Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > (Foto) Reportagem sobre o quotidiano de um Inov na Mozago - Moçambique
(Foto) Reportagem sobre o quotidiano de um Inov na Mozago - Moçambique
 
André Baltazar Silva
Mozago Lda. | Maputo
Moçambique
 
 
MAPUTO
 

Vista da baía de Maputo

Maputo é a capital e a maior cidade da República de Moçambique. Situada no extremo sul do país, junto da fronteira com a África do Sul e Suazilândia, é o principal centro financ iro, corporativo e mercantil do país. O município tem uma área de 346,77 quilómetros quadrados e uma população com mais de 1 milhão de habitantes. Contudo, quando se engloba a sua área metropolitana, como a cidade da Matola e Boane, atinge-se uma população de 1,7 milhões de habitantes.

MOZAGO Lda.

A Mozago Lda. é uma pequena-média empresa de Moçambique, fundada no ano de 2012, cujo principal ramo de atuação é a Construção Civil. Focada no setor que aposta na construção e remodelação de escritórios, espaços comerciais, agências bancárias e edifícios de habitação, rapidamente conquistou um elevado know-how e importância no mercado de Moçambique.

 

Avenida de Angola - Localização da sede da Mozago Lda.
 

A sua sede situa-se na movimentada Avenida de Angola, nos arredores da cidade de Maputo, uma zona predominantemente industrial que permite ter um acesso facilitado à obtenção de materiais e/ou equipamentos. 

 
 
Receção dos escritórios da Mozago Lda.
 
A sede da Mozago Lda. na Av. de Angola congrega as várias áreas da empresa, administração, produção, financeira, orçamentação e armazenagem de material.
 

 
Open space da Mozago Lda.
 
Os escritórios são amplos locais de trabalho, num open space com várias ilhas e distintas zonas de trabalho, o que permite uma boa comunicação e troca de ideias na execução de um determinado projeto.
 
 
MOZABANCO BAIRRO DO JARDIM
 
Como referido anteriormente, um dos principais pontos de atuação da Mozago Lda. é a construção de agências bancárias, e assim, fui inserido na construção da agência do Mozabanco do Bairro do Jardim em Maputo.
 

Vista sobre o Bairro do Jardim em Maputo
 
O Bairro do Jardim, cujo nome se deve à proximidade com o Jardim Zoológico da cidade de Maputo, situa-se na zona suburbana da cidade, caracterizando-se como uma zona industrial e algo subdesenvolvida.
 

Obra da agência bancária do Mozabanco do Bairro do Jardim
 
 

Esta obra decorreu durante um prazo de execução de 3 meses, e caracteriza-se pela construção de fundações e toda a estrutura em betão armado do edifício. Com uma área de implantação de 780 metros quadrados e 420 metros quadrados de área útil, é uma das maiores agências do Mozabanco na cidade de Maputo.

 

Fachada principal da agência
 
 
  
 
Execução da sanca de iluminação em Z
 
 
Sanca de iluminação em Z concluída
 
Durante a fase de execução de obra ocorreram algumas situações particulares, com mais e menos gravidade, que me fizeram perceber melhor o quotidiano e funcionamento da cidade de Maputo e dos seus habitantes.
 
A primeira de alguma gravidade foi a entrada pelo estaleiro de obra de um autocarro, ou aqui mais conhecido por machibombo, que destruiu postes elétricos, vedações e alguns equipamentos que se encontravam nesta zona.
 

 Acidente com machibombo no estaleiro de obra
 
As causas do acidente estiveram relacionadas com provável excesso de velocidade e a não paragem num sinal vermelho. Apesar do aparato causado, não existiram feridos graves.
 

Acidente com machibombo no estaleiro de obra
 
Outra situação particular ocorreu durante a execução de uma pequena betonagem em obra quando terminou o stock de cimento. Assim, foi necessário pedir a um dos vários "tchova-tchova" que percorrem esta zona para ir até ao fornecedor mais próximo e comprar algumas sacas de cimento para se conseguir concluir a betonagem.
 

Tchova-tchova a entregar cimento na obra
 
Em suma, estes últimos meses tem sido uma aventura diária e constante, em termos profissionais e pessoais, numa realidade tão diferente da que existe em Portugal, que me tem permitido crescer e aprender em cada nova descoberta.
 
Created By: André Baltazar Silva
Published: 06-01-2017 15:05

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto