e o medo geral começam a fazer parte das nossas vidas, torna-se difícil manter a nossa eficiência no trabalho. Estas circunstâncias afetam severamente a nossa condição mental e física, mas podemos escolher entre deixarmo-nos derrotar ou encarar o desafio.

 

Para analisarmos as oportunidades, é necessário mudar a nossa perspetiva. A pandemia gerou problemas, mas também possibilidades. Do mesmo modo, a peculiaridade desta experiência INOV tem o seu lado positivo. O facto de estarmos em quarentena não significa que não estejamos tanto ou mais empenhados do que estaríamos numa situação normal. Temos a chance de mostrar à empresa que não somos abalados facilmente, através da nossa pró-atividade e dedicação.

 

Para isso, é necessária plena saúde mental e física. Em muitos casos, é algo que estava por resolver há algum tempo, mas agora tornou-se urgente. Podemos, por exemplo, começar uma dieta saudável que fortaleça o nosso sistema imunitário, criar uma rotina de exercício em casa ou focarmo-nos em técnicas de estabilidade mental. Assim, transformamos as desvantagens da quarentena em vantagens, e somos agora uma versão aperfeiçoada de nós próprios, capazes de servir a nossa organização de melhor forma. Além disso, nada é mais valioso do que o tempo, e agora é possível utilizarmos produtivamente as horas extra que adquirimos, nomeadamente, as deslocações diárias que se tornaram oportunidades de aprendizagem e trabalho. Deste modo, existe a possibilidade de sermos melhores estagiários do que seriamos numa situação normal.

 

A meu ver, ao olharmos objetivamente para a situação, descobrimos que esta é uma oportunidade para mostrarmos porque formos selecionados para o INOV Contacto. Decidimos encarar os desafios de cabeça erguida e utilizar as oportunidades que temos para aumentarmos a eficiência nas organizações. Esta é a atitude da 24ª geração de INOV’s.

 

Share on Facebook
Created By: Renato Miguel Sopa Martinho Gonçalves
Published: 27-04-2020 12:18

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto