Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > O meu estágio na cisco
O meu estágio na cisco
 
 
Gabriel Pais | C12
Cisco Systems
San Jose | EUA
 

A empresa onde o estágio decorre, a cisco systems possui diversas nuances culturais, uma vez que grande parte dos engenheiros e estagiários recrutados tem proveniência asiática e uma parte mais reduzida é constituída por europeus e americanos.

 

Em relação ao estágio e  projectos em que me vi envolvido, verifiquei que apesar desta diferença não houve nenhum tipo de choque cultural.

Ao longo deste estágio verifiquei que o conceito work from home oferece a  flexibilidade, não só de trabalhar a partir de casa, mas também de qualquer outro sítio onde se tenha acesso à net. O trabalho de um indivíduo na empresa não é analisado em função dos seus horários de entrada e saída da empresa, mas sim olhado em função dos objectivos que ele consegue cumprir num determinado prazo.

A Cisco, ao longo dos anos, tem desenvolvido diversos produtos e soluções de mercado que visam obter uma maior flexibilidade permitindo trabalhar em locais remotos. Essas soluções têm sido vantajosas para diversas empresas que apresentam problemas como:

- Dificuldade de deslocação a certas regiões do globo;

- Dificuldade  em arranjar e arrendar um espaço físico para criação de escritórios;

- Inconveniente e perda de produtividade quando passamos horas a viajar e os problemas daí decorrentes (emissões de co2 provocadas durante as deslocações etc.)

Uma das soluções abordadas para este problema foi designada CVO - cisco virtual office, que nos permite ter ligações rápidas e seguras com o nosso local de trabalho envolvendo tecnologias como Easyvpn, Dmvpn e firewalls, usando métodos de encriptação e bloqueio de tráfego indesejado, que visam garantir a autenticidade, confidencialidade e integridade da informação.

A Cisco tornou-se o exemplo de uma empresa que começou por ser uma empresa de garagem mas que cresceu exponencialmente ganhando uma dimensão mundial.

 

 

Created By: Gabriel Pais
Published: 05-12-2008 19:00

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto