Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Integração dos imigrantes portugueses no país de acolhimento
Integração dos imigrantes portugueses no país de acolhimento
João Martinho Vilaça da Costa | C20

COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A. | Rio de Janeiro

Brasil

 

Brasil e Portugal têm uma relação antiga.

O nosso país pode ser encontrado um pouco por todo o lado aqui no Brasil.

 

A realidade é que este país tropical serve como comunidade do mundo, um local de vivências, encontros e experiências.

Numa época em que cada vez mais jovens são obrigados a emigrar, para conseguirem trabalho, a comunidade portuguesa no Brasil é essencialmente nova.

 

Verifica-se que a maioria dos imigrantes portugueses possui um curso superior e são valorizados aqui no mercado de trabalho.

 

O povo brasileiro aprecia as competências e o profissionalismo dos portugueses. Devido à Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil (em especial o Rio de Janeiro) investiu muito em infra estruturas para melhor receber os milhares de pessoas que acompanham os maiores eventos desportivos a nível mundial. Assim sendo, especialmente no Rio de Janeiro, muitos dos emigrantes são engenheiros civis que aqui procuram um futuro melhor depois da falta de emprego que se verifica na área em Portugal. Porém, com o fim destes empreendimentos e com a crise política que aqui se verifica veem-se obrigados a partir para outros destinos.

 

Na hora da partida o sentimento é de vontade de regressar e esperar que os problemas políticos se resolvam e esta economia volte a entrar numa fase de crescimento possibilitando o seu regresso. As gerações mais antigas que aqui residem estão perfeitamente integradas na sociedade, sendo muitos deles donos de alguns dos restaurantes mais famosos como é o caso do famoso restaurante Jobi em Leblon.

 

Outro exemplo da boa integração das comunidades portuguesas no Rio de Janeiro é a Casa Do Minho, onde todas as semanas se podem encontrar muitos portugueses e brasileiros conhecendo a nossa cultura. É interessante sair num dia à noite e em qualquer bar do Rio que se visite, se estivermos atentos, ouvimos falar o nosso português. Como qualquer nacionalidade que emigra, o português sabe que para sobreviver tem de se encaixar com a sociedade em que se quer inserir. Para nós, porém, moldar-nos aos brasileiros é fácil. A língua é a mesma, apesar de algumas diferenças.

 

A sua cultura ainda tem muito da nossa e o povo brasileiro é extremamente recetivo. Como atividades de lazer este país oferece muitas oportunidades para todas as gerações e todos os gostos. Desde as belas praias, as trilhas pelas lindas montanhas brasileiras, os passeios por cidades históricas, como por exemplo, Ouro Preto, a visita à floresta da Amazónia, a oferta cultural, a diversão nos botecos e nas principais praças, aliadas à alegria contagiante do povo brasileiro fazem com que os emigrantes consigam uma rápida integração e uma boa qualidade de vida.

 

Created By: João Martinho Vilaça da Costa
Published: 16-01-2017 16:02

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto