Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > "Moro num País tropical" (Narrativa do Viajante)
"Moro num País tropical" (Narrativa do Viajante)

João Ramalheiro | C15

Brasil Excellence

Santos | Brasil

 

“Vais para o Brasil! Espectáculo!” Foram assim os comentários dos meus companheiros no auditório. Confesso que não partilhava da mesma excitação, talvez porque imaginava que iria parar numa metrópole, onde iria aprender ou melhorar uma língua diferente. Mas não, o meu destino estava traçado e iria passar os próximos 6 meses na cidade de Santos.

 

Confesso que rapidamente mudei de opinião e apercebi-me de que este era o “destino”. Desde o início, na minha empresa, Brasil Excellence, uma das maiores distribuidoras de bebidas alcoólicas do Estado de São Paulo, fui muito bem tratado e calorosamente acolhido. Na empresa, como Brand Manager dos vinhos da empresa Adriano Ramos Pinto tem sido óptimo desenvolver relações e amizades junto dos principais clientes.

 

É incrível como num País com uma influência cultural tão diversificada e com tantos problemas sociais ainda por resolver as pessoas possuem uma generosidade e simpatia difíceis de encontrar noutros lugares.

 

No entanto, existe o reverso da medalha, e questiono-me muitas vezes como é possível que num País tão rico e com tanto potencial, a criminalidade, a corrupção e a violência sejam uma constante, ao ponto de ser preferível não assistir ao telejornal, para não se entrar em pânico...enfim!

 

Falando de Santos, a cidade está situada a 70 km da agitada e poluída metrópole de São Paulo e, dada a sua proximidade, costumo comentar com os meus amigos que estamos no melhor bairro de São Paulo para se viver, por ter tudo e ainda proporcionar o prazer de viver na orla marítima.

Santos possui o maior porto da América Latina, que é responsável pelo dinamismo económico da cidade, e o maior jardim situado à beira-mar. Na época balnear é incrível assistir ao vai e vem de navios de cruzeiro a partir do porto.

 

Neste momento a cidade cresce a um ritmo louco, consequência da descoberta de petróleo na bacia de Santos. Reina a especulação imobiliária e assiste-se a um boom da construção civil (leia-se, arranha-céus), na segunda cidade mais cara do País para se comer fora.

Para os amantes do desporto existem diversos tipos de actividades, nomeadamente o surf, futebol de praia, canoagem, parapente, ou o prazer de uma caminhada ao longo dos 7 km de extensão de praia.

 

Talvez por ser a cidade de Pelé, o maior futebolista de todos os tempos, Santos vive e respira futebol. 

 

Created By: João Pedro da Silva Canas Ramalheiro
Published: 31-10-2011 11:00

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto