Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Uma Realidade Transformada em Desafio Ecológico - Embraer
Uma Realidade Transformada em Desafio Ecológico - Embraer

Ana Daniela Ribeiro Gomes

Embraer | São José dos Campos

Brasil

 

 

Hoje em dia, estamos constantemente a ouvir falar sobre a consciencialização relativamente à preservação da natureza e do nosso meio envolvente.

 

Desde o aparecimento do primeiro ser humano que nos temos desenvolvido considerando o meio ambiente como algo certo e infinito. No entanto, com o desenrolar do tempo fomo-nos deparando com algumas mudanças, mesmo relativamente àquilo que tínhamos como certo até aí. Questões foram surgindo, mudanças foram aparecendo e a preocupação foi aumentando.

 

Como resultado, têm ocorrido vários estudos e, principalmente, uma grande campanha de sensibilização para que seja encontrado um equilíbrio saudável que permita que ambas as realidades possam coexistir, a natureza e o ser humano. O maior desafio tem sido encontrar soluções para contrariar o cenário que hoje vivemos. A natureza é capaz de viver sem o Homem mas o contrário já não se verifica, e esse será o ponto fulcral para criar reconhecimento da necessidade de uma transição para uma sociedade mais justa, consciente e ativa na busca de um desenvolvimento sustentável.

Para além da sensibilização a nível governamental, através de criação de políticas e legislação específica, monitorização e de campanhas  de esclarecimento, as empresas também se têm aliado a este movimento.

Devido à exploração de recursos, de terreno e águas e, principalmente, à poluição, a indústria tornou-se uma das principais causas para o crescimento deste desequilíbrio ambiental. De modo a contrariar estes resultados, várias empresas têm aumentado a sua responsabilidade ambiental. A Embraer é um exemplo dessa mudança.

A Embraer é uma empresa brasileira que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, assim como fornece suporte e serviços pós venda. A sua atuação encontra-se na área da aviação comercial, aviação executiva, defesa & segurança e aviação agrícola, e está presente nas Américas, África, Ásia e Europa. Sendo uma empresa multinacional e de grande escala e visibilidade, a sua atuação a nível ambiental pode causar um grande impacto, tanto positivo como negativo.

Ao longo do tempo, a Embraer tem investido no seu crescimento a nível de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, tendo sido a primeira indústria de aviação a atingir a ISO 14001.

Em 2008, juntamente com outros nomes da indústria da aviação, comprometeu-se a acelerar as medidas de minimização do impacto ambiental negativo, especialmente a nível do aquecimento global. Reconhecida a sua grande responsabilidade ambiental, os diretores comprometeram-se a reorganizar a sua gestão de rotas aéreas e estrutura aeroportuárias de modo a otimizar a diminuição do uso de combustível, para além de apressarem o desenvolvimento de projetos para criação de condições que permitam a utilização de combustíveis mais limpos.

A Embraer criou também um programa, DIPAS (desenvolvimento integrado de produtos ambientalmente sustentáveis), com o objetivo de desenvolver estudos e projetos aplicando uma estratégia de design focado no ambiente.

Desde 2009 que está a colaborar num inventário de gases de efeito estufa, o qual é certificado anualmente de acordo com a ISO 14064 e, em 2012, foi criado um sistema de gestão ambiental.

Para além destes grandes passos, a Embraer tenciona tornar-se uma empresa sustentável através de projetos de melhoria contínua. Um dos valores da Embraer é precisamente a contribuição para a construção de um futuro sustentável. Este valor é crucial para que haja o alinhamento dos objetivos económicos com o dever moral e sócio ambiental. Assim, foram definidas metas e indicadores (figura) no plano de sustentabilidade, baseadas em guias de objetivos de desenvolvimento sustentável, assim como questionários de sustentabilidade que delineiam boas práticas.

 

 

Indicadores de Sustentabilidade

Indicadores de Sustentabilidade da Embraer [extraído de http://embraer.com/br/sustentabilidade]

De modo a garantir e monitorizar todas estas mudanças foram criados príncipios e diretrizes focados no meio ambiente, segurança e saúde no trabalho:

 " PRINCÍPIOS

· O reconhecimento de que o meio ambiente, a segurança e a saúde no trabalho constituem prioridade da Empresa, refletindo-se em suas atividades, produtos e serviços.

· A busca da ecoeficiência e o aperfeiçoamento contínuo em segurança e saúde no trabalho, por meio da ação combinada de práticas preventivas e ações corretivas, assim como através da promoção de soluções inovadoras e eficazes com este objetivo.

· O atendimento a requisitos legais e outros requisitos ambientais, de saúde, segurança do trabalho e prevenção contra incêndios e emergências aplicáveis ao negócio da Companhia.

· A capacitação contínua das pessoas para o entendimento da sua responsabilidade quanto à preservação do meio ambiente, à segurança e à saúde no trabalho.

· A manutenção de canais de comunicação transparente com as partes interessadas, no que se refere a aspetos de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.

· A prevenção e combate à poluição, o respeito à biodiversidade, a preocupação com as mudanças climáticas.

· A  gestão do ciclo de vida dos produtos e serviços.

· O comprometimento em manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, com a garantia de que os postos de trabalho estejam em conformidade com requisitos de saúde, segurança no trabalho e ergonomia.

 DIRETRIZES

· Integrar os objetivos e metas de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho aos planos estratégicos de negócio da Embraer;

· Promover e intensificar o desenvolvimento de tecnologias, de forma que seus produtos, processos e equipamentos tenham, de forma sustentável, menor impacto sobre o meio ambiente e as pessoas;

· Considerar o ciclo de vida dos seus produtos e serviços, buscando oportunidades de melhoria em todas as fases e processos, por meio da adoção do “Design for Environment” e “Prevention through design”;

· Contratar fornecedores e prestadores de serviços que respeitem o meio ambiente, a saúde e a segurança nas suas práticas e processos, incluindo a avaliação e monitorização contínua de suas atividades;

· Cooperar para o desenvolvimento de produtos, processos, equipamentos e combustíveis alternativos sustentáveis que tenham menor emissão de Gases do Efeito Estufa;

· Promover a melhoria dos processos, instalações e equipamentos incentivando a eficiência energética,  a redução dos perigos e riscos, aspetos e impactos ambientais e do consumo de recursos naturais;

· Considerar a adoção de novas fontes energéticas, investindo na utilização de energias renováveis;

· Minimizar a utilização de materiais não renováveis e aumentar a utilização de materiais reciclados e recicláveis;

· Adotar medidas que reduzam a geração de resíduos industriais e garantam que o seu destino seja ambientalmente adequado;

· Incentivar a adoção de critérios de construção sustentável “green building” em novas instalações prediais e industriais e na modernização das atuais;

· Desenvolver projetos sócio ambientais que promovam o "engajamento" de seus empregados e respeitem as comunidades onde a empresa está inserida.”

[extraído de http://www2.embraer.com/Documents/politica_mass_port.pdf]

Para além de todas estas implementações, a Embraer tem em vista o investimento no aquecimento de água por energia solar, redução de gás comprimido, eficiência energética e reutilização de água, não deixando de parte também os seguintes temas:

· Biocombustível;

· Desenvolvimento da comunidade local;

· Desenvolvimento socioeconómico no local;

· Desmaterialização;

· Direitos humanos e dos trabalhadores;

· Diversidade e inclusão;

· Disponibilidade de matérias-primas;

· Gestão do ciclo de vida do produto;

· Gestão de riscos e crises;

· Gestão de substâncias químicas;

· Ruído;

· Segurança da informação;

· Biodiversidade.

Para grande satisfação, já se tem verificado algum reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido e uma grande prova disso foi a atribuição do selo de ouro e prata à fábrica de Évora, em Portugal, tornando-a a primeira fábrica da Península Ibérica a receber este tipo de certificados.

Podemos concluir que a Embraer tem já vários procedimentos para a sua coexistência com o meio ambiente, no entanto, ainda se encontra em fase de desenvolvimento através de uma cultura de melhoria contínua.

 

Created By: Ana Daniela Ribeiro Gomes
Published: 10-11-2017 16:58

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto