Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > "A Bulgária pode ser considerada pioneira na inovação de novas formas de abordar o marketing e as vendas online"
"A Bulgária pode ser considerada pioneira na inovação de novas formas de abordar o marketing e as vendas online"

Inês Gomes | C22 | Phoenix Media | Sófia, Bulgária

O mercado búlgaro, do ponto de vista do marketing e vendas online é deveras interessante: mesmo com uma pequena população de cerca de 7 milhões de habitantes, e sendo a Bulgária um dos países mais pobres da Europa, a prática de e-commerce tem vindo a crescer e tornou-se um hábito quotidiano muito popular, sobretudo entre os mais jovens.

Contando com uma das mais rápidas velocidades de Internet, e sendo um dos principais destinos de programação do mundo, a Bulgária pode ser considerada pioneira na inovação de novas formas de abordar o marketing e as vendas online. Com uma indústria de agências digitais competitivas, as marcas globais e locais presentes no país estão a investir cada vez mais tempo, dinheiro e energia na presença online e no comércio digital dos seus negócios.

Para tal, investem em estratégias de marketing — sobretudo em anúncios televisivos, de publicidade e campanhas digitais para tornar os produtos mais populares e focados no público-alvo. Atualmente, pouco mais de metade da população búlgara tem acesso à Internet, mas a presença das tecnologias é significativa: 89% dos compradores online recorrem ao desktop; 60% compram a empresas internacionais; e o setor que mais vende é a indústria da moda, seguida das eletrónicas.

Recentemente, eventos como a DigiTalk e a Webit realizaram-se em Sófia, capital da Bulgária, onde me encontro a estagiar. Convidados de todo o mundo vieram dar palestras nas suas áreas de especialização, de criativos a empreendedores do mundo online e das tecnologias. Isto revela que o país está a investir num futuro digital e numa aproximação aos standards europeus.

Felizmente, foi-me dada a oportunidade de assistir ao primeiro evento que referi, pela empresa que me acolheu e de estar em contacto com representantes de multinacionais como a Google, o Pinterest, Airbnb, etc.

DigiTalk - Sofia

DigiTalk - Sofia

Esta iniciativa de envolver os funcionários em palestras internacionais, em workshops e em team buildings tem-se revelado imprescindível na minha aprendizagem e no meu trabalho desde que iniciei o meu estágio.

O meu contributo tem sido maioritariamente na área de design gráfico, web design e marketing digital e, uma das minhas tarefas foi desenvolver benchmarking para a empresa e trabalhar em conjunto com o departamento de vendas. Isto é, fiquei encarregue de analisar empresas concorrentes e respetivas estratégias de vendas online, de modo a adquirir uma visão geral do mercado e, consequentemente, ajudar a empresa a afirmar-se e destacar-se na área dos video-jogos, nomeadamente, dos Serious Games.

No entanto, esta foca-se sobretudo no mercado francês e europeu, ainda que esteja a expandir-se a nível internacional, e desenvolve projetos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Isto ensinou-me a adaptar o trabalho consoante o público-alvo e perceber de que forma as diferenças culturais e sociais influenciam o nosso trabalho.

Por exemplo, o sistema francês impõe às empresas que invistam parte do seu dinheiro na formação dos funcionários, caso contrário, esse valor reverte em favor do estado. Tal não se verifica no sistema búlgaro, uma vez que a sociedade não está tão preocupada com este tipo de envolvimento por parte das suas empresas, tanto por motivos culturais como económicos. Além disso, é possível fazer-se e ver-se publicidade ao tabaco na Bulgária, principalmente a partir de billboards, embora em alguns casos seja ilegal e as empresas, mesmo estando cientes de que serão multadas, continuam a fazê-lo.

Resumidamente, a área do marketing e vendas online continua a ser alvo de um grande investimento, mesmo por parte de mercados que não parecem promissores e detentores de grande capacidade económica pois, verdade seja dita — é o futuro.

O facto de participar no INOV Contacto ajudou-me, também, a ganhar experiência de adaptação a novas realidades, perspetivas e conceitos para o impacto do mundo digital nas sociedades contemporâneas, e em como tem moldado os nossos hábitos a uma escala global.

Created By: Inês Borges de Araújo Teixeira Gomes
Published: 14-03-2019 15:17

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto