Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Quotidiano de um Engenheiro Civil na entidade de acolhimento
Quotidiano de um Engenheiro Civil na entidade de acolhimento

 

Ricardo Ribeiro | C21

Mota-Engil África

Maputo - Moçambique

 

São 6:40h em Maputo e começa a tocar o primeiro de três despertadores programados no meu telemóvel. O dia começa cedo por estes lados e ao fim de alguns minutos, acabo por conseguir sair da cama. A partir daqui começa a correria, depois do banho e da tentativa de conseguir ser rápido a tomar o pequeno-almoço.

Desço os 5 pisos de escadas rapidamente para apanhar o táxi que me levará até ao trabalho. O Silva é um taxista que conheci logo nos primeiros dias que passei na cidade e que, por isso, acabou por ganhar a minha confiança, o que nos levou a “informalizar” um contrato de transporte diário.

Encontro-me a realizar o estágio na empresa Mota-Engil e a minha função no estágio é trabalhar como Eng. Civil Diretor de Obra Adjunto, no entanto como o meu orientador, tem a seu cargo cinco obras dentro de Maputo, não me dirijo sempre para o mesmo local para trabalhar.

Os contratos com os motoristas fazem-se através de acordos de pagamentos semanais, por isso, todas as sextas-feira é pay-day para eles, isto é, dia de receber.

A obra sobre a qual tenho maior responsabilidade e mais tarefas atribuídas é a Reabilitação do Antigo Refeitório dos CFM (Caminhos de Ferro de Moçambique), um edifício construído por nós, portugueses, durante o tempo colonial e, tal como o nome indica, era o local de almoço dos trabalhadores dessa empresa.

A obra localiza-se dentro do Porto de Maputo e isso acarreta algumas particularidades, tais como não ser permitido o uso de um colete comum para circular dentro do Porto - apenas coletes com fitas refletoras verticais são permitidos - e haver a necessidade de soprar ao balão sempre que se entra no porto, o que não permite abusos nas noitadas durante a semana nem almoços bem regados…

 

  

Fachada Sul do Antigo Refeitório dos CFM

 

Chegado à obra, por volta das 8:00, já os trabalhos decorrem há uma hora e entre os barulhos do martelo pneumático para demolir algum elemento estrutural, ou da máquina de cravar estacas a perfurar o terreno, vem o Sr. Maricato, Encarregado Geral da Obra, ter comigo a dar-me os bons dias.

O ambiente é muito bom na obra. Eu, o Eng. Hugo, meu orientador, e o Sr. Maricato somos os únicos expatriados nesta obra, todos os outros trabalhadores são moçambicanos e como é conhecida a sua alegria e simpatia natural, isso facilita muito o trabalho e a relação com todos os trabalhadores.

As terças-feira são dia de reunião com o Dono de Obra e enquanto a reunião não começa vamos os três tomar café a uma mesquita muçulmana que se encontra nas imediações.

Após a reunião é tempo de fazer uma visita à obra com a fiscalização e apontar as evoluções e os constrangimentos que nos impedem de prosseguir conforme desejamos… É nesta altura, também, que a entidade fiscalizadora alerta o Empreiteiro acerca de alguns pormenores. Contudo, numa empresa como a Mota-Engil esses momentos são raros.

Apesar desta ser a obra na qual estou mais envolvido, não é onde passo a maior parte do tempo. É na construção dos edifícios JAT VI que passo a maior parte do meu estágio, por ser a obra que requer maior atenção por parte do meu orientador e por ser uma obra muito delicada pelo seu historial antes de ser adjudicada à empresa onde me encontro. É a partir daqui que vou consultando fornecedores, analisando as suas propostas, elaborando Mapas Comparativos e comparando os diferentes preços apresentados, assim como com o Preço Seco.

Esta é uma das principais tarefas da Direção de Obra, conseguir executar a obra com a máxima qualidade, tendo sempre em conta que o objetivo principal de cada empresa, e esta não foge à regra, é gerar dinheiro. Além de consultas de fornecedores, e adjudicações de subempreitadas, há a gestão de recursos, tanto humanos como de materiais, as conversações com o Dono de Obra, a quem devemos solicitar a aprovação de materiais a incluir em obra, empresas a subcontratar e caso surja a possibilidade de apresentar um equipamento ou material alternativo ao que consta no Caderno de Encargos, também requer a sua aprovação.

 

Fachada dos Edifícios JAT VI

 

Cerca das 11h00 indico ao Fernando, o meu motorista da hora de almoço, o local onde me deve ir buscar. Ele é o moçambicano mais humilde que conheci desde que cá estou, sempre com um pedido de desculpa quando se atrasa e preocupado em saber se me encontro bem.

Por volta das 13h00 entro na sua tchoupela, mais conhecido em Portugal como tuc-tuc e dirijo-me até casa para almoçar. O almoço em casa costuma ser frango, ou douradinhos. Todas as refeições são muito bem acompanhadas por legumes e para a sobremesa temos sempre algumas peças de frutas tropicais com um sabor incrível.

Após o almoço é tempo de voltar ao trabalho… Por norma as tardes são passadas nos edifícios JAT VI, onde volto à consulta de fornecedores, chamadas, mails, análises de Mapas Comparativos e propostas, solicitações de pedidos de esclarecimentos referentes ao projeto ao Dono de Obra.

Muitas vezes temos reuniões com fornecedores, para acertar preços, para adjudicar trabalhos, etc.. Essas reuniões têm lugar nos escritórios da empresa e, devido à quantidade de trabalho, costumam ser agendadas para o fim da tarde, por isso, muitas vezes por volta das 16h30, eu e o meu orientador deslocamo-nos à sede da empresa para nos reunirmos com alguém. E quando olhamos para o relógio já passou a tarde e são cerca das 19h00. Já é noite cerrada em Maputo a esta hora e por isso o caminho a seguir é o de casa.

Em certos dias da semana há aulas de Kizomba, onde eu e alguns colegas estagiários nos encontramos para aprender um pouco desta dança e interagir com os locais, o que nos permite uma maior e melhor integração na cultura deste país.

Created By: Ricardo Manuel Pinto Ribeiro
Published: 05-12-2017 11:36

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto