Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Controlo de inundações na Holanda
Controlo de inundações na Holanda

DAVID GONÇALVES DE GADYT | C13

MDU Mecanica

Holanda

 

 

A luta constante e o esforço imutável contra as inundações, é um problema que a Holanda vem enfrentando desde que os primeiros povos se estabeleceram no território. Cerca de 60% do país encontra-se abaixo do nível do mar.

 

Ao longo dos séculos assistiram-se a inundações causadas pelo o mar ou pelos rios, que não podiam ser evitados com simples defesas contra inundações. A relevância desta causa natural fez com que o governo holandês desde cedo se preocupasse com a protecção contra estas mesmas inundações. Hoje em dia, o termo protecção está bastante desenvolvido, agindo de forma a gerir estas inundações. Contudo, e por mais medidas eficientes que se tomem, a Holanda continua um país bastante vulnerável.

 

No início, os habitantes das zonas afectadas pelas inundações elevaram colinas artificias chamadas “terpen” ou “ wierden”. Sobre estas colinas foram construídas aldeias. Estas colinas artificiais começaram a ser construídas 500 anos AC, até ao ano 1200 DC. Alguns montes foram construídos na idade média a fim de proporcionar refúgio contra a subida das águas. Eles são encontrados em grande número no sul e no oeste da Holanda.

 

O papel holandês na recuperação de terras, resultou na construção de diques. Um dique, representa um aterro ou muro, construído para manter a terra sem água e, no mesmo sentido, para evitar inundações. Os “Sluices”, também importantes no combate às inundações, são representados por portões que possuem portas de abas soltas, que permitia a água sair na maré baixa, e fechar-se na maré alta.

 

Uma das principais inovações realizadas na Holanda para a protecção de cheias foi o chamado “Zuiderzee Works”. O Zuiderzeewerken é um sistema de barragens que permitiu à Holanda recuperar terras através de obras de drenagem, usando energia eólica dos moinhos. Este projecto teve lugar em Zuiderzee, uma grande enseada rasa do mar do Norte. A barragem tem o nome de Afsluitdijk e foi construída entre 1932 e 1933. A grande construção realizada para impedir inundações foi certamente o “Delta Works”. O “Delta Works” baseia-se numa serie de construções realizadas entre 1950 e 1997 no sudoeste da Holanda, com o objectivo de proteger uma grande parte da zona Rhine-Meuse-Scheldt delta do mar.

 

A primeira grande inundação na Holanda deu-se no dia 26 de Dezembro de 838. Cerca de 50% do território holandês foi inundado. O bispo VanTroyes, escreveu no seu diário que 2.437 vidas foram perdidas. TweedeVloed foi a segunda grande inundação na Holanda, a 28 de Setembro de 1014, com um número incalculável de vidas perdidas. A grande importância desta causa natural foi a aculturação que Holanda sofreu. Por todo mundo assistimos a mudanças drásticas devido a causas naturais, onde nos vimos obrigados a aceitar a mudança, a aceitar novas etapas e novas formas de viver. 
Na Holanda, a forma de viver tornou-se uma causa ambiental
consegue sentir-se a responsabilidade pelo meio ambiente e o aproveitamento do mesmo. Como exemplo temos as flores, agricultura, as bicicletas, os moinhos e por aí adiante. Eles são os primeiros a saber as consequências do aquecimento global.
A Holanda é um exemplo a seguir.

 

Created By: DAVID GONÇALVES DE GADYT
Published: 03-12-2009 8:01

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto