Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > O quotidiano de uma iNOV na entidade de acolhimento – SYLENTIS, Madrid
O quotidiano de uma iNOV na entidade de acolhimento – SYLENTIS, Madrid

Michéle Horta | C20
Sylentis | Madrid
Espanha

 

O quotidiano de uma iNOV na entidade de acolhimento passa por diariamente aprender tudo o que pode, não só na sua área de carreira, mas também como ser humano. 

 

A chegada a esta empresa, a Sylentis (Fig. 1), foi a chegada a uma equipa que trabalha em uníssono para atingir os seus objetivos. E para isso há interajuda, principalmente para com os recém-chegados, que são acolhidos como se já da equipa fizessem parte desde o primeiro dia.

 

Figura 1 - Logótipo da empresa Sylentis visível na entrada do laboratório.

 

A Sylentis é uma empresa farmacêutica dedicada à investigação e desenvolvimento de medicamentos, com base numa tecnologia inovadora que utiliza RNA de interferência, para o tratamento e prevenção de doenças com impacto na sociedade. Esta empresa é relativamente recente, tendo sido fundada em 2006 e estando inserida na companhia Pharma Mar S.A. Os seus laboratórios estão atualmente localizados no PTM (Parque Tecnológico de Madrid) em Tres Cantos (município situado a 22 km do norte de Madrid), mais propriamente na S2B (Science to Business) (Fig. 2 e 3).

 

Figura 2 - Edifício da Science to Business em Tres Cantos, onde estão  localizados os laboratórios da Sylentis.

 

Figura 3 - Porta de entrada para o laboratório.

 

O quotidiano desta organização passa por trabalhar em equipa para atingir os objetivos da empresa, contribuindo assim para o avanço da ciência e qualidade de vida de pacientes. As suas principais áreas de investigação focam-se nas doenças oculares, inflamatórias ou doenças do foro do sistema nervoso central.

 

O meu dia começa cedo.

A viagem entre casa e o trabalho dura cerca de 45min a 1h, pois para chegar a Tres Cantos é necessário apanhar o metro e seguidamente o comboio, o cercanías (Fig. 4).

 

Figura 4 - Linhas de comboio na estação de Chamartin observadas através da janela do cercanias.

Esta é a opção mais rápida e confortável, no entanto também existe a hipótese de fazer o percurso de autocarro.

O horário praticado no laboratório é flexível. Por norma a entrada é entre as 8 e as 9h (excepto à sexta) e a saída entre as 17.15 e as 18.15. À sexta-feira o horário é mais curto iniciando-se às 8h e terminando às 14.35 (Fig. 5).

 

Figura 5 - Paisagem observada através da janela do laboratório em Tres Cantos pela manhã (nascer do sol).

Pela manhã, ao chegar ao laboratório, começa-se por organizar entre todos a disponibilidade dos aparelhos a serem necessários nesse dia (Fig. 6). Assim, é possível todos trabalharem, sem se atrapalharem e prosseguirem os seus estudos.

 

Figura 6 - Alguns dos aparelhos utilizados (Termocicladores em tempo real) nos estudos realizados no laboratório da Sylentis. Zona de qPCR.

É necessário organizar o material que se irá utilizar e verificar as culturas celulares, nomeadamente o seu crescimento e morfologia, para proceder à sua utilização nas investigações, como é o caso das transfecções. Verificam-se ainda protocolos, elaboram-se folhas de excel com os cálculos necessários de reagentes e a identificação do material biológico (Fig. 7).

 

Figura 7 - Câmara de fluxo e material de laboratório utilizado diariamente na sala de cultivos celulares.

Durante o dia e ao longo da semana são desenvolvidos os trabalhos de investigação da empresa (Fig. 8). À quinta-feira, é feita a reunião com a responsável onde são apresentados os trabalhos desenvolvidos, resultados obtidos e existe a discussão dos mesmos. É feita uma análise mais intensiva dos resultados pela responsável podendo posteriormente indicar se existe a necessidade de repetição de algum dos estudos.

 

Figura 8 - Microscópio óptico para observação de culturas celulares.

Às sextas-feiras, o dia da semana mais curto, geralmente é um dia utilizado para terminar algo que não tenha sido finalizado, repetir alguma parte dos estudos, ou fazer a análise dos mesmos. É também neste dia que são por norma comunicados os planos de trabalho semanais a serem realizados na semana seguinte. Com este plano é possível delinear o que fazer ao longo dos dias dessa semana.

 

Em qualquer altura, se tivermos dúvidas ou se ocorrer algum problema, há sempre alguém que está ali para nos ajudar a ultrapassar qualquer barreira que possa surgir.

 

Mas nem só de trabalho vive o homem. O convívio entre as pessoas também é uma constante. Os almoços decorrem na cantina que ali existe no edifício do S2B, estando esta equipada com máquinas de venda automática, frigoríficos e micro-ondas, que podem ser utilizados pelos funcionários das empresas ali presentes. Estes momentos são aproveitados para descontrair, conhecer um pouco mais sobre os colegas que ali trabalham, sendo que por vezes existe aquela curiosidade sobre Portugal, sobre nós e vice-versa. No entanto, algumas vezes o grupo (do laboratório de biologia e química) aproveita e sai para almoçar fora em restaurantes próximos do parque, disfrutando um pouco da gastronomia local (Fig. 9).

 

Figura 9 - Alguns dos pratos da gastronomia local de Tres Cantos. Entre eles, destaca-se o "rodizio de arroces" e os "huevos rotos".

É nestas alturas que conseguimos também aquelas dicas de locais a visitar na cidade e arredores, onde se pode comer bem (barato de preferência) e festividades locais a não perder (Fig. 10, 11 e 12). Uma rede social à moda antiga!

 

Figura 10 – Lago artificial do parque do Retiro. Um dos símbolos de Madrid, mandado construir pelo rei Filipe IV. Neste existem cerca de 8000 peixes.

Figura 11 - Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, construída entre 1563 e 1584. O complexo é constituido pelo palácio real, a basílica, um cemitério, uma biblioteca e um mosteiro. Está localizado na cidade de San Lorenzo de El Escorial em Madrid.

Figura 12 - Palácio Real de Aranjuez, uma das residências da Família Real espanhola. Está localizado junto às margens do rio Tejo, no município de Aranjuez (Madrid).

No regresso ao laboratório, para a segunda metade do dia, há que meter as mãos ao trabalho e aproveitar o tempo que falta para finalizar o que estamos a fazer, adiantar o que se pode para o dia seguinte, ou mesmo fazer o que seja necessário no laboratório, como é o caso de repor o stock de material. Porque um INOV faz de tudo um pouco! A rotina laboratorial inclui de tudo, desde a limpeza do laboratório à reposição e verificações de stocks, entre outras tarefas.

Mas quando se trabalha por gosto e no que se gosta, os dias passam a correr e não existem sacrifícios. Como diz o provérbio popular: Quem corre por gosto, não cansa!

E, trabalhar aqui, de sacrifício não tem nada, pois é com um sorriso no rosto e com vontade, que no dia seguinte se vem trabalhar para mais um dia! E é graças a esta equipa e ao INOV que isto acontece e tornou-se nesta maravilhosa oportunidade.

Por isso só resta dizer: Muito obrigada!

 

Created By: Michéle Marisa Bouças Horta
Published: 15-02-2017 18:53

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto