Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > (Foto) Reportagem sobre o quotidiano de uma INOV na entidade de acolhimento - Innoflair, Alemanha
(Foto) Reportagem sobre o quotidiano de uma INOV na entidade de acolhimento - Innoflair, Alemanha

Joana Carvalho | C20

Innoflair | Darmstadt

Alemanha



O meu nome é Joana, tenho 23 anos e sou de Leiria. Sou licenciada em Comunicação Multimédia e tenho estado ligada ao webdesign desde que terminei o meu curso. Concorri ao programa INOV Contacto na esperança de “dar o salto” e ganhar mais experiência na minha área, visto que só estive em contexto de trabalho aproximadamente um ano e seis meses. Posso dizer que durante todo o processo, apesar de este ter funcionado muito bem, estava sempre presente um enorme sentimento de ansiedade. Toda aquela expetativa fazia com que não pensasse em mais nada até saber ao certo o que iria acontecer daí a seis meses.

 
Chegou a altura do campus e fui informada de que iria para a Alemanha, mais concretamente para Darmstadt, trabalhar numa empresa chamada Innoflair. Não tinha qualquer informação sobre a cidade nem tão pouco sobre o local onde iria realizar o meu estágio, mas isso não me fez perder o entusiasmo e estava preparada para a aventura.

 

Mapa Leiria - Darmstadt

Localização e distância entre Leiria e Darmstadt

 

Primeira pesquisa Google após o campus: “Darmstadt” - a preparação é essencial!
Ora Darmstadt é uma cidade no estado de Hessen na Alemanha, situada a aproximadamente 35km de Frankfurt. É uma cidade universitária onde atualmente habitam cerca de 150 000 pessoas.

Fiquei bastante satisfeita com a cidade para onde ia e ainda mais tranquila quando soube que iriam mais três “INOVs” comigo.

 

 
Darmstadt
Cidade de Darmstadt
 
 

Grupo INOVs C19 e C20

Grupo INOV C20 e João Matos (INOV C19)

 
 

Quando chegou à altura de me informar sobre a empresa comecei a ficar um pouco mais receosa. A Innoflair é uma empresa especializada no desenvolvimento de software utilizado na indústria espacial. Como eu estava a sair de uma agência de comunicação comecei a pensar que talvez teria sido mal colocada, embora confiar no processo de recrutamento do INOV.

 


Roll-up Innoflair

Roll-up com a descrição dos serviços da empresa

 

 

Quando cheguei a Darmstadt apercebi-me de que afinal tudo tinha corrido bem e, embora a empresa fosse focada num nicho de mercado no qual eu nunca tinha pensado trabalhar, nem tão pouco tivesse grande conhecimento, o meu orientador (também ele ex-INOV) tinha objectivos adequados ao meu perfil, ou seja, eu iria estar encarregue de desenhar o novo website da empresa e ajudar a melhorar as interfaces dos softwares desenvolvidos.

 

Dei início ao meu estágio uns dias depois de ter chegado à Alemanha. No primeiro dia conheci todos os elementos da equipa, foi-me atribuido um posto de trabalho e fiz uma pequena apresentação do meu portfólio e das minhas “skills” para que pudessemos discutir e delinear as minhas tarefas.

 

A Innoflair é uma empresa com uma cultura e ambiente muito descontraídos. Todos os atuais elementos já tinham colaborado juntos numa outra empresa e mais tarde resolveram fundar um novo projeto. Como o trabalho é muito técnico e relacionado com as novas tecnologias, alguns elementos trabalham remotos, ou seja, apesar de não estarem sempre no escritório estão a trabalhar em equipa na mesma e recorrem às tecnoclogias para comunicar entre si. No meu caso, eu estou no escritório todos os dias, normalmente das 9:00h às 18:00. Embora tenhamos os horários flexiveis, o horário da empresa são as habituais 8h diárias e eu optei por fazer o mesmo horário dos elementos que estão comigo no escritório.

 


despertador

7:40h, são horas de começar o dia!

 

 

cafe


But first, coffee

O meu quotidiano na empresa não difere muito do que eu já estava habituada a fazer quando estava a trabalhar em Portugal. Após chegar pela manhã, discuto brevemente o ponto de situação do trabalho que estou actualmente a desenvolver e definimos algumas metas para o mesmo. Como estou encarregue de desenhar interfaces, todo o meu trabalho é feito maioritáriamente no computador, excepto alguns esboços e estudos iniciais.

Toda a equipa trabalha num open space, o que facilita quando alguém precisa de alguma ajuda com alguma tarefa mais complicada.

 

 


entrada Innoflair

Entrada da empresa

 

 


escritorio Innoflair

Escritório Innoflair

 

 

 

secretaria


O meu posto de trabalho durante estes seis meses.

 

Habitualmente almoçamos todos juntos, o que facilita a criação de laços entre todos.

Da parte da tarde cada um continua com o seu trabalho, que na maior parte das vezes é independente do dos restantes colegas.

 

Já passaram quase cinco meses desde que vim para Darmstadt e para a Innoflair e no geral considero uma experiência bastante positiva, quer profissionalmente como pessoalmente.

Não teria sido a mesma coisa sem os INOVs que vieram comigo, sem dúvida. Obrigada pessoas!

 

PS: Futuros INOVs, boa sorte e aproveitem!

 

grupo inov
INOVs C19 e C20 - Alemanha
 
Created By: Joana Rita Ferreira Carvalho
Published: 15-02-2017 18:34

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto