Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > (Foto) Reportagem sobre o quotidiano de um Inov na Empresa de Acolhimento‏
(Foto) Reportagem sobre o quotidiano de um Inov na Empresa de Acolhimento‏
 

Sara Veiga |C20
Genentech Inc.| South San Francisco
Estados Unidos da America

 

Esta foto reportagem surge no âmbito do estágio INOV Contacto, no qual dou a conhecer o dia-a-dia na minha empresa de acolhimento, a Genentech.

 

A little bit of history…

A Genentech é uma das mais antigas e mais bem-sucedidas empresas de biotecnologia do mundo. Foi fundada em 1976 pelo venture capitalist Robert A. Swanson e pelo bioquímico Herbert Boyer. Boyer é considerado um dos pioneiros na área do DNA recombinante, tecnologia que deu inicio à revolução na biologia e esteve na base da criação da Genentech, a primeira empresa a produzir uma proteína humana num microrganismo e a a produzir com sucesso insulina humana em laboratório.

Em Março de 2009 a Genentech passou a fazer parte do grupo Roche, mas com os departamentos de Research e Early Development a operar como um centro independente dentro da Roche.

Em Março de 2015, a revista Fortune nomeou a Genentech uma das “100 Best Companies to Work For” pelo 18º ano consecutivo.

A Genentech tem vários campus espalhados pelo País, mas o campus em South San Francisco serve como headquarters de todas as operações farmacêuticas da Roche nos EUA. E é neste campus, no edifício 12 da DNA Way que eu me encontro a realizar o meu estágio INOV.

 

 

Herbert Boyer e Robert A. Swanson, fundadores da Genentech

Entrada do edifício 12 da Genentech

 

Day by day

O meu dia começa habitualmente pelas 8h30 da manhã, hora em que chego de shuttle à Genentech. A empresa tem shuttle gratuito a partir para a estação de Caltrain de Milbrae e shuttles com passe para vários locais da Bay Area, os chamados GenenBus.

 

 

Shuttle gratuito do campus de South San Francisco de e para a estação de Caltrain de Milbrae

Genenbus faz a ligacao entre o campus de South San Francisco e vários pontos da East Bay

 

Após chegar à minha secretária, ponho-me a par dos e-mails da empresa e vejo o calendário de tarefas para o dia. A Genentech tem uma oferta enorme de seminários e palestras, aos quais qualquer pessoa pode comparecer, e nos dias em que estou com menos trabalho e os temas me parecem interessantes tenho por hábito assistir.

 

Secretária onde passo parte do meu tempo na Genentech

 

O grupo em que estou inserida serve de suporte técnico à Genentech e produz todos os vírus utilizados por todos os grupos de investigação da empresa. Está inserido no departamento de Biologia Molecular e também tem um projecto na área da oncologia.
O meu trabalho no dia-a-dia divide-se entre estas duas áreas. Em algumas semanas tenho trabalho contínuo no Virus Lab, seja produção de vírus ou controlo de qualidade e função dos mesmos, mas geralmente todos os dias realizo varias técnicas de biologia molecular de apoio ao projeto de oncologia.

 

É no Virus Lab que se realizam estudos relacionados com vetores virais e este também fornece serviços para os investigadores da Genentech

 

Laboratório no edifício 12 onde realizo parte do trabalho de investigação

 

O meu grupo é muito pequeno, só tenho contacto permanente com duas pessoas, mas na Genentech conheci várias pessoas de outros laboratórios, sempre prontas a mostrar-me novas técnicas ou esclarecer dúvidas referentes aos seus projectos.

Geralmente a minha hora de almoço é por volta das 12h30, e almoço quase todos os dias com outra estagiária INOV na Genentech. É raro verem-se grupos de pessoas a almoçar na empresa, a não ser em seminários ou reuniões, pois geralmente as pessoas têm um dia-a-dia bastante frenético e não perdem demasiado tempo com o almoço.

Quando está bom tempo, optamos por comer no pátio, com a maravilhosa vista para a baía.

 

Pátio com vista para a baía

 

A Genentech tem uma cantina fantástica, com uma oferta variada: asiático, mexicano, italiano e um cheeseburger no grill m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. De 15 em 15 dias tenho lab meeting com as duas pessoas do meu lab e nesse dia o almoço é oferecido pela Genentech, e posso escolher o que quiser da cantina para almoçar.

Depois do almoço, que dura cerca de 30 minutos, eu e a outra estagiária retomamos as nossas tarefas para o dia. Geralmente às quintas-feiras temos a reunião do departamento, à qual temos de comparecer. Pode ser uma palestra de alguém de fora da Genentech, ou pessoas dos laboratórios do departamento, que informam as restantes pessoas do trabalho que estão a realizar e os resultados que obtêm.

Por vezes conseguem-se encontrar snacks pelos vários espaços de convívio dos pisos dos edifícios e qualquer pessoa esta à vontade para se servir, e fazer uma pausa a meio da manhã ou da tarde.

Durante o tempo que aqui estive, tive a sorte de poder assistir à aprovação de dois fármacos da Genentech, o Venclexta e o Tecentriq, por parte da U.S. Food and Drug Administration (FDA). Nestas ocasiões, a Genentech tem por hábito oferecer um miminho aos trabalhadores, por exemplo, gelados e hamburgers, e tem também uma tradição muito gira em que os trabalhadores se reúnem nos pátios dos edifícios e tocam sininhos, à la Wall Street, para anunciar a aprovação do novo fármaco.

 



Sininho com as fitas dos medicamentos da Genentech aprovados até Junho de 2016

Por volta das 17h30-18h chega a hora de ir para casa. Apanho novamente o shuttle da Genentech para a estação de Caltrain e dou assim por encerrado o meu dia na empresa.

The thank you

A Genentech é uma empresa muito empenhada em agradecer aos trabalhadores e em contribuir para a comunidade.

Uma vez por mês a empresa tem as famosas Ho-Ho Party uma tradição da Genentech, instituída pelos fundadores, que são geralmente festas temáticas para promover o convívio entre colegas.

 

Ho-Ho Party Mexicana

 

Todos os anos a empresa tem uma iniciativa de caridade chamada Genentech Gives Back, que é organizada durante uma semana no mês de Junho. Durante esta semana a empresa recolhe fundos para a caridade e incentiva os trabalhadores a voluntariarem-se em organizações sem fins lucrativos locais ou nacionais. O lema é “Work Hard, Play Hard, Give Back”.

 

Genentech Gives Back Week

 

Mas o grande “Thank you” vem sobre a forma de um concerto totalmente gratuito realizado no AT&T park (o estádio de basebol dos San Francisco Giants), inserido na iniciativa Give Back. Durante um dia, a Genentech aluga o estádio,todos os empregados e familiares são convidados a juntar-se num convívio que inclui comida, bebida, e três bandas surpresa, que são mantidas em complete segredo até os artistas aparecerem no palco. Em 2015 os artistas convidados foram a Katy Perry, os Imagine Dragons e o Ja Rule. Neste momento o grande burburinho é quem serão os convidados deste ano, pois como também se celebram os 40 anos da empresa, toda a gente está a apostar em bandas históricas. Dia 18 de Junho ficaremos a saber.

O dia-a-dia na Genentech é muito variado e muito trabalhoso. Mas poder ter a oportunidade de estar inserida numa empresa com toda esta história e impacto na indústria farmacêutica é um privilégio tremendo e uma experiencia bastante enriquecedora que tenciono continuar a aproveitar da melhor maneira.

 

Início da 1 DNA way

 

Created By: Sara Isabel Ferreira Veiga
Published: 15-02-2017 19:31

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto