Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Presença da Ruralidade na Paisagem Urbana
Presença da Ruralidade na Paisagem Urbana

Diogo Mendes | C22 | Quadrante Engenharia e Consultoria SA | Maputo, Moçambique

Ruralidade, O que é?

“Ruralidade pode ser entendida como um modo de vida, como uma sociabilidade que é pertinente ao mundo rural, com relações internas específicas e diversas do modo de viver urbano. A ruralidade sugere uma gama considerável de imagens quando é pensada, quando é discutida.” (Ruralidades: novos significados para o tradicional rural, Rosa Maria Vieira Medeiros).

Presença da Ruralidade na Paisagem Urbana em Moçambique

Moçambique é um país africano (ex-colónia de Portugal) no qual apresenta uma posição muito baixa no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano ( nº 181 em 188 de acordo os resultados de 2016).

Claro está que a paisagem urbana revela estruturas espaciais produzidas pela coexistência de relações de diferentes espaços-tempos.

O espaço urbano revela uma produção variada de lugares caracterizados por diferentes modos de vida. A urbanização enquanto momento da ocidentalização, aparece dividida num movimento de segregação espacial.

De um modo geral, a urbanização em Moçambique é um processo inacabado e caracterizado por elementos de segregação e de exclusão.

Vejamos o exemplo de Chókwè e localidades em torno desta pequena cidade, situada na província de Gaza, em que a economia e mercados giram em torno da estrada principal Guijá-Chokwe-Macarretane. Podemos observar as diversas barracas para venda de produtos, desde materiais de construção, roupas, alimentação, peças de automóveis e muitas outras coisas mais.

A carrinha a branco representa um dos meios de transporte tradicionais em Moçambique, o “Chapa”, que, mediante um preço fixo (dependendo do local onde se pretende ir) transporta os passageiros de localidade em localidade.

Mercado do Chókwè localizado no corredor da Estrada Guijá-Chókwè- Macarretane

Mercado do Chókwè localizado no corredor da Estrada Guijá-Chókwè- Macarretane

Na seguinte foto temos um outro exemplo de uma escola primária abandonada desde o tempo dos colonos portugueses em Matuba, e por detrás desta, temos uma aldeia composta essencialmente por casas de palha ou barro, com ruas em terra batida e machambas, em que existe um líder (de aldeia ou de posto administrativo).

Machamba consiste numa horta que serve de cultivo para consumo próprio ou para venda, sendo a agricultura e o gado uma grande fonte de rendimento para a sobrevivência dos locais.

Uma ilustração deste aspecto rural, (ou localidade) representaria da melhor forma o que é pedido neste trabalho. Mas, pessoalmente e conhecendo a cultura moçambicana mais rural, esta não deve ser alvo de fotografia ou registo para explicação deste ambiente.

Estamos a falar de comunidades orgulhosas naquilo que representam e, como tal, merecem o respeito desse mesmo local. Na minha opinião, é algo a ser sentido e não apenas observado em imagens.

Escola Primária de Matuba

Escola Primária de Matuba

Esta é, possivelmente, a melhor representação da ruralidade no espaço urbano na maior parte do país, uma vez que existe uma grande diferença entre Maputo e o resto de Moçambique. De seguida, apresenta-se um exemplo mais claro relativo ao “mercado” destas localidades.

Mercado de fruta na Macia

Mercado de fruta na Macia

O Mercado de Xiquelene em Maputo

A venda informal na cidade e província de Maputo é uma realidade que existe em abundância e está longe de terminar.

Esta tem maior incidência na cidade capital, onde muitas pessoas a fazem em péssimas condições de higiene. Muitos cidadãos ganham o seu dinheiro aqui, sendo este, muitas vezes, o destino de todo tipo de venda, desde roupa, material de construção, a produtos alimentares etc.

Este mercado fica situado numa das melhores avenidas de Maputo – Avenida Julius Nyerere. Embora possua mais de 4km, este mercado fica na mesma avenida em que se encontram a residência do Presidente de Moçambique, o Hotel Polana (Figura 4), Sommerschield entre outras zonas que representam as mais priveligiadas de Maputo.

Hotel Polana na Av. Julius Nyerere

Hotel Polana na Av. Julius Nyerere

Na minha opinião, a presença da ruralidade no espaço urbano faz-se notar nas grandes desigualdades sociais e económicas sentidas na cidade de Maputo. Como disse, embora o mercado de Xiquelene esteja situado na avenida referida, nunca o pude visitar. Não é de todo aconselhável visitar esse local a não ser que vá acompanhado com locais e com uma atenção redobrada.

Para concluir, Moçambique apesar destas grandes diferenças, é um país muito agradável, que me supreendeu bastante e que, acima de tudo, me deu, e continua a dar grandes ensinamentos, tanto a nível profissional como pessoal. Apesar dos números altos de pobreza representados neste país, no geral, é um povo humilde e pacífico que apenas tenta sobreviver num estado constante de crise em que a cultura do “estou a pedir” faz-se sentir em todo o lado.

Created By: Diogo Manuel da Costa Mendes
Published: 10-01-2019 13:19

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto