Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > (Foto) Reportagem - “Portugal no Mundo” - São Paulo
(Foto) Reportagem - “Portugal no Mundo” - São Paulo

METRO Arquitetos | São Paulo

Brasil

Introdução

No contexto do programa Inov, surgiu a oportunidade de olhar com outros olhos para a cidade de destino, São Paulo. Tendo como formação a arquitetura, foi interessante estar atento às relações de uma presença portuguesa com as vivências da multiculturalidade diversa que existe.

A cidade que me acolhe é São Paulo, outrora uma pequena região, que foi ganhando um carácter empresarial ao longo dos tempos, e que hoje é conhecida quase como um centro de negócios. Muitos dizem que é a capital brasileira disfarçada.

Como todos os outros “embaixadores portugueses” fui mais um, mas desta vez com um olhar diferente. Tudo se resume a um momento e a um contexto, tal como em Arquitetura. Mais do que ver, acredito que vale a pensar naquilo que se observa.

Arquitetura são as relações entre uma sequência de espaços construídos, resultado disso, e criadas pelas pessoas, resultam as atmosferas – com um carácter diferente mas de relações, o movimento gastronómico também as cria.

Assim gastronomia é o meu “retrato” de São Paulo, relações entre Portugal/ Brasil à mesa. Por norma e como bom português, todas as iguarias ditas portuguesas, foram partilhadas por colegas de escritório e agora amigos.

 

Depois de um dia de trabalho, entrega de projeto entre outras peripécias normais de escritório de arquitetura, falei com todos os colegas de escritório e convidei-os para uma noite de conversa e convívio com os portugueses que vivem comigo, pastéis de belém foi o mote da noite. A Manteigaria é considerada um oásis do açúcar na Avenida Paulista, os pastéis de nata são a atração portuguesa. Contudo existem também outras bombas calóricas de fazer água na boca neste clima tropical.

Sardinhas –Cantinho do Português – Vila Buarque, São Paulo

 

Festas Juninas em São Paulo, despertam o interesse brasileiro em conhecer o que há em Portugal.

Explico aos colegas de trabalho, durante o almoço, o significado dos Santos e a forma como eles tomam conta da cidade de Lisboa. Ao lado do escritório, está o Cantinho do Português, restaurante português onde a “galera” sujou as mãos numa valente sardinhada em cima de um típico pão português. Foi a partir daquele prato que descrevi toda a quadra festiva que tem a sardinha como emblema.

Francesinha – Casa de Portugueses – Pinheiros, São Paulo

De norte a sul do pais a juntar pessoas à mesa, desta feita, foi hora da francesinha. Os colegas brasileiros depois de tanto perguntarem o que era aceitaram o convite de uma das portuguesas e foram experimentar a tentação secreta da cidade do Porto. Tudo para fazer acontecer este tão conhecido prato português, comprado em São Paulo.

Mais uma vez os colegas brasileiros foram recebidos, como acontece sempre por qualquer português em qualquer parte do mundo.

Azeite Galo – Casa de Portugueses – Pinheiros, São Paulo

 

Um dia ao almoço, com estranheza noto que algo sabia a Portugal, aquele sabor intenso não sabia de onde vinha. Até que um colega brasileiro vira a garrafa de azeite, e no meio da República, centro de São Paulo, leio Azeite Galo. Encontrar um produto tão português e fabricado na minha terra, bem longe de Portugal, foi como matar saudades. Por conhecimento familiar expliquei todo o processo do azeite aos colegas de escritório. A partir de agora sabem como se fabrica o azeite.

Mais tarde, em conversa com o dono do restaurante ele disse que “não vale a pena inventar” nem ter um qualquer, ele só usa o azeite galo porque sabe que é sempre um gosto garantido.

Arroz doce – Restaurante Santa Isabel – República, São Paulo

 

Conhecido por estar em todas as festas, o arroz doce é uma entidade bem portuguesa. Um legado tradicional que alegra o final do almoço dos colegas brasileiros, sem esquecer a canela. No Restaurante Santa Isabel, em pleno centro da cidade de. Contudo, para que os clientes saiam com um sorriso, nada melhor do que um doce bem lusitano, seja ele quente, frio, com canela ou leite condensado.

Pastéis de Nata – Bacalhau do Tuga – Arraial do cabo, Rio de Janeiro

 

Mais um toque português em terras brasileiras, desta vez, fora do estado de São Paulo, contudo foi partilhado com amigos paulistas. Mais um momento doce e alegre graças ao pastel de nata.

O Bacalhau do Tuga é um Restaurante bem português que fica em Arraial do Cabo, Rio de Jan. Tem de tudo para fazer lembrar e matar saudades da comida portuguesa. Uma receção digna de Português!

  

Vinho Herdade do Esporão– Supermercado Pão de Açúcar – República, São Paulo

Vinha da Herdade do Esporão, o único dos exemplos gastronómicos que não saiu de fora da embalagem, neste caso da garrafa e também da loja. Um precioso bem português e também merecidamente caro, em terras brasileiras. Qualquer brasileiro sonha em ter esta companhia durante um jantar, até mesmo ao almoço.

Encontrei este exemplar num supermercado, ao lado do escritório onde trabalho. Uma cadeia de supermercados bem conhecida em todo o Brasil.

Bacalhau – Supermercado Pão de Açúcar – Higienópolis, São Paulo

 

Diz o ditado que há mil e uma formas de o fazer, o bacalhau é visto como o ouro português no Brasil. Num sábado, lá em casa decidimos juntar todos os colegas brasileiros para um festim à moda portuguesa, o bacalhau como personagem principal e animado com o nosso famoso fado.

Café Delta –Casa de colega brasileiro – Jardins, São Paulo

 

Café Delta, um produto com uma excelência e um percurso muito bons, dos melhores produtos nacionais. Curiosamente num dos jantares com os colegas brasileiros, encontrei este clássico contemporâneo estacionado no balcão da cozinha.

Vinho do Porto – “Lá em casa” – Consolação, São Paulo

 

O famoso vinho do Porto, tão importante como a bandeira nacional é já um marco de sabor, dentro e fora de fronteiras portuguesas. Este foi uma oferta com a qual os próprios portugueses se brindaram.

 

Created By: João Nuno Covas Quinas
Published: 17-02-2017 17:30

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto