Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Quotidiano de uma C22 na Cerveja Musa, na Holanda
Quotidiano de uma C22 na Cerveja Musa, na Holanda

Marta Nery | C22 | Cerveja Musa | Amesterdão, Holanda

 

perfil

Porquê o programa INOV Contacto?

O meu nome é Marta Nery tenho 23 anos e tirei a Licenciatura em Gestão e Administração de empresas na Universidade Católica de Lisboa. Candidatei-me ao programa INOV Contacto porque queria alargar as minhas experiências internacionais e desenvolver competências, tanto a nível profissional, como pessoal.

 

Para que eu alcance os meus objetivos acho muito importante ser honesta para com os outros e também para comigo mesma, por isso, durante as fases de seleção para o programa INOV Contacto dei sempre a entender o que queria, queria ter um “Match” com uma empresa inovadora e um trabalho desafiante que, ao mesmo tempo, fosse diversificado.

 

Sem ter receio de ser transparente, no que toca à minha personalidade e mostrando determinação relativamente aquilo que desejava, posso dizer que estou bastante satisfeita com as experiências que este estágio me tem proporcionado. Devo, por isso, agradecer à AICEP por ter acreditado que eu era a pessoa indicada para o tipo de trabalho que estou a realizar agora, e à Cerveja Musa por me ter recebido tão bem.

1º Mês de Estágio | Portugal 12 fevereiro 2018 – 16 março 2018.

 

No primeiro mês conheci a excelente equipa da Cerveja Musa em Marvila, Portugal. Acompanhei a Produção; A equipa de Marketing; A equipa Comercial; A equipa do Bar/ Taproom; A equipa de Controlo de Qualidade e os Fundadores da Cerveja Musa. Assim partiria para a Holanda preparada para expor de forma entusiasta a Cerveja Musa ao povo holandês.

 

As fotografias selecionadas para este capítulo, são da autoria de Bárbara Simões,  que  me autorizou a utilizar as mesmas para a apresentação da Cerveja Musa, pois de momento estou fora de Portugal (Departamento de Marketing da Cerveja Musa.)

 

fabrica

  Fotografia 1- Fábrica Musa | Edifício Rosa.

 

taproom

Fotografia 2 - Bar/Taproom | Vale a pena visitarem!

cervejeiros

Fotografia 3 - Cervejeiros Nick e Pedro.

Brinde

Fotografia 4 - Um brinde à Musa!

equipa

Fotografia 5 – Equipa da Cerveja Musa.

fabrica

Fotografia 6 – Fábrica Musa | Interior.

Chegada | Amsterdão, Holanda 17 março 2018.

 

Cheguei! Instalei-me na minha primeira casa, um Airbnb a 12 minutos do centro da cidade de bicicleta. Depois de largar as malas em casa, não resisti e fui explorar o centro da cidade. Amesterdão é uma cidade linda e cheia de cultura, tem muito mais para oferecer para além do que normalmente é publicitado. A cidade liberal, aquela que quando se escuta o seu nome se faz logo a ligação a drogas e prostituição, é muito mais pacífica do que se julga.

 

Amesterdão é uma cidade com alguns dos melhores museus do mundo e segue regras restritas de urbanização, onde todos os edifícios, casas barco e pontes estão totalmente sincronizados tanto no que toca à cor como também às suas estruturas. Ainda é de salientar a felicidade incrivelmente notável quando o sol “bate à porta” dos holandeses, pois estes valorizam muito as atividades ao ar livre.

 

chegada

   

Fotografia 7 – A chegada a casa | nº243.

canais

Fotografia 8 – Passeando pelos canais de Amesterdão.

stroopwafels

 

    Fotografia 9 - Deliciosas Stroopwafels típicas da Holanda.

 

bjbj

 

Fotografia 10 – Rijksmuseum ao fundo.

Dam Square

Fotografia 11– Dam Square.

Taste Of Origins, o importador de cerveja internacional na Holanda | 19 março 2018 – 31 março 2018.

 

Na primeira semana conheci o Samy Mathieu, que é importador de cerveja internacional na Holanda. Estudámos e planeámos a implementação da Cerveja Musa no mercado holandês. De seguida, o Samy apresentou-me a alguns clientes que já  tinham encomendado cervejas espanholas e australianas à Taste Of Origins (empresa de importação e distribuição do Samy). Visitámos também a Amsterdam Warehouse Company. Durante esta semana, aproveitei também para comprar uma bicicleta, visto ser este o meio de transporte ideal para Amesterdão, nela transporto várias vezes amostras da Cerveja Musa para potenciais clientes.

  

Warehouse

  

Fotografia 12 – Amesterdam Warehouse Company | Interior.

Bicicleta

Fotografia 13 - O meu meio de transporte em Amesterdão!

Craft & Draft

Fotografia 14 -Craft & Draft | Bar com 40 torneiras de cerveja | Atual cliente ocasional da Cerveja Musa.

Gelado

Fotografia 15 - Uma pausa com o Samy é sempre diferente, tanto pode ser para um café como para um gelado hahaha

A primavera chegou | 1 abril 2018 – 31 maio 2018.

A altura das tulipas chegou com um calorzinho convidativo, altura ideal para organizar eventos com Cervejas Musa geladinhas à mistura!

Dia 27 de abril comemora-se o aniversário do Rei Willem-Alexander, dia muito importante na Holanda, toda a gente sai à rua em festa, com roupa e acessórios laranja, sendo esta é a cor nacional. Dia 5 de maio é o dia da Liberdade, onde se tem acesso a vários festivais gratuitos por toda a cidade, para celebrar este dia em grande.

 

Time to Taste

 

Fotografia 16 – Evento “Time To Taste Musa” no Bar Craft & Draft com as cervejas: Born In The IPA; Bamboleo e Red Zeppelin Ale.

 

Tulipas

 

Fotografia 17 – Eu no meio de umas magníficas tulipas holandesas!

Tasting Bierkoning

 

Fotografia 18 – Evento de provas da Cerveja Musa numa das mais antigas lojas de cerveja artesanal do mundo | Local: Bierkoning.

 

portugalia

Fotografia 19 – Entrega de Cerveja Musa no restaurante Portugalia ao simpático Henrique (o dono).

Dia do Rei

 

Fotografia 20 – Toda a população em festa no dia do aniversário do Rei | Enorme movimento nos canais de Amesterdão.

 

Dia da Liberdade

 

Fotografia 21 – Festival no dia da Liberdade em Westerpark.

Viagens pela Holanda | Apresentação da Cerveja Musa

 

A minha experiência como comercial internacional na Cerveja Musa não se baseia apenas em Amesterdão, pois o importador e distribuidor da Cerveja Musa, distribui por toda a Holanda. Tem sido uma ótima experiência visitar novos e variados clientes e negociar com subdistribuidores para ajudar, assim, a alargar a quota de mercado da Cerveja Musa na Holanda, para além de ter o prazer de conhecer várias cidades incríveis! 

 

 

Breda 

Fotografia 22 – Cidade: Breda.

 cafe

Fotografia 23 – Pausa para café em Haia.

 

Haia

   

Fotografia 24 – Centro da cidade : Haia.

Bike

 

Fotografia 25 – Aluguer de uma bicicleta em Roterdão para transportar as amostras da Cerveja Musa a potenciais clientes.

 

Jopen     

Fotografia 26 –Visita à Cervejeira Jopen em Harlem que se situa dentro de uma antiga igreja.

Cerveja

Fotografia 27 -  Sempre na companhia da Cerveja Musa | Cidade: Haia.

Leiden 

Fotografia 28 – Cidade: Leiden.

Biergarten

Fotografia 29 – Biergarten em Roterdão onde apresentei a Cerveja Musa ao Rob o gerente do bar.

 

Lauren

  

Fotografia 30 – Eu e a Lauren, a dona do espaço A Taste Of Home em Harlem.

 

subdistribuidor

Fotografia 31 – Reunião com o Subdistribuidor Scholten em Bergen | Apresentação das cervejas: Frank APA; Saison O’Connor e Saison of 69.

 


breakaways

 

Fotografia 32 – Breakaway club em Roterdão, onde apresentei a Cerveja Musa ao Alvaro, o gerente do clube.

Festivais De Cerveja | Dias 8, 9 e 10 de junho de 2018 Maastricht 24 Uur Festival e dia 24 de junho 2018 Pakhuis Twente Festival.

 

Festivais de cerveja são o tipo de evento perfeito, não só para promover qualquer cerveja, como também para conhecer outras cervejeiras e ter oportunidade para provar e aprender sobre diferentes tipos de cerveja. A Cerveja Musa esteve presente em dois festivais durante o mês de junho, um deles foi o festival 24 Uur em Maastricht, onde parte da equipa da Cerveja Musa esteve presente: o Cofundador Nuno Melo, o Cervejeiro Pedro Lima e a Gestora de Marketing e Comunicação Bárbara Simões, que foram uma agradável companhia durante esse fim-de-semana.

O segundo festival realizou-se dia 24 de junho, e foi igualmente um evento ideal para por em prática os meus conhecimentos adquiridos durante o estágio na Cerveja Musa e apresentar, com rigor, a cerveja ao consumidor final. Este segundo festival teve lugar  numa loja de cerveja na fronteira com a Alemanha, chamada Pakhuis Twente, por quem fomos convidados para estar presentes a servir a Cerveja Musa num aprazível domingo de convívio entre cervejeiras, acompanhado de música Rock ao vivo.

 

cerveja musa

       

Fotografia 33 – A Cerveja Musa chega a Maastricht!

    

festival

 

Fotografia 34 – 24 Uur| Festival em Maastricht.

nuno e pedro 2

  

Fotografia 35 – Nuno e Pedro a servir alegremente a estimada Cerveja Musa.

  

barbara

 

Fotografia 36 – Bárbara feliz durante o  seu último jantar em Amesterdão.

 

sinal  

 

Fotografia 37 – Sinal a indicar o caminho para a Cerveja Musa no festival em Pakhuis Twente.

  

banca

 

Fotografia 38 – Atrás da banca da Cerveja Musa com bastantes garrafas já vazias.

 

folheto

 

 

Fotografia 39 – Folheto do festival no Pakhuis Twente.

  

eu feliz

 

Fotografia 40 – A minha felicidade de ter a oportunidade de representar e promover a Cerveja Musa no festival  de Pakhuis Twente.

Instrumentos indispensáveis durante o estágio

 

Há certos instrumentos que tenho valorizado imenso durante toda a minha experiência como estagiária do INOV na Cerveja Musa, estes são: os meus cartões de visita, que ajudam bastante na minha apresentação e comunicação com os clientes; a minha bicicleta, que é o meu principal meio de deslocação; as amostras de cerveja; o meu computador; café; e claro tudo o que transmita inspiração e motivação.

 

cafe 

Fotografia 41 – Energia para um novo dia | Um bom café!

  

cv

Fotografia 42 – Os meus cartões de visita.

amostras  

Fotografia 43  - Amostras para um cliente.

 

paisagem ams

 

Fotografia 44 – Uma linda paisagem de Amesterdão durante a primavera!

 

 

primavera

 

Fotografia 45 – A força da primavera | A natureza transmite sempre inspiração e motivação.

make it happen

 Fotografia 46 -  “ Make It Happen” Arte urbana em Roterdão | Com o lema que adotei durante este estágio: Faz acontecer!

Resumo | Desafios superados e próximos desafios.

 

Até agora já superei certos desafios na Cerveja Musa, por exemplo, aprendi a trabalhar com a cadeia de distribuição a nível internacional e a acompanhar frequentemente os níveis de stock, e estudei e segui os melhores meios de promoção da Cerveja Musa, tanto a nível B2B como B2C. Posso afirmar que trabalhar para uma empresa como a Cerveja Musa tem sido uma experiência muito completa, a abertura entre os membros da equipa é excelente, permitindo que acompanhe bem os vários departamentos, onde, por vezes, tenho também a oportunidade de transmitir a minha opinião.

 

Considero ser bastante importante trabalhar num ambiente com uma mente aberta, porque cada vez mais o consumidor procura produtos diferentes, e não seria possível fornecer isso sem dispor de uma equipa unida que discuta ideias abertamente, já que isto gera muito mais que  um produto, gera uma experiência.

 

Todavia, como tudo na vida, há sempre desafios para enfrentar. A Cerveja Musa chegou recentemente ao mercado Holandês, sendo assim, ainda não detém muitos clientes fixos que garantam estabilidade à marca neste mercado, mas para lá caminhamos!

marta

Fotografia 47 – Parque das flores | “Keukenhof Garten”

Obrigada INOV! Obrigada Cerveja Musa!

 

Marta Nery

 

 
Created By: Marta Rodrigues Costa Nery
Published: 10-01-2019 13:53

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto