Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Responsabilidade Social e Ambiental na AutoVision GmbH (Grupo Volkswagen)
Responsabilidade Social e Ambiental na AutoVision GmbH (Grupo Volkswagen)

Inês Pinto Borges | C20

AutoVision GmbH | Wolfsburg

Alemanha

 

A AutoVision é uma empresa de Gestão de Recursos Humanos do Grupo Volkswagen, especializada na prestação de serviços e trabalho temporário, cumprindo os exigentes requisitos das empresas clientes, profissionais com o devido potencial.

Sendo 100% subsidiária da Volkswagen AG, fornece ao Grupo um apoio essencial face aos constantes desafios da indústria automóvel, disponibilizando serviços de alto valor acrescentado e com elevados padrões de qualidade, contando para isso com a competência, flexibilidade e inovação dos seus colaboradores.

Só na Alemanha, a AutoVision emprega cerca de 10 800 colaboradores e está ainda presente em Portugal, Espanha, Bélgica, Hungria e Eslováquia.

A AutoVision GmbH, com sede localizada em Wolfsburg, trabalha lado a lado com a Volkswagen AG, vivendo de acordo com os valores do Grupo e adotando as suas estratégias, adaptando-as às suas próprias necessidades.

O Grupo Volkswagen é o segundo maior fabricante de automóveis do mundo, com mais de 590 mil empregados e uma produção anual que ronda os 10 milhões de automóveis. A extensa produção leva a uma necessidade contínua de garantir a sustentabilidade do Grupo em termos económicos, ecológicos e sociais.

São assim estabelecidos três importantes valores pela Volkswagen: criação de valor, inovação e responsabilidade.

1.     Responsabilidade Social

Para o Grupo Volkswagen, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) representa um compromisso de bem-estar local, muito além dos portões da fábrica.

A Volkswagen está representada um pouco por todo o mundo e, dada a sua globalidade, tende a assumir um dever para com a sociedade que vai muito além do apoio de causas ou projetos pontuais.

Para além do apoio de projetos culturais e sociais, tornou-se uma forte ferramenta para impulsionar a economia e o desenvolvimento local nas regiões em que opera. O Grupo apoia perto de 200 projetos em todo o mundo, pensados para fortalecer estruturas económicas e sociais, e para tentar garantir, tanto quanto possível, que os seus colaboradores, acionistas e a população local beneficiam com estas iniciativas.

 

Definindo prioridades

Para além dos projetos sociais e de educação, que surgem no topo da lista relativamente às prioridades de ação do Grupo, é recorrente a oferta de apoio imediato a vítimas de desastres naturais, promovendo paralelamente ações de voluntariado junto dos seus colaboradores.

Os projetos que o Grupo decide apoiar são escolhidos e desenvolvidos com base em princípios claramente estipulados:

·         Devem estar completamente de acordo com os princípios fundamentais do Grupo e surgir em resposta a um problema ou uma necessidade local ou regional específica;

·         Os projetos refletem a diversidade dentro do Grupo e no ambiente social nos quais estão inseridos;

·         Os projetos compreendem um estreito diálogo entre todas as partes interessadas e as unidades locais responsáveis pelo seu desenvolvimento e execução;

·         A gestão e supervisão de cada projeto é delegada a unidades locais.

Em Portugal, por exemplo, a Volkswagen apoia desde 2011 o projeto ATEC. Esta Academia de Formação promovida em conjunto com a Siemens, a Bosch e a Câmara de Comércio e Indústria Luso- Alemã, está presente em Palmela, onde está localizada a Volkswagen Autoeuropa, a unidade fabril da Volkswagen em Portugal.

Através da introdução de um sistema dual de formação profissional em empresas locais e ensino teórico na ATEC, o projeto ambiciona impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região.

 

Apoio às Regiões

A preocupação com o meio ambiente e a população local das regiões que ocupa, leva a Volkswagen a assumir um compromisso a longo prazo com as mesmas, reunindo os esforços necessários para manter um ambiente sustentável, onde é agradável viver, dando destaque à região e aumentando a qualidade de vida da sua população. A Volkswagen AG apoia iniciativas de crescimento regional ligadas à educação, saúde, energia, lazer e transportes.

 

Um bom exemplo disto é a cidade de Wolfsburg na Alemanha, onde é localizada a sede do Grupo e também a AutoVision GmbH.

 

Wolfsburg AG é uma parceria público-privada entre a cidade de Wolfsburg e a Volkswagen AG, criada em 1999 para desenvolver projetos orientados para o futuro, que funcionam como incentivos e iniciativas para criar oportunidades de negócio, emprego e aumentar a qualidade de vida na região de Wolfsburg.

 

Esta parceria tem-se revelado bem sucedida dado que, em 2013, Wolfsburg liderou a tabela para o crescimento económico numa avaliação realizada pela revista Wirtschaftswoche, conseguindo igualmente uma avaliação positiva em termos de receitas fiscais, produtividade e empregabilidade do sexo feminino.

 

 

2.     Responsabilidade Ambiental

Os aspetos ambientais assumem, cada vez mais, um papel de destaque nas decisões e estratégias de uma empresa, sendo imperativo adotar medidas ecologicamente sustentáveis e que assegurem a qualidade e segurança ambiental dentro e fora da fábrica.

Em 1971 foi fundado na Volkswagen o primeiro departamento responsável pela proteção ambiental. Seguiram-se anos de progresso face a esta temática, com a obtenção de certificação ambiental, de acordo com a norma internacional EN ISO 14001 em 1995, a primeira Conferência Ambiental do Grupo em 1998 e a publicação anual do relatório de sustentabilidade do Grupo desde 2005. Ano após ano têm sido adotadas novas práticas e definidos novos objetivos ambientais, tendo em vista o grande objetivo do Grupo: atingir, até 2018, o auge ecológico tornando-se o número 1 do setor automóvel mundial, não só em termos económicos mas também em termos ecológicos.

 

A empresa assume a responsabilidade pela melhoria contínua da compatibilidade ambiental dos seus processos e produtos, e pelo uso cada vez mais consciente de recursos naturais e energia, tendo em conta os aspetos económicos.

 

De acordo com o descrito na Política Ambiental da Volkswagen:

·         É objetivo declarado da Volkswagen restringir ao mínimo o impacto ambiental em todas as suas atividades, prestando o seu contributo para a resolução dos problemas ambientais, a nível regional e global;

·         É objetivo da Volkswagen fornecer aos seus clientes automóveis de alta qualidade satisfazendo simultaneamente as suas expectativas quanto à compatibilidade ambiental, segurança, economia, conforto e qualidade;

·         A Volkswagen investe continuamente no desenvolvimento de produtos, processos e conceitos ecologicamente eficientes;

·         Está a cargo dos responsáveis pela gestão ambiental da empresa assegurar, em conjunto com fornecedores, retalhistas, prestadores de serviços e empresas de reciclagem, que a compatibilidade ambiental dos seus veículos e instalações de produção é sujeita a um processo de melhoria contínua;

·         O Conselho de Administração da Volkswagen deve, em certos períodos de tempo, verificar que a política ambiental e os objetivos da empresa estão a ser tidos em conta e que o Sistema de Gestão Ambiental está a funcionar corretamente. Isto deverá incluir a verificação e avaliação de dados ambientais relevantes;

·         A Volkswagen deve manter-se em comunicação e partilhar informações com clientes, revendedores e com o grande público;

·         Todos os colaboradores da Volkswagen são, de acordo com as suas funções, informados, treinados e motivados em matérias de proteção ambiental. Estes têm a obrigação de implementar tais princípios e cumprir com as disposições legais e os regulamentos oficiais, quando estes se aplicam às suas atividades.

 

Em suma, a responsabilidade pelo ambiente passa por produzir carros limpos em fábricas limpas. Um “carro limpo” significa muito mais do que um carro com baixo consumo de combustível; é um objetivo simples que requere uma série de operações complexas e minuciosamente planeadas ao longo de toda a cadeia de produção, desde o desenvolvimento das tecnologias à entrega do veículo.

Think Blue.

Desde o desenvolvimento do produto à produção em si, o automóvel é projetado para que possa ser produzido, conduzido e mais tarde reciclado de uma forma amiga do ambiente. Todas estas etapas são acompanhadas por especialistas ambientais que certificam que ao longo do seu ciclo de vida, o veículo alcança os melhores valores possíveis em termos de proteção do clima, da saúde e preservação de recursos. Esta abordagem é denominada Think Blue. Engineering.

Passando para a etapa de produção, o objetivo é reduzir, até 2018, o impacto ambiental da produção de cada unidade em 25% comparativamente ao ano de 2010, no que diz respeito ao CO2, resíduos, emissões de solventes, consumo de água e energia – sendo que atualmente cerca de um terço da energia consumida provém de fontes renováveis. Este processo tem como nome Think Blue. Factory.

Uso e Reciclagem

A responsabilidade ambiental da Volkswagen não termina com a entrega do automóvel ao cliente.

Estão ao dispor do cliente, por exemplo, cursos de formação de economia de combustível que, ensinando a conduzir de forma sustentável, permitem reduções no consumo de combustível e emissões que podem ir até aos 25%.

Chegado o fim de vida do veículo a Volkswagen, em conjunto com um grande número de fabricantes de automóveis internacionais, estabeleceu o IDIS (International Dismantling Information System) com vista a simplificar e otimizar a reciclagem destes automóveis. Gracas ao seu design inteligente, hoje em dia os novos modelos Volkswagen podem ser cerca de 95% reaproveitados e 85% reciclados.

Uma rede europeia de instalações certificadas para a desmontagem de veículos em fim de vida aceita a devolução dos automóveis, por regra sem custos adicionais, assegurando e facilitando a reciclagem sustentável dos mesmos e reaproveitando os seus materiais transformando-os em matérias-primas de valor acrescentado.

Proteção da Natureza e da Biodiversidade

Para além da preocupação com o impacto ambiental, decorrente da produção e do uso dos seus veículos, a Volkswagen apoia ainda vários projetos  relacionados com a protecção da natureza e da biodiversidade, concretamente  a recuperação de rios e paisagens em cooperação, por exemplo, com a NABU (Naturschutzbund – Associação da Conservação da Natureza e Biodiversidade).

O trabalho em todo o Grupo, incluindo na AutoVision GmbH, é diariamente realizado olhando para o futuro mas mantendo sempre uma postura responsável relativamente às pessoas, ao ambiente e à sociedade. E isto está claramente refletido na postura e nos comportamentos dos seus colaboradores, plenamente conscientes da importância dos valores adotados pela empresa, fazendo do Grupo Volkswagen uma referência no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental.

 

Created By: Inês Joana Pinto Borges
Published: 15-02-2017 18:04

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto