Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Na Polónia (Narrativa do viajante)
Na Polónia (Narrativa do viajante)

 

            António Fonseca | C15

            Barata & Ramilo, S.A

            Varsóvia  | Polónia

 

Finalmente tenho o bilhete. Depois de tantas incertezas, agora tenho uma certeza: vou para a Polónia no dia 15 de Janeiro. Boa! Fazer as malas e ver o tempo para escolher a roupa que vou levar. Bolas! Está mesmo frio lá! Tenho que levar uns bons casacos e muitas camisolas. Temperatura de 20 graus negativos não é brincadeira nenhuma.

 

Mala feita, bilhete na mão, beijinhos à família e aqui vou eu Polónia! Dez horas depois aterro no aeroporto de Varsóvia. Eish, isto é mesmo diferente: entrar no táxi e tentar comunicar com o taxista. Polónia é igual a não se perceber nada de polaco. “Desculpe, queria ir para o Grand Mercure”, claro que o disse em inglês. Ao que ele me responde “tak”. Fico ali sentado a ver as ruas a passar e a querer acreditar que ele estava a levar-me para o hotel certo. Boa! Cheguei, e cheguei ao sítio certo. Bolas não percebo nada disto dos zlotys, acho que paguei demasiado pela viagem. Chave do quarto na mão e uma cidade inteira para conhecer. Liguei ao famoso Sérgio, ex-INOV Contacto (C14) que ficou a trabalhar na Polónia. Telefonei e ele diz-me “António, é sábado à noite. Vamos ao Capitol. É uma discoteca no centro de Varsóvia. Assim, aproveitas e também conheces os outros tugas que estão a trabalhar no Millenium”. Assim fiz: táxi outra vez e… disco Capitol. Finalmente conheço o Sérgio pessoalmente. Entrámos e a música é mesmo antiga: são alguns hits famosos com alguns anos. Bem, a loucura!

 

Dia seguinte, um frio de rachar. Fui conhecer os sabores da comida polaca. Beeem, a coisa é mesmo diferente: até há bebidas aquecidas (tipo cerveja e vinho quente)! Tudo leva especiarias, até o vinho. Mas ok, tudo bem! Visita rápida pela rua principal de Varsóvia e fui para o hotel, amanhã é dia de trabalho.

Mapa no bolso e explicação rápida do Sérgio de como funciona a única linha do metro. E aqui vou eu! Câmara de Comércio Polónia-Portugal (PPCC). “Pelo menos é a morada que tenho: Al. Niepodlegtsci 69 - 1º piso” - pensei. Entro e conheço o meu escritório. Está lá o meu tutor, que não é mais nem menos do que o country manager da empresa Parfois na Polónia. Mostra a minha secretária e o meu computador e diz que a minha principal tarefa é encontrar casa. Mostra-me um site - gumthree.pl - e diz que é bom para conseguir o que quero.

 

Assim começa a grande odisseia de uma semana a escolher “a casa certa, no sítio certo, ao preço certo”. Como é lógico, tenho que dividir a casa com alguém, “acho que assim consigo pagar menos de renda” pensei Recebo a informação de que existe um INOV Contacto (C15) que também quer partilhar casa. Boa! Vou marcar um encontro com ele. Trinta minutos depois já estava no escritório dele à procura de casa. Visto que sozinhos não iríamos conseguir encontrar nada de jeito, arranjámos um agente imobiliário polaco - o Philip - que “rapidamente”, ou seja, dez casas depois, tinha encontrado a casa perfeita para nós. Fica fica na Aleja Wilanowska 105, bem no meio dos nossos dois escritórios. A vida em Varsóvia ia finalmente começar.

 

O trabalho que me foi destinado consiste em encontrar bons locais para abrir novas lojas para a Parfois. Isso requer muita pesquisa na internet, ou seja, sites polacos. É muito difícil perceber algo, mesmo utilizando o Google Chrome. Mas aos poucos lá me habituei. Depois dos primeiros meses de frio, com temperaturas negativas, finalmente começaram as temperaturas positivas. E Varsóvia começa a ganhar uma nova vida. Os bares já podem ter esplanadas e já há mais pessoas nas ruas. Os parques estão cheios de crianças por todos os lados. A sensação que tenho é que é uma população jovem e existem mais mulheres que homens. O que é óptimo! As raparigas são quase todas lindas e perfeitas. Pelos vistos não era um mito. A Polónia é o país das raparigas bonitas...

 

 

Created By: António Xavier do Valle Teixeira de Ancêde Fonseca
Published: 04-07-2011 14:00

Comments

Kocham Cie Polska

Polónia: o país onde tudo aconteceu, tudo acontece e tudo pode vir a acontecer! Pelos mais diversos e variados motivos, vou ter saudades deste maravilhoso país...
André Filipe Guerra Dias at 09-06-2011 11:24

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto