Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > (Foto) Reportagem: Quotidiano de um INOV na Entidade de Acolhimento
(Foto) Reportagem: Quotidiano de um INOV na Entidade de Acolhimento

Cândida Silva | C20

Ramboll Environ Iberia | Madrid

Espanha

O intuito desta (Foto) Reportagem é dar a conhecer a toda a comunidade INOV e a possíveis futuros INOVs um dia num estágio deste programa.


No caso que se segue, vou-vos relatar um dia na minha entidade de acolhimento, a Ramboll Environ, uma empresa de consultoria ambiental.

Para melhor enquadramento da empresa, uma breve explicação: a Ramboll é uma empresa especializada em consultoria de engenharia, fundada em 1945, em Copenhaga. Por sua vez, a Environ era uma empresa norte-americana, fundada em 1982 em Washington DC, com especialização em consultoria ambiental, de higiene e segurança. Em Dezembro de 2014, a Ramboll decidiu fundir-se à Environ, formando assim a Ramboll Environ, uma empresa do grupo Ramboll.


Um dia de estagiário, seja em que empresa ou país for, começa sempre pelo pequeno almoço. Em Espanha não é diferente:

 
Café para começar bem o dia


Já na Ramboll Environ, começa entre as 9h e as 10h da manha. Como a empresa é bastante flexível, no caso de começarmos o trabalho pelas 10h, existe sempre uma compensação de horas, para que uma jornada de trabalho ronde as 8h.

O dia inicia-se com a chegada ao escritório. O escritório da Ramboll Environ em Madrid localiza-se na Gran Vía, no coração da cidade e temos o privilégio de trabalhar bastante perto de grandes atrações turísticas, como o Palácio de Cibeles e o Banco de España e com uma vista repleta de pérolas arquitetónicas.

 
Palácio de Cibeles, a escassos metros da Gran Vía
 
 
Vista da Gran Vía (Gabinete de Auditorias)
 

Depois de me instalar na secretária, começa a jornada de trabalho. O trabalho de consultoria envolve muitas horas em frente ao computador a recolher informação, tratar dados e redigir relatórios, mas também requer muito trabalho em campo, a reunir com clientes, recolher amostras de materiais (água, solo, ar) para análise e realizar estudos ambientais.

O aspeto de um gabinete de consultoria em “hora de ponta” é mais ou menos este:

 

Gabinete da Equipa de Solos, completamente cheio

Mas como nem só de escritório vive um auditor, muitas vezes este cenário muda e quando existem auditorias e trabalhos de campo para fazer, os gabinetes ficam mais vazios.

A Ramboll Environ trabalha em toda a Ibéria, com projetos que incidem maioritariamente em 3 vertentes distintas: Auditorias Ambientais, Investigações de Solos e Auditorias de Higiene e Segurança. Num dia de auditorias, o mais provável é encontrarmos este cenário em Madrid:

Gabinete da Equipa de Auditorias (em campo) - completamente vazio

A hora de almoço é sempre uma altura para descontrair e repor energias. Aqui prezamos a boa alimentação, pelo que muitas vezes o almoço é caseiro e cada qual traz o seu petisco. O escritório tem uma zona de copa onde podemos aquecer a comida e conviver com todos os colegas, mas quando o tempo está favorável, subimos à terraza do prédio, no sexto andar e aproveitamos os raios de sol.

 Almoços na terraza, com vista para o Metropolis e Circulo de Belas Artes

Depois do almoço, voltamos “à carga” e continuamos a trabalhar. Mas um consultor júnior não fica sempre pelo escritório… a Ramboll Environ proporciona aos estagiários vários momentos de formação, onde podemos acompanhar um consultor experiente nas diversas áreas em que a Ramboll atua, quer na componente de auditoria, quer na componente de recolha e análise de amostras.

 O cenário num trabalho de recolha de amostras em Zumaia (País Vasco):


 


Eu e o Luís (estagiário espanhol), numa recolha de amostras de água em Zumaia

Já em auditorias, o cenário é ligeiramente diferente. A título de exemplo, algumas fotografias de uma auditoria ambiental a uma fábrica de papel e cartão em Pamplona.

Resumo de uma auditoria – visita às instalações de uma fábrica de papel (Pamplona)

Revisao de documentos pós-auditoria

Voltando a Madrid, um dia na Ramboll Environ acaba por volta das 18h/19h. Mas não ficamos por aqui… e um copo com amigos ou com pessoal do trabalho é sempre um bom motivo para disfrutar do final de mais um dia madrileño!

Fim do dia de trabalho, no Estádio Santiago Bernabéu

Created By: Cândida Cláudia Rodrigues da Silva
Published: 16-01-2017 15:42

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto