Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Cultura e Inovação Tecnológica na Cisco Systems
Cultura e Inovação Tecnológica na Cisco Systems

André Peixoto | C20

Cisco Systems | San Jose

Estados Unidos da América

 

 

A Cisco Systems é uma das empresas tecnológicas mais conhecidas no mundo, especialmente na área das telecomunicações. O campus estende-se por grande parte do norte de San José e é composto por cerca de 50 edifícios. Globalmente, a Cisco está presente em mais de 380 localizações espalhadas pelo mundo e com mais de 71500 funcionários. As principais áreas de negócios são a produção e venda de equipamentos e serviços de rede.

 

O posicionamento da Cisco no mercado tem como objetivo principal “fazer dinheiro”, isto é, gerar a maior receita possível. Tendo isto em consideração, o foco do mercado da Cisco é sobretudo o empresarial, em oposição ao mercado do consumidor. Significa isto que a maioria dos produtos da Cisco são direcionados para as empresas, pois é neste mercado que é possível obter a maior margem de lucro na venda do produto. A título de exemplo, se um produto custa $1, a Cisco pretenderá fazer $0,60 de lucro, o que só é possível no setor empresarial.

 

A Cisco tem algumas técnicas às quais  recorre no sentido de trazer novo conhecimento para dentro da empresa, sendo a principal, a aquisição de empresas mais pequenas, após um estudo detalhado das mesmas e das potencialidades que a tecnologia desenvolvida por elas pode trazer para a Cisco. Algumas aquisições revelam-se muito produtivas, mas nem sempre isso acontece. Por exemplo, nos últimos anos foram adquiridas empresas tais como: Jasper (2016), ParStream (2015), OpenDS (2015), Sourcefire (2013), Meraki (2012). Pode aceder à lista completa de aquisições realizadas pela Cisco aqui.

 

Existe também uma aposta muito grande na realização de eventos, conferências, promoção do networking entre pessoas de diferentes áreas das tecnologias. Também são realizados concursos de ideias, em que os funcionários da empresa podem apresentar ideias que depois podem ser aproveitadas para fazer parte de uma das áreas de negócio da Cisco, mas também existe a possibilidade de se formarem novas empresas a partir dessas ideias.

 

A Cisco possui também vários Innovations Centers espalhados por quatro continentes (América, Europa, Ásia e Oceania). Estes centros têm como objetivo abrir e acelerar oportunidades, estabelecer e aprofundar parcerias e promover a inovação. Mais especificamente:

  • São locais que servem de montra para mostrar o que é possível fazer com IoT;

  • Onde se constroem soluções com parceiros e startups, proporcionando uma rápida prototipagem;

  • E também se investe e cria parcerias com startups e universidades;

 

O relacionamento com parceiros e clientes proporciona a criação de produtos e soluções de grande valor, não só para estes, mas também para o resto do mercado.

 

Se pretender aceder a mais informações sobre os diversos Innovations Centers da Cisco pode fazê-lo aqui.
 
 
Created By: André Mendes Peixoto
Published: 02-01-2017 18:49

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto