Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Influência da comunidade portuguesa e ex-estagiários nas empresas portuguesas em Moçambique
Influência da comunidade portuguesa e ex-estagiários nas empresas portuguesas em Moçambique

Diogo Pimentel | C21 | Entreposto Auto, SA. Grupo Entreposto | Maputo, Moçambique

Numa altura delicada, em que a situação económica do país está em crise, é notório um decréscimo no investimento, tanto da comunidade portuguesa residente, como das empresas portuguesas estabelecidas em Moçambique.

Ainda assim, muitas empresas mantiveram o seu estatuto, tendo outras aproveitado o momento de fragilidade do país para se impor e criar uma base sólida, preparando-se para o futuro.

A maioria dos empresários aqui presentes, acredita que o mercado tem condições para crescer, e que é apenas uma questão de tempo até grandes investidores voltarem a ter um papel ativo em Moçambique.

Este país oferece um enorme leque de oportunidades de investimento para a internacionalização de empresas portuguesas, principalmente em áreas como a Agricultura e Agro - processamento, Pecuária, Pescas, Tecnologia, Turismo, Construção e Industria.

Não é difícil perceber que Moçambique é um país que necessita constantemente de ajuda externa, ou por outras palavras, o crescimento do país acontece quando há investimento externo. A comunidade portuguesa tem, nessa ajuda, um papel fundamental, não só ao nível de investimento monetário e da criação de empresas, mas também pelo grande contributo em mão-de-obra qualificada e competente.

As competências mais procuradas e essenciais para um bom desempenho são as seguintes:

- Adaptabilidade, já que nem sempre é fácil mudar de estilo de vida. Moçambique, muito embora tenha bastantes influências de costumes portugueses, não é considerado um país onde é fácil viver, devido aos problemas graves, nomeadamente a segurança e a saúde;

- Liderança, uma competência fundamental, visto que este povo necessita de orientação e a comunidade portuguesa traz consigo bons métodos de trabalho a implementar nas empresas. A forte vantagem de um português é a língua comum, criando-se uma empatia mais imediata do que com outro estrangeiro que venha trabalhar para Moçambique.

- Orientação para resultados, onde a focagem para concretização dos objetivos do serviço garante que os resultados pretendidos serão atingidos.

O programa INOV Contacto representa um papel fundamental no desenvolvimento de competências de jovens estagiários com pouca experiência, que iniciam o seu percurso no mercado de trabalho, não só em Moçambique, mas em todos os países onde são encaminhados e orientados a trabalhar em empresas alocadas no estrangeiro.

Moçambique é um dos países com maior taxa de colocação de estagiários, tendo recebido este ano 47 estagiários, estando a maioria a residir na capital do país, Maputo.

A maioria dos estagiários neste país, após finalizar o estágio, sente-se capacitada para continuar a sua aventura em Moçambique, sendo vários os exemplos de ex-estagiários que se mantiveram a trabalhar neste país. Alguns estão ainda na empresa onde realizaram o estágio, outros aproveitam novas oportunidades e mudam, embarcando em novos desafios profissionais, procurando uma maior estabilidade bem como a possibilidade de crescimento.

Na minha opinião, o papel dos ex-estagiários nas empresas pode ser bastante positivo, visto estes terem a oportunidade de contratar quadros capacitados para a execução de trabalhos e serviços, não necessitando de despender custos exagerados ou incomportáveis que normalmente estão indexados à vinda de expatriados.

Há igualmente uma garantia de que parte do processo de adaptação ao país já estará iniciada e alguns dos hábitos de trabalho estarão já estabelecidos e interiorizados.

Além disso, a integração na comunidade local é um fator fundamental para o sucesso profissional do ex-estagiário, com benefícios evidentes para a entidade empregadora.

Existem inúmeros casos de sucesso, tanto de ex-estagiários, como de outros expatriados. Esse sucesso está ligado à excelente capacidade de adaptação do povo português a novas culturas.

Somos um povo com grande historial na emigração, e tanto a curto, como a longo prazo, continuamos a mostrar que somos bastante competentes nas funções que nos são destinadas.

Isto prova que somos um povo positivamente influente, tanto nas empresas presentes em Moçambique, como em outras empresas que se encontram por todo o mundo.

Created By: José Diogo Verdade Pimentel
Published: 02-03-2018 18:02

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto