Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > (Foto) Reportagem sobre o quotidiano de uma INOV no Reino Unido
(Foto) Reportagem sobre o quotidiano de uma INOV no Reino Unido

Joana Silva | C20

Logoplaste | Coleford

Reino Unido

 

Com a finalização do meu curso decidi que queria viver uma experiência internacional que me enriquecesse tanto a nível pessoal como profissional.

Para a realização deste objetivo, resolvi então concorrer ao Inov Contacto pela AICEP. No entanto, quando concorri não sabia se seria selecionada, muito menos qual o país ou empresa que me iria acolher, caso o fosse. Contudo, após várias fases de seleção, chegou o tão desejado e-mail, tinha sido finalmente aceite e no final do campus a notícia…Logoplaste, Reading.

Não podia ter ficado mais contente, uma vez que sou da área de Engenharia de Polímeros, nada melhor que uma empresa que trabalha no setor de transformação de plásticos para me acolher nestes seis meses de estágio.

A Logoplaste foi fundada em 1976 em Portugal e é, hoje em dia, apontada com frequência como um caso de sucesso. A empresa foi pioneira no sistema “in-house” que consiste na instalação da fábrica junto do cliente, formando uma unidade integrada e assegurando uma das fases do processo produtivo.

Atualmente, a Logoplaste encontra-se presente em 16 países com um total de 62 unidades produtivas.

 

Uma empresa, vários estágios!

Neste momento, a Logoplaste proporcionou-me o contacto com duas realidades distintas, trabalhar nos escritórios em Reading e numa fábrica em Coleford, na qual me encontro neste momento.

A fábrica em Coleford que iniciou funções em 2010 trabalha atualmente em parceria com a LRS (Lucozade Ribena Suntory). A LRS é uma empresa japonesa que produz duas das marcas mais vendidas no Reino Unido, Lucozade e Ribena.

 

LRS (Lucozade Ribena Suntory).

Coleford é uma pequena cidade comercial com cerca de 8359 habitantes, rodeada por uma vasta floresta, Forest of Dean.

 

Centro da Cidade de Coleford.

Uma das experiências mais marcantes, até agora, nesta minha curta estadia por Coleford foi o tempo/clima. Tanto está um dia lindo de sol, ideal para um lanche no jardim, como no dia a seguir já está a chover ou até mesmo a nevar. Mas nada como ter um guarda-chuva sempre pronto na mochila para estas ocasiões.

 

 

Dia-a-dia de uma INOV na Logoplaste em Coleford

Um dia normal começa pelas oito horas da manhã, altura em que chego à Logoplaste de carro com a minha colega de casa e trabalho, cujo nome também é Joana. Após a passagem do cartão pela porta de entrada, lá seguimos para os balneários femininos para vestir a camisola da Logoplaste, seguido por uma paragem pela cantina para fazer um cafezinho, ou no caso da Joana, um chá.

 

Porta de entrada da Logoplaste.

 

Entrada da Logoplaste.

 

As Joanas.

De seguida, dirigimo-nos para o Departamento da Qualidade, o nosso local de trabalho, o qual partilhamos com mais dois colegas, o Mike e o Alan. Como somos duas pessoas com o mesmo nome, no mesmo departamento, os nossos colegas de trabalho acharam por bem, que alguém devia ter uma alcunha. E foi assim, que o meu nome Joana passou a ser J2O.

 

Alan (em pé) e o Mike (sentado).

Normalmente a semana é iniciada com um bolo, designado de Monday Cake, em que alguém traz um bolo para ajudar a começar bem a semana, e terminada com uma reunião às sextas-feiras, Quality Assurance Meeting. Após várias tentativas de reuniões em diferentes dias, reparámos que a boa disposição sentida às sextas-feiras ajuda na resolução dos problemas deparados nessa semana e na elaboração de um plano de tarefas para a semana seguinte.

 

Monday Cake.

 

Quality Assurance Meeting.

Todos os dias existe uma hora que é dedicada ao almoço. Felizmente, na Logoplaste existem duas opções, trazer a refeição preparada em casa ou comprada num supermercado, e comer na cantina da Logoplaste ou então, almoçar no refeitório da LRS a preços bastante acessíveis. Com 2£ faz-se uma bela refeição, com direito a prato principal e sobremesa.

No meu caso, desde que arranjei casa comecei a trazer a minha própria comida e a almoçar na cantina da Logoplaste, que dispõe de frigorífico e micro-ondas, com os meus colegas de trabalho.

 

Cantina da Logoplaste.

Depois de um dia de trabalho intenso, nada como fazer as compras para o jantar e/ou pequeno-almoço e apanhar o autocarro para casa. Viagem curta, uma vez que moro a 2 milhas do centro, mas com um belo cenário.

 

Vista do autocarro.

Nos fins-de semana, aí é que se conhece verdadeiramente Coleford.

Puzzlewood, lugar lindíssimo no meio da Forest of Dean, que serviu de local para filmagens de alguns episódios da séria televisiva Merlin, Doctor Who, Atlantis, assim como para o filme Star Wars: The Force Awakens.

 

 

Symonds Yat, pequena vila situada na Forest of Dean, ideal para canoagem ou até mesmo para conviver nos pubs em frente ao rio Wye. Já, o Symonds Yat Rock, proporciona uma vista fantástica do rio e com alguma sorte é possível ver algumas aves de rapina.

 

Symonds Yat.

 

Symonds Yat Rock.

Forrest Warrior, uma corrida cheia de obstáculos na Floresta. Para os mais aventureiros e com uma boa condição física, esta é uma das atividades que recomendo a fazer. Na foto, a probabilidade de encontrar uma Joana é elevada, infelizmente não sou eu, mas sim a minha colega de casa e trabalho. No próximo, se tiver oportunidade, faço-lhe companhia.

 

Mais do que diferentes lugares, as viagens são feitas de pessoas!

 

Inov em Coleford.

 

Inovs em Londres.

 

Inovs em Brecon Beacons.

 

Inovs em Tenby.

 

Inovs em Manchester.

 

Created By: Joana Luísa Padrão Cruz Costa e Silva
Published: 17-02-2017 18:13

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto