Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Presidência TRUMP… Economia sem contributo dos Imigrantes. Como seria?
Presidência TRUMP… Economia sem contributo dos Imigrantes. Como seria?

Ricardo Rodrigues | C21 | Outsystems Inc. | Atlanta, EUA

Introdução

Ao longo dos anos temos assistido a fluxos migratórios cada vez mais intensos. Tal realidade prende-se com diversos factos, décadas, muitas vezes ligados à maior acessibilidade das regiões.

A migração é, a maior parte das vezes, influenciada por factos históricos como Guerras ou Crises Económicas, tal como veremos mais à frente.

A Economia é um dos campos mais afetados quando se registam grandes fluxos migratórios, assim como também pode ser o principal motivo para o mesmo.

Contributo dos Imigrantes na Economia Mundial

Na sua grande maioria os economistas são de opinião que a imigração é benéfica para a economia, e mesmo aqueles que veem um efeito de redução de salários nos nativos menos qualificados admitem que este efeito é baixo no curto prazo e ainda menor no longo. Perante os estudos relacionados com os efeitos migratórios na Economia, é de salientar que, na sua maioria, os economistas não veem a imigração como um dos maiores problemas.

Vários estudos sustentam que o PIB do planeta seria menor se os trabalhadores permanecessem nos seus países de origem.

De salientar que os países mais desenvolvidos serão os que mais têm a ganhar com a Imigração devido ao grau de desenvolvimento económico que apresentam.

Contributo dos Imigrantes na Economia dos EUA

Avaliando o crescimento da Imigração nos Estados Unidos da América nos últimos dois séculos conseguimos observar que houve um decréscimo na vinda de imigrantes entre os anos 20 e 50 do século passado. Isto deveu-se a diversos factos, como as restrições à imigração colocadas pelos americanos no período das duas grandes guerras, a situação americana nesses períodos, e não menos importante, a famosa The Great Depression vivida nestes anos, e considerada a maior e mais longa recessão económica deste país, durante a qual se registou uma maior imigração, ao contrário, do que tinha sido habitual anteriormente.

Perante as últimas decisões políticas nos EUA no sentido de assegurar um maior controlo à imigração, o nível de protestos tem vindo a aumentar e vários estudos têm sido feitos para avaliar o impacto da mesma.

Contrariamente ao que acredita uma grande parte da população dos EUA, os imigrantes não retiram as oportunidades de emprego aos trabalhadores americanos, muito pelo contrário, criam postos de trabalho através da criação de novos negócios, gastando os seus salários e poupanças em bens e serviços americanos, pagando impostos e aumentando a produtividade dos negócios do País.

Conclusão

Finalmente a questão suscitada: como seria a economia sem o contributo dos Imigrantes? Uma economia sem imigração seria uma economia débil a todos os níveis e o crescimento económico seria extremamente lento ou nulo.

sando como exemplo os Estados Unidos da América, uma das mais poderosas economias do mundo, se de um momento para o outro desaparecesse toda a mão- de-obra imigrante, a sua economia estaria perante um tremendo impacto negativo, não só porque os imigrantes representam uma grande parte dos empregos low-skills, mas também high-skills. Um estudo do Economic Policy Institute, revela ainda que o nível do PIB per capita e de inovação nas empresas nos EUA aumentou exponencialmente nos anos 90 e inícios deste milénio, muito graças à imigração que se fez sentir nesses anos, garantindo que o mesmo não teria acontecido sem eles.

O resultado disto é que ninguém nos EUA ou, posso mesmo dizer, no mundo, beneficiaria com a expulsão dos imigrantes. Direta, mas na grande maioria indiretamente, o trabalho dos imigrantes sustenta muitos empregos dos ditos nativos americanos, que acabariam por perder o seu sustento. No caso Americano uma medida desta dimensão custaria ao Estado bilhões de dólares.

Por outro lado, é impossível prever o resultado concreto, nos dias de hoje, de uma economia sem o contributo dos imigrantes num País de grande dimensão e com uma economia desenvolvida, pois mesmo que se calcule o resultado da expulsão dos mesmos, não estaríamos a ter em conta todo o seu contributo até esse momento.

Em suma e para concluir, os imigrantes providenciam um benefício económico líquido à economia dos EUA, através de novas oportunidades de emprego para os trabalhadores native-born e satisfazendo as necessidades de emprego das mais inovadoras empresas.

Sem eles o mundo não teria condições para manter, a longo-prazo, as vantagens tecnológicas e de inovação sem os imigrantes mais qualificados e, desta forma, limitar a migração traria pesadas consequências ao progresso tecnológico

Introdução

Created By: Ricardo André de Sá e Sousa Rodrigues
Published: 23-02-2018 16:47

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto