Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Responsabilidade Social e Ambiental na Transitex
Responsabilidade Social e Ambiental na Transitex

Filipe Lacerda | C20

Transitex | Maputo

Moçambique

 

 

A Transitex é uma empresa bastante ativa em termos sociais, tentando criar as melhores soluções para as comunidades em que se encontra inserida. Sendo uma empresa prestadora de serviços, o foco vai essencialmente para ações sociais, e existe um sentimento de preocupação constante no dever de contribuir para o desenvolvimento das populações que a rodeiam, não se revendo apenas como um mero agente económico fornecedor de serviços.

Começando por Portugal, passando pelo Brasil e acabando em Moçambique, são inúmeras as ações sociais que a empresa organiza e apoia.

Em dezembro do ano passado, a contribuição de Natal da empresa foi para a Casa da Criança de Tires, uma instituição que ajuda as crianças a serem crianças, um direito adquirido, mas que infelizmente nem sempre é cumprido.

 

 

Ainda em terreno português, um outro exemplo da nossa grande preocupação social foi a campanha que realizámos de modo a juntar donativos em género e monetários para a União Zoófila.

 

 

 

 

No Brasil, no dia 26 de setembro realizou-se a comemoração do 7º aniversário do projeto social da Monte Plano F.C. Este projeto tem vindo a realizar ações sociais junto da comunidade do bairro México 70, em São Vicente (SP). Os principais objetivos são levar alegria às crianças desta comunidade, bem como trabalhar a sua autoestima.

 

O evento teve o nome de "Dia Feliz" e foi totalmente dedicado às crianças. Estas puderam desfrutar de diversas atividades e brinquedos. Foram-lhes oferecidos cortes de cabelo, escovas e pastas de dentes, serviços de saúde e, claro está, lanches e doces para todas.

Este evento foi apoiado pela Transitex Brasil, que espera continuar a apoiar esta e outras causas sociais, contribuindo positivamente para as comunidades que a rodeiam.

 

 

 

Em Moçambique, onde me encontro a estagiar no âmbito do programa INOV Contacto, temos uma ação social a decorrer. Chama-se “O Projeto Kutsaca”. Este visa apoiar uma comunidade rural na região de Bilene, em Moçambique, onde promove o desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais entre as crianças da aldeia. O objetivo do projeto é proporcionar a estas crianças o acesso à educação, um dos princípios fundamentais reconhecido na Convenção dos Direitos da Criança (UNICEF), fundamental na tentativa de garantir a igualdade de oportunidades.

A Transitex quer ajudar o Projeto Kutsaca de duas formas: através da oferta dos serviços de logística para fazer chegar a Moçambique materiais doados ao projeto de Portugal e com um contributo para a construção da Escolinha Kutsaca. Este contributo vai ser gerado a partir de uma campanha de venda de lápis Transitex entre as equipas à volta do mundo, familiares e amigos.

 

 

Entre muitas outras, são inúmeras as atividades e ações que a empresa organiza e apoia.

Esta equipa procura assim ter uma atuação positiva junto às comunidades que lhe são próximas, pelo que organiza ou participa, sempre que possível, iniciativas de solidariedade com variadas causas, focando mais a sua atuação junto a instituições de países em desenvolvimento nos quais a Transitex se encontra presente.

 

Created By: Filipe Martins Ruano Lacerda
Published: 22-03-2017 15:39

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto