Matilde Ricciardi Pinheiro de Melo
Butterfly Twists | Londres
Reino Unido

Gostava, antes de tudo, de fazer uma pequena contextualização sobre a Butterfly Twists.
Quatro amigos decidiram fazer uma aposta em que o que perdesse tinha de ir a uma festa mascarado de senhora dos pés á cabeça (incluído sapatos de salto alto). No fim da noite não conseguia mexer os pés e, na brincadeira, tiveram a ideia de criar sapatos que permitisse um melhor conforto aos pés da mulher no fim de uma festa. Em dois anos conseguiram criar uma equipa de design e em 2009 surgiu a primeira coleção. As vendas têm aumentado cada vez mais e já é uma marca bastante reconhecida no Reino Unido. Neste momento a equipa é constituída por vinte/trinta pessoas.
Fui recebida pelo o meu manager, head of E-commerce, que foi logo muito simpático e a primeira coisa que fez foi apresentar-me individualmente a cada um dos trabalhadores. Fui muito bem acolhida por todos. No primeiro dia, duas colegas convidaram- me para ir com elas ao supermercado comprar o almoço. O hábito aqui é ir ao supermercado comprar refeições feitas e depois cada um almoça à frente do computador, o que me chocou bastante, pois acabam por conviver pouco entre eles.

O escritório é um open space que está dividido em quatro áreas, o que corresponde a cada departamento: o de vendas, finanças, design e marketing. Cada um dos CEO’s representa um departamento – Phillippe, Frank, Mark e Emmanuel respetivamente. Ainda contem uma cozinha, sala com uns sofás e uma sala de reuniões.

Acordo ás 8h00, saio de casa entre as 8h45 e as 9h para estar no trabalho às 9h15/9h30. Demoro 30 minutos a pé, um caminho muito calmo e agradável. Em Londres é pouco comum ir a pé para o trabalho, portanto, tenho bastante sorte e ainda consigo poupar no passe mensal de transportes (que custa 130£). Alguns dias da semana vou ao ginásio antes do trabalho, pois fica a caminho.
Pertenço á equipa de Marketing & E-commerce e estou a trabalhar como E-commerce executive. Estou responsável por resolver/assistir problemas das encomendas online dos clientes, acompanhar todo o seu processo, assistência aos pedidos online, dúvidas. Assistência de chat online e telefone. Estou também responsável por fazer as devoluções e trocas online. Estas tarefas normalmente ocupam uma manhã, dependendo dos dias.

O almoço levo geralmente de casa, se não tiver tempo para fazer uma refeição, temos um supermercado na rua do escritório. Umas semanas, depois de começar, umas colegas e eu quebrámos a tradição britânica de almoçar à frente do computador e juntamo-nos sempre para almoçar. Somos geralmente o mesmo grupo, com idades entre 22 e 25. Sempre que está bom tempo aproveitamos para ir almoçar ao parque em frente ao edifício, basta não estar a chover ou frio que aproveitamos logo para ir. Senão, a alternativa é almoçar na cozinha/sala. Ás vezes a empresa oferece um almoço, geralmente em ocasiões especiais. Existe muito espírito de equipa e dão bastante importância a conhecer-se uns aos outros, desde que cheguei já fomos ao BOUNCE (ping pong) e já está planeado outra ida.

A seguir ao almoço e a seguir ao habitual café volto ao trabalho. Geralmente o Pedro, o meu manager pede-me tarefas diferentes, o que é bastante desafiador, pois todas as semanas aprendo algo de novo. Estou também responsável por contactar bloggers para possíveis colaborações com os nossos produtos. Responsável pela manutenção do website, verificar o stock disponível, rever e melhorar a colocação dos produtos, garantir que o cliente tem uma boa experiencia de utilizador, detetar quais os principais problemas de maneira a que sejam resolvidos o mais rápido possível.

Sempre que alguém faz anos juntamos nos todos na cozinha para cantar os parabéns com um bolo. O mais interessante desta empresa é que é uma equipa quase mais internacional do que inglesa. Temos pessoas de Espanha, Itália, Grécia, Hungria, Egipto, França e Portugal.

Acabo o trabalho por volta das 17h30/18h00 e é raro ir logo para casa. Pelo menos uma ou duas vezes por semana vou com um grupo de amigos a um pub diferente. É inacreditável a diversidade de sítios que existe em Londres, o que dá para variar bastante. Às vezes optamos por ir ao cinema, ver um jogo de cricket, fazer um picnik no parque ou ir a um rooftop se estiver bom tempo. Ás vezes aproveito ou para ir ao ginásio, ou ao supermercado fazer as compras da semana.

Estou a ter uma excelente experiência profissional, como referi anteriormente, estou sempre a aprender todos os dias. E, por outro lado, estou a conhecer pessoas fantásticas, e mesmo estando na Europa e numa cidade cheia de portugueses, a diversidade de nacionalidades é tão grande que facilmente aprende-se sobre outras culturas.