Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Foto Reportagem - Arquitetura Portuguesa em São Paulo
Foto Reportagem - Arquitetura Portuguesa em São Paulo

 

Filipe Henriques Ferreira da Rocha | C20

Quandrante | São Paulo

Brasil

 

Introdução

 

São Paulo é hoje em dia uma cidade com uma multiculturalidade gritante. Devido à forte emigração ocorrida no início do século XX é possível encontrar em cada canto da cidade, exemplos de culturas diferentes. Desde a cultura japonesa, à italiana passando pela espanhola e a portuguesa. Esta diversidade de culturas tem um reflexo impactante na cidade e nem o mais distraído turista ou visitante que por aqui passa, pode deixar de reparar na oferta desta mistura de culturas. Desde cedo nos apercebemos de que existe um enorme bairro com uma comunidade de japoneses (bairro da liberdade), que equipas de futebol vestem as cores da bandeira italiana, que menus de restaurantes se enchem de pratos italianos e japoneses e que até pode comer o famoso pastel de nata, em inúmeras padarias portuguesas espalhadas por toda a cidade.

Sendo A Maior cidade do Brasil, é considerada o centro económico da América Latina. Alberga hoje mais de 11 milhões de habitantes.

Por ser uma metrópole tão numerosa e vasta, os edifícios altos e esguios são o tema dominante da paisagem. Mas nem por isso é difícil encontrar resquícios da nossa passagem nesta cidade. Apesar de São Paulo não ser uma cidade com forte influência da arquitetura colonial, ao contrário de outras grandes cidades brasileiras, ela tem, mesmo assim, o nosso toque artístico, o qual pretendo expor nesta reportagem.

Walking tour - Centro

Na procura da presença da “nossa” arquitetura, deparei-me com a necessidade de fazer um guia turístico pelo centro da cidade. Desde modo, a sequência de fotos que coloquei segue o caminho do walking tour, que pode ser feito de modo gratuito no centro da cidade de São Paulo.

Apesar do centro de São Paulo estar nos dias de hoje bastante degradado e não ser aconselhável percorrer estas ruas durante a noite, visita-las a pé durante o dia é uma experiencia enriquecedora. Assim, desafio todas as pessoas que queiram conhecer um pouco mais sobre a história, influencias e tradições de São Paulo a visitar o seu centro histórico. Este agradável passeio tem o acréscimo de proporcionar ao visitante encontros com a arquitetura local brasileira, sempre contando com a forte influência da cultura e história portuguesas.

 

 

Fachada na Avenida Ipiranga (Centro)

 

 

Começando na Praça da República e passando pela Avenida Ipiranga, podemos encontrar uma fachada de um prédio que tem o denominado estilo de Sombreamento. Este é o mote para a implementação destes elementos caraterísticos de uma arquitetura portuguesa. A sua utilização padece de duas questões, uma funcional, que pretende um arejamento transversal através do apartamento, bem como estético, resultado de uma junção intensa de uma forma/padrão da própria fachada do edifício.

É um detalhe muito utilizado na construção do séc. XX em Portugal, com princípios higienistas.

 

 

Fachada Rua Martins Fontes (Centro)

Na Rua Martins Fontes, se observarmos com atenção o topo do edifício podemos observar os detalhes que definem uma pura inspiração de meados do século XX portuguesa, como é o exemplo deste volume fabril. O detalhe redondo que remata a esquina do edifício faz referência à arquitetura de Cassiano Banco, que alegra Lisboa com algumas das suas linhas ortogonais partidas por curvas bem proporcionais.

 

Edifício São Lucas (Centro)

No edifício de São Lucas a Arquitetura do Estado Novo está presente. Este estilo é quase considerado um movimento português, marcou com rigor habitações sociais e fábricas com a sua traçada regular e preocupação funcional. Desde a funcionalidade em planta, bem como em fachada, limpeza e objetividade inspiram esta fachada de um edifício de escritório no centro de São Paulo, que outrora foi uma fábrica.

Edifício Banco do Brasil (Centro)

O Banco do Brasil é um elemento com uma arquitetura parisiense, apesar disso este é um edifício projetado por um arquiteto chamado João, de origens portuguesas. É um exemplo de influência cultural a todos os níveis, visto que é o resultado de um arquiteto português a projetar segundo padrões franceses algures entre o século XX em solo Brasileiro.

 

Calçada da Rua da Consolação (Centro)

Calçada Portuguesa na Rua Barão de Itapetininga (Centro)

O ponto comum entre estas duas importantes avenidas do Centro é o revestimento que veste o chão de ambas. A calçada portuguesa, que dá um toque menos cinzento que o asfalto, tem por tradição alegrar as ruas com os seus padrões e duas cores às ruas e avenidas. Este revestimento está presente em inúmeras ruas de São Paulo, não só do centro, mas de toda a cidade. Esta é claramente uma influência da nossa arquitetura paisagista e urbanista na cidade brasileira.

Igreja Santo António na Praça do Patriarca (Centro)

Esta pequena igreja católica no centro de São Paulo, é a mais antiga igreja remanescente da cidade, que data do século XVI. É um claro exemplo da passagem portuguesa por esta cidade. A igreja tem a particularidade de ter o mesmo nome que o santo padroeiro de Lisboa, que no Brasil tem uma conotação diferente do nosso. No Brasil Santo António é o santo casamenteiro e o seu dia é sinónimo do dia dos namorados (12 de Junho) no Brasil. Apesar de já ter passado por 3 incêndios ao longo da sua vida, a Igreja permanece de pé até hoje, para que seja um testemunho vivo que a arquitetura portuguesa está presente em São Paulo. A sua atual fachada é uma reconstrução que data do século XX.

Vila Olímpia

A Vila Olímpia/Itaim Bibi são dois bairros da cidade de São Paulo que contêm os mais modernos e luxuosos edifícios da cidade. É um bairro caraterizado por ser uma zona com muitas empresas, bares e arranha-céus. Esta área tem como som de fundo a forte atividade que se faz sentir e o som dos helicópteros e aviões que passam às dezenas diariamente. Hoje em dia é o centro económico da cidade

 

Restaurante Portucale na Rua Nova Cidade (Vila Olímpia) 

Esta pequena casa, trata-se de um pequeno restaurante na zona da Vila Olímpia, que apesar de ser uma zona em que os prédios modernos predominam, é possível encontrar um restaurante com uma entrada que faz referencia aos castelos medievais portugueses. É uma memória de um passado ainda mais longínquo do que época colonial. Quanto ao nome só poderia ser um - “ Portucale”.

Restaurante Rancho Português – Praça Carananduba (Vila Olímpia)

Este edifício, que dá corpo a um dos melhores restaurantes portugueses da cidade, é um exemplar da nossa arquitetura, que faz sentir qualquer Português em casa, mesmo estando a milhares de kms de distancia. Podemos ver na fachada o embelezamento que os nossos típicos azulejos dão ao corpo da moradia.

Esta moradia tem diversos pormenores que são retirados das nossas casas, como por exemplo a mistura de cores. O branco preenchendo a maior parte do corpo do edifício e as bordas a azuladas são uma caraterística das casas do Alentejo.

Avenida Paulista

Cruzamento da Rua Augusta com a Av. Paulista

A Avenida Paulista é certamente a avenida mais famosa desta cidade. Esta extensa Avenida que mais parece de Nova York, devido aos altos arranha-céus que a envolvem, é um importante centro de negócios e cultura para os Paulistas. É nesta avenida que se fazem os grandes manifestos e protestos do País, sejam eles de cariz artístico, político ou até mesmo de orientação sexual.

Durante o dia a atividade que nela coabita é frenética. Nesta mesma rua, tão importante para a cidade e para o país, é possível mais uma vez evidenciar traços da nossa influencia, como se pode ver pela calçada portuguesa presenta no chão do cruzamento da Rua Augusta com a Avenida Paulista.

 

Created By: Filipe Henriques Ferreira da Rocha
Published: 22-03-2017 12:48

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto