Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Responsabilidade Social e Ambiental na Sotubos – Tubos de Moçambique, LDA
Responsabilidade Social e Ambiental na Sotubos – Tubos de Moçambique, LDA

 

Catarina de Matos Martins | C20

Sotubos – Tubos de Moçambique, LDA

Maputo, Moçambique

 

 

A Sotubos – Tubos de Moçambique, LDA é uma das empresas que constituem o Grupo Alves da Silva. Atualmente, é uma das principais referências em Moçambique no que diz respeito à comercialização de todo o tipo de tubos, acessórios, materiais para canalização de água e gás, artigos sanitários, climatização, rega, materiais para construção civil e obras públicas. Conquistou esta posição no mercado, fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos seus 20 anos de existência naquele país.

 

Por terem uma presença tão forte no mercado e por atuarem num dos países menos desenvolvidos do mundo, o papel que as empresas do grupo desempenham na sociedade em que estão inseridas torna-se ainda mais importante.

 

No âmbito da responsabilidade social, a empresa possui um programa anual de patrocínios e apoios sociais que ajudam a combater algumas dificuldades com que as instituições ou outras entidades se deparam diariamente. E os seus apoios são em áreas tão diversas como o desporto e obras sociais: a Académica de Maputo e o judoca Edson Madeira, a Casa do Gaiato e a Fundação Malangatana são alguns exemplos disso mesmo. Quer através da doação de bens, quer pela entrega direta de valores monetários, a contribuição dada pela empresa ajuda a melhorar um pouco as condições das instituições a quem doa, bem como as daqueles que por elas são apoiados.

 

Dentro da responsabilidade social, ainda que de forma indireta, existe uma outra área que assume elevada importância para o grupo e o meio em que se insere: a responsabilidade ambiental. Além da revenda de artigos, a empresa dedica, desde 2014, uma parte do seu plano de negócios também à produção, fabricando essencialmente tubos e acessórios em PVC, Polietileno e Polipropileno. Todo este processo de fabrico é feito de forma sustentável, através de uma política de desperdício zero em que tudo é reciclável e reutilizável.

 

Os resíduos emitidos são tratados, bem como todo o material que tenha na sua composição PVC, Polietileno e Polipropileno e apresente algum defeito (que invalide a sua comercialização), é reaproveitado nos planos de produção seguintes.

 

Mesmo antes do início da sua atividade, a fábrica foi alvo de um Estudo Ambiental que ajudou a comprovar a sua aptidão para produzir com reduzido impacto ambiental para o seu meio envolvente. Apesar das boas práticas já implementadas na empresa, há ainda muito a fazer no que diz respeito aos temas da responsabilidade social e ambiental. A própria cultura moçambicana ainda não está totalmente sensibilizada para estes assuntos, pelo que será de extrema importância cada vez mais empresas implementarem nas suas políticas internas pequenas práticas que ajudem a sensibilizar, não só os seus colaboradores, como a própria sociedade.

 

Num país como Moçambique, cujo potencial de crescimento é enorme, um pequeno passo poderá fazer toda a diferença no sentido de um desenvolvimento sustentável, tanto a nível social como ambiental.

 

Created By: Catarina de Matos Martins
Published: 15-03-2017 15:32

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto