Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > INOV Contacto - comboio, paragens, reencontros e descobertas
INOV Contacto - comboio, paragens, reencontros e descobertas

Rafael Castro | C23 | Numeric Group | São Paulo, Brasil

C23 Família INOV Contacto

Imaginemos um comboio. As pessoas em carruagens diferentes. Não se conhecem, pior do que isso, não se veem. De vez em quando deslocam-se à carruagem bar onde se encontram, mas passam uns pelos outros sem se aperceberem uns dos outros, como se vivessem em diferentes níveis de realidade, paralelos entre si, mas não sobreponíveis nem intercetáveis.

O comboio não é expresso, tem várias paragens onde entram e saem passageiros. Varia tudo neles, o perfil, as roupas, a bagagem, as pessoas que os acompanham, os passados que carregam e os futuros em que acreditam. Têm diferentes esperanças, experiências de vida, intenções, sonhos, projetos e ambições. Há entre eles muitas coisas em comum, que não descobrem em toda a viagem, porque não comunicam entre si. O que uns sabem, serviria a outros, se o soubessem e poder-lhes-ia até modificar para sempre o futuro ou o desenlace das suas vidas. Nunca o saberão.

Em São Paulo, uma das minhas muitas paragens no “comboio” que o INOV Contacto manufaturou para eu embarcar, teci raízes permanentes. Reencontrei-me com amigos de infância que emigraram para esta cidade e com amigos com quem me fui cruzando e conhecendo noutros comboios internacionais do passado. Construímos uma família de 8 INOV’s, uma família que não escolhemos, pois foi por mero acaso que nos juntámos. Conhecemo-nos todos, os oito portugueses, cá em São Paulo. E desde muito cedo nos apercebemos da compatibilidade das nossas personalidades.

O programa INOV Contacto, para além de nos proporcionar uma experiência profissional internacional, é fantástico na medida em que conglomera um grupo de jovens profissionais com mentalidades bastante abertas e com gosto e coragem pelo desconhecido.

Por outro lado, o povo brasileiro, com a sua energia fervilhante e simpatia, também conquistou um lugar especial no meu coração. Ao início, a barreira linguística que eu pensava ser inexistente, rapidamente se revelou real e de alguma envergadura. Ainda hoje (4 meses depois do início da minha experiência), após interações banais do quotidiano, alguns brasileiros agradecem-me dizendo “gracias” tomando-me por hispanófono, consequência do meu sotaque nortenho português. Trata-se de um povo muito hospitaleiro e com um especial carinho pelos seus “irmãos” portugueses. Fiquei apaixonado por este povo.

O INOV Contacto concedeu-me uma experiência única e incrível, aconselho vivamente a participação neste programa espetacular. Encerro este pedaço da narrativa da minha aventura com uma foto de um dos muitos fins de semana que passámos a viajar pelo país.

Share on Facebook
Created By: Rafael Pizarro Bravo Ferreira de Castro
Published: 26-08-2019 17:33

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto