Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Uma Realidade Transformada em Desafio Ecológico
Uma Realidade Transformada em Desafio Ecológico

 

 

Mariana Sousa | C21

Barbot

Barcelona | Espanha

 

 

Viu bicing?

 

Viu Bicing em Barcelona

Viu Bicing  - bicicletas em Barcelona

 

 

Esta é a frase que qualquer local ou turista reconhece nas milhares de bicicletas que invadem a cidade de Barcelona. O bicing, sistema de partilha de bicicletas de Barcelona, faz dez anos e os milhares de utilizadores que usam este transporte diariamente são a prova do sucesso que alcançou.

 

Numa altura em que o programa de partilha de bicicletas em Lisboa começa a dar os primeiros passos, vamos descobrir como este programa pioneiro, que serviu de modelo a muitos outros espalhados pela Europa e América, chegou aos 106 mil utilizadores.

 

Barcelona é uma cidade relativamente pequena com uma elevada densidade populacional. Isto potencia um problema no que diz respeito às deslocações no centro da cidade: o trânsito que assombra diariamente os barcelonenses que utilizam nos seus carros. Para além do tempo perdido no trânsito, andar de carro em Barcelona fica dispendioso - 15 minutos num parque de estacionamento podem ascender aos 5 euros.

 

Para além dos problemas de tempo e dinheiro, o acumular de carros deteriora o ambiente da cidade que, apesar de ser limitada pela linha costeira, tem montanhas que a “abafam” e concentram os fumos nefastos, provocando problemas respiratórios que segundo estudos recentes diminuem em 1 ano o tempo de vida dos habitantes.

 

Claramente, o carro não é uma opção viável no centro de Barcelona, mas porquê a bicicleta e porquê o bicing?

 

Ao contrário de Lisboa, conhecida como a cidade das sete colinas, Barcelona é praticamente plana com imensos trilhos destinados aos ciclistas e níveis pluviais historicamente baixos. E se ainda são necessários mais argumentos para passar das 4 às 2 rodas, não vamos esquecer todos os benefícios que o exercício físico traz aos seus praticantes.

 

E o bicing ainda tem cartas para dar através do bicing elétrico que já conta com 41 estações, para os mais preguiçosos, ou para aqueles dias em que não temos pedalada.

 

Mas podem perguntar "oh Mariana porque é que eu vou aderir ao bicing se posso comprar uma bicicleta e ir a todo o lado com ela?"

 

Excelente pergunta leitor atento!

 

A verdade é que o bicing é destinado maioritariamente a deslocações no centro da cidade de Barcelona, cada viagem com uma duração média de 13 minutos. O sistema bicing conta com 6000 bicicletas  que se encontram  distribuídas por 420 postos. Com um custo de 47,16 euros por ano (menos de 4 euros por mês) o utilizador tem 30 minutos sem custos para poder usar a bicicleta.  A partir dos 30 minutos paga 74 cêntimos por cada fração de 30 minutos, até ás duas horas de utilização. A partir das duas horas tem uma penalização de 4,49 euros por hora de utilização. Depois de uma utilização de 30 minutos, tem que esperar 10 minutos para poder utilizar novamente o serviço. As vantagens do bicing em relação à compra de uma bicicleta própria, prendem-se com segurança: deixar uma bicicleta própria em segurança aparcada em Barcelona é difícil, e até nos melhores bairros algumas horas podem ser suficientes para levar ao desaparecimento de partes vitais da bicicleta. Ou da bicicleta toda.

 

Então, por que arriscar se há um sistema que te leva onde queres ir?

 

Sê rápido

Sê sustentável

Sê saudável

Sê económico

Sê bicing

 

 

Created By: Mariana Fonseca de Sousa
Published: 05-12-2017 11:49

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto