Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Estagiar na ALTRAN INNOVATION - importância desta experiência na aquisição de competências técnicas e soft skills
Estagiar na ALTRAN INNOVATION - importância desta experiência na aquisição de competências técnicas e soft skills

Hugo Graça | C23 | ALTRAN INNOVATION | Madrid, Espanha

Starting in Altran

Este é o relato da minha vivência INOV Contacto na ALTRAN INOVATION, o que tenho aprendido e de que forma esta experiência me está a preparar para o meu futuro profissional.

Idiomas

Apesar de ser uma empresa com sede em França, espalhada por mais de 40 países, o dia a dia da empresa em Espanha é passado em espanhol, como é natural. E mesmo com a boa vontade e simpatia dos chefes de equipa perguntarem nas reuniões se preferimos falar em castelhano ou inglês, a verdade é que no final da primeira reunião em inglês percebemos que é mais fácil e fluido tratar de tudo em espanhol. Para além disso, temos objetivos a cumprir que passam, em grande parte, pela apresentação de relatórios sobre o trabalho realizado, e claro está, estes têm de ser escritos em castelhano, pois muitas vezes é a continuação do trabalho que alguém antes começou. Mas isto, longe de ser uma desvantagem, é uma oportunidade para aprender uma nova língua, que apesar de não ser muito diferente do português, tem as suas especificidades e os seus falsos amigos. Profissionalmente também abre portas significativas, pois é uma das línguas mais faladas do mundo e vem enriquecer e ampliar as capacidades comunicativas, bem como abrir novas oportunidades.

Competências técnicas

A ALTRAN é uma empresa de consultoria ligada a vários ramos, desde espaço aéreo e defesa, principal área de investimento, até IoT. Contudo, como forma de abrir novos horizontes, ampliar as áreas de conhecimento e investir em formação, a ALTRAN criou o departamento designado de ElNido, ou em português, ONinho. Neste departamento a empresa aposta em dar oportunidades e formar novos talentos e, ao mesmo tempo, estes podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Universidade em projetos inovadores e de ponta, a nível tecnológico. Existe um esforço para tentar enquadrar cada pessoa na sua área de trabalho preferida, a qual pode ir desde CFD (Computer Fluid Dynamics) a Estruturas, Cargas, Comunicações, desenho CAD (Computer Aided Design) até Baterias e sistemas Híbridos. Eu tive a oportunidade de trabalhar em estruturas e análise de stress num projeto de um avião híbrido e, por isso, fazer algo com os conhecimentos que adquiri na minha formação académica, bem como de aprender os procedimentos mais minuciosos que sempre escapam às aulas teóricas. Para além disso, como estamos integrados em equipas que, por sua vez, fazem parte de projetos maiores, tive também a oportunidade de falar com pessoas das outras áreas e aprender algo com elas, expandindo os horizontes. Além disso, o facto de existir uma cultura de interajuda e apoio, permite que os conhecimentos fluam entre nós.

Formações

Como uma empresa de topo a nível de consultoria de engenharia, existe sempre uma grande força para a diversificação e aprofundamento de conhecimentos e para tal existe uma larga oferta de formação para membros da empresa, para que estes estejam a par das mais recentes tecnologias e melhorar as suas competências. Estas formações vêm em forma de aulas, workshops e cursos online e estão disponíveis para os estagiários, mediante vaga. Eu tive a oportunidade de realizar duas formações técnicas a nível de dimensionamento de estruturas que já estão a ser extremamente úteis no meu trabalho para a empresa.

Ambiente Empresarial

Uma competência fundamental que adquiri, especialmente tendo em conta que se trata de um primeiro emprego, foi a de trabalhar num ambiente corporativo e internacional. Desde a compreensão de hierarquias, às nuances de gestão de uma entidade da dimensão e prestígio da ALTRAN, esta foi uma oportunidade inestimável, que facilitará uma futura incorporação mais profunda nesta ou noutra empresa.

Soft skills

Não menos importantes são todos as soft skills adquiridas em toda a experiência, não só com a ALTRAN, mas também com o programa INOV Contacto. A mudança para um país novo, uma cidade nova, com gente nova e novos desafios foram uma experiência de vida. Desde procurar casa ou quarto numa semana, utilizando uma língua com a qual só tinha contacto esporadicamente, às interações e convivência com os colegas de trabalho, do INOV Contacto e de apartamento, contribuíram para uma infindável oportunidade de comunicação, interação, trabalho de equipa, motivação e enriquecimento de carácter.

Share on Facebook
Created By: Hugo João Mendes Prata Graça
Published: 27-08-2019 11:26

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto