Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > (FOTO) Reportagem Ver Portugal no Mundo
(FOTO) Reportagem Ver Portugal no Mundo

Inês Pinto de Carvalho

J Portugal Ramos – The Winebow Group | Nova Iorque

Estados Unidos da América

 

Fui colocada naquele que é considerado por muitos (eu inclusive), o melhor destino deste programa, Nova Iorque. Não foi preciso muito tempo para me aperceber que a minha sorte foi além da cidade em que fui colocada, ou seja, tive também muita sorte com a empresa onde estou a estagiar. A minha entidade de acolhimento é a importadora dos vinhos da J Portugal Ramos, a Winebow, e o meu orientador de estágio é o Frank Paredes. Nascido nos EUA mas com raízes bem portuguesas, não esquece as suas origens e tem orgulho em ser português. Além disso, sabe qual é o melhor clube de futebol do mundo.

 

Frank

Frank

 

Apesar de estar a maior parte do tempo no escritório de Manhattan em NY, tive várias oportunidades de ver o mercado em New Jersey, onde existe uma comunidade portuguesa gigante, mais precisamente na cidade de Newark. O estranho aqui é andar pela rua e ouvir pessoas a falarem inglês. Os restaurantes têm nomes portugueses, os preços são bem mais convidativos do que os praticados em Manhattan, e os menus são preenchidos com vários pratos tipicamente portugueses. Aqui mata-se saudades de casa, com direito a água do Luso, pão e azeitonas de entrada, e uma carne de porco à alentejana.

 

Almoço

Almoço

 

Dentro de Newark, é no bairro de Ironbound que se concentram a maior parte dos portugueses que vivem nesta cidade e aqui podemos ver vestígios de Portugal em cada esquina.

 

Full size render

Full size render

 

A caminho da estação de comboios para voltar para NY, descobri uma grande imagem grafitada num muro a ilustrar o Infante Dom Henrique. Esta parede encontra-se numa das principais ruas de Newark, a Ferry Street, e está bem visível a todos os que passam por lá, seja de carro ou a pé.

 

Grafitti ilustrando Dom Afonso Henrique

Grafitti ilustrando Dom Afonso Henrique

 

Ainda sobre Newark, e porque com este tema não poderia deixar de falar sobre esta cidade, quis incluir neste trabalho o 10 de Junho - Dia de Portugal. Mais do que em qualquer outro dia, neste fim-de-semana sente-se verdadeiramente que se está em Portugal e não nos EUA. As ruas vestem-se com as cores da bandeira portuguesa, há um palco com concertos de música Pimba e claro que não poderiam faltar as sardinhas, a broa e o chouriço.

 

 

Full size render

Full size render

Full size render

Full size render

 

Para finalizar tenho de partilhar a experiência incrível que foi ver ao vivo o concerto da grande fadista Ana Moura no Carnegie Hall, uma sala de espetáculos de NY por onde já passaram artistas míticos, como os Beatles ou Frank Sinatra. Isto é um bom exemplo de como Portugal está cada vez mais presente por todo o mundo, e de que os portugueses são reconhecidos mundialmente.

 

Ana Moura no Carnegie Hall

Ana Moura no Carnegie Hall

 

Full size render

Full size render

 

Created By: Inês Maria Gomes Pinto de Carvalho
Published: 07-03-2017 17:32

Comments

There are no comments yet for this post.

 ‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto