Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Voluntariado/Projetos Solidários com Impacto na Comunidade / Pemba
Voluntariado/Projetos Solidários com Impacto na Comunidade / Pemba

Paula Joana Fernandes | C20

Biodinâmica

Pemba | Moçambique

 

O lado solidário de Pemba

Pemba localiza-se no norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado e constitui a terceira maior baía do mundo, rodeada por mar quase na sua totalidade.

É uma cidade ainda pouco desenvolvida, tendo ocorrido o maior “boom” durante os últimos dois anos. Tem paisagens únicas e permite-nos ver e experienciar situações que não aconteceriam num outro lugar. Mas em contraste com estas paisagens e praias paradisíacas, deparamo-nos em qualquer lugar da cidade, com a pobreza e a simplicidade com que a maioria dos habitantes de Pemba vive. A maior parte das pessoas vive em situações precárias, e são poucas as zonas e bairros com casas cimentadas, sendo grande parte da paisagem citadina constituída por “barracas”.

É portanto um local em que as ações de voluntariado são fundamentais e que por menor dimensão que possam ter, vão sempre contribuir para um dia diferente de alguém.

Ações de solidariedade e voluntariado em Pemba

Pela perspetiva que tenho desde que cheguei, grande parte das acões que existem aqui, são de carácter religioso, havendo falta de ações de carácter mais global. As intervenções e ações solidárias que consegui obter informação, são as seguintes:

OIKOS ISTITUTE

Existem várias ONG’s que trabalham em prol do desenvolvimento das comunidades como por exemplo a italiana OIKOS ISTITUTE. É uma organização que trabalha em prol da conservação da biodiversidade promovendo o uso sustentável dos recursos naturais de forma a contribuir para o desenvolvimento social e económico e para a luta contra a pobreza.

Para saber mais: http://www.istituto-oikos.org/

Helpo

 A Helpo é uma ONG portuguesa que intervém em Moçambique, São Tomé e Portugal e que tem como objetivo primário a educação, passando também por atuar em áreas de carácter mais social, no sentido de criar condições de acesso à educação.

O grande impulsionador do trabalho da Helpo é um programa de apadrinhamento à distância, em que as doações dos padrinhos permitem o acesso dos afilhados à educação, a distribuição de lanches pelas escolas, o melhoramento dos edifícios escolares assim como do equipamento das salas de aula, criação de bibliotecas, depósitos de água, etc.

Esta organização está também presente em Pemba, com uma  voluntária  que se encontra cá a desenvolver trabalho com esta organização: a Andreia Nogueira. O trabalho da Andreia passa por tratar de toda a logística do programa de apadrinhamentos e de o manter em funcionamento, gerindo a correspondência entre padrinhos e afilhados, distribuindo os presentes que por vezes os padrinhos enviam, e fazer a foto reportagem da receção desses presentes.  Além disso trata da concretização e logística associada a projetos de apoio às bibliotecas, ao projeto “ciclo cultural” e a projecos de sensibilização sobre segurança rodoviária, casamento precoce e importância da educação. O trabalho da Helpo cá é bastante notório.

Para saber mais:

http://www.helpo.pt/

 

A Peace Corps

A Peace Corps é uma organização governamental dos EUA com voluntários americanos que trabalham em diversas áreas. Aqui em Pemba atuam na área da educação, com voluntários que ensinam inglês nas escolas; e na área da saúde com voluntários que trabalham nos centros de saúde dos bairros mais carenciados, sobretudo com doentes com tuberculose e sida.

Para saber mais:

https://www.peacecorps.gov/

As Pastorelas

As Pastorelas são uma pequena comunidade que prestam apoio à população em diversas áreas e em que as infraestruturas foram totalmente construídas por voluntários. Os fundos vêm de Itália e através do aluguer de quartos que existem numa parte do edifício e de trabalhos como alfaiataria. Possuem diversas atividades de ajuda e desenvolvimento das comunidades, com uma biblioteca comunitária que proporciona acesso a livros, filmes e atividades lúdicas e pedagógicas com crianças. Trabalham também com grupos de jovens, grupos de catequese e ainda grupos de canto mais direcionado aos adultos. Prestam serviços também de saúde, apoio emocional, inclusão social etc. A Helpo colabora também com as irmãs, a nível da educação com crianças.

 

Escola “O Arco íris”

O arco-íris é uma escola de carácter religioso em que os voluntários que recebe suportam os seus custos na totalidade. A maioria dos voluntários vêm numa espécie de “férias”, ficando apenas uma pequena temporada.

 “Operação Caco” e ação “Eu amo o meu bairro”

Um dos maiores, mais evidentes e mais incomodativos problemas ambientais de Moçambique, é o lixo que “cresce” nas ruas. Em Pemba, para além da falta de sensibilização acerca deste assunto, há muito poucas estruturas para depósito de lixo, dando uma alternativa quase nula à população, que não seja o chão.

A operação caco é um movimento a nível nacional que nasceu em Maputo por autoria do professor Carlos Serra do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), e que este ano se estendeu ao resto do país. Centra-se numa ação de limpeza de praias e locais mais sensíveis, na altura do Dia Mundial Do Ambiente (5 de Junho). Aqui em Pemba ocorreu num bairro muito problemático no que toca à vertente do lixo, resíduos e defecação na praia, o bairro de Paquetequete. Pra quem se quiser juntar à causa, é um trabalho voluntário que ocorre durante todo o ano, em que devem ser desenvolvidas ações de sensibilização e de preparação do grande dia com diversas reuniões entre as partes interessadas e que possam dar apoio, questões de logística etc. É um projeto ainda pouco desenvolvido e que carece de envolvimento e de atividade sobretudo ao nível da Educação ambiental.

 Aqui em Pemba, o dia propriamente dito, aconteceu com o apoio do município, o qual também está a desenvolver uma ação idêntica de limpeza e sensibilização, que ocorre todas as semanas pelos diferentes bairros, titulada “Eu amo o meu Bairro”.

Para saber mais:

https://www.facebook.com/groups/268145790188820/?fref=ts

Casa Provincial da Cultura de Pemba

Para além destas ações de solidariedade atrás referidas, existem também aquelas que nascem pela vontade singular de fazer algo, de nos fazermos sentir úteis e de fazermos algo aqui e agora, algo que sabemos que vai contribuir para proporcionar um dia diferente, (neste caso aos mais pequenos), e dar-lhes acesso a coisas que para nós europeus, é tão adquirido. Um filme, uma música, um teatro, um espetáculo... cultura. É aqui que a Ana Rita Valério entra em cena numa cidade em que há tantas crianças e o seu acesso à cultura é tão escasso. A Rita juntou-se assim à casa provincial da Cultura de Pemba, e todos os sábados organiza o mini-cinema, onde filmes para os mais pequenos são projetados, com oferta de pipocas.

Além disso apoia na organização e divulgação dos sábados dedicados a diferentes amostras de cultura como teatro, música, pintura, dança, etc. Para os que vierem para Pemba, são convidados pela Rita e pela casa da cultura a ajudarem e partilharam do sentimento que é ver a expressão e alegria destas crianças (e não só) por saberem que estamos ali por elas e para elas.

 

Para saber mais:

https://www.facebook.com/Pemba-Cultural-950311411679240/?fref=ts

https://www.facebook.com/Casa-Provincial-Da-Cultura-De-Pemba-1664969610433516/?fref=ts

Para aqueles que passam por Pemba, certamente que no dia-a-dia vão encontrar outras e diversas situações em que vos despertará a vontade de ajudar e de manter o contacto com as comunidades locais.

 

Created By: Paula Joana Azevedo Fernandes
Published: 11-01-2017 20:51

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto