Skip to main content
   
   
Go Search
Extranet InovContacto
  

Extranet InovContacto > Visão Contacto > Posts > Foto Reportagem - Quotidiano de um INOV na Entidade de Acolhimento (CEM - Macau, China)
Foto Reportagem - Quotidiano de um INOV na Entidade de Acolhimento (CEM - Macau, China)

Angela Martins Ferreira

Companhia de Electricidade de Macau, CEM SA. | Macau

China

 

Macau é um pedaço de terra rodeado de mar, aberto ao mundo mas fechado nele próprio.

Há algo de belo e decadente nesta terra cinzenta de cimento e humidade, que deslumbra, que encanta, mas que não preenche. Uma terra mística cheia de história mas ausente de personalidade. Não é China mas tem muito de chinês, e se algum dia foi na sua verdadeira essência de Portugal, hoje resta pouco mais que alguns edifícios e a calçada portuguesa.

O dia-a-dia em Macau não tem muito de distinto de qualquer outro lugar: casa – trabalho – casa, mas talvez seja nesse mesmo caminho onde se identificam as principais diferenças.

Eis a perspetiva que apresento: 12 horas de um INOV, retratados pela lente de “olho de peixe”.

 

08h40: Hora de apanhar o autocarro. Apesar da linha de transportes públicos de Macau apenas ser constituída por autocarros, esta funciona bem e cobre satisfatoriamente todo o território. Com o Macau Pass, cada viagem fica por cerca de 2/3 patacas (0,23/0,33 euros), sendo o meio de transporte mais acessível e preferencial da maior parte dos cidadãos da Região de Administração Especial, assim como também dos INOVs.

 

 

08h40 – Hora de apanhar o autocarro

 

08h50: A entrada no edifício. Macau tem uma grande comunidade de Filipinos que trabalham em quase todo o lado, especialmente como seguranças, porteiros, empregados domésticos e limpezas. Na CEM, os seguranças brindam-nos todos os dias com muita simpatia e um inglês fluente.

Na receção da empresa estão também duas macaenses que falam português na perfeição, algo muito comum nos adultos acima dos 50 anos. Os mais novos, apesar de terem tido aulas de português na escola, conseguem apenas trocar algumas palavras.

08h50 – A entrada no edifício

 

09h00: Início do trabalho. Assim que chego ao 10 andar, pico o ponto para dar início ao dia de trabalho e dirijo-me para a minha secretária. Entre a comunidade chinesa é muito comum começarem por realizar logo a pausa da manhã para irem tomar a primeira refeição do dia, normalmente sopa de noodles com carne, ovo e vegetais.

09h00 – Início do trabalho

 

11h00: Pausa para o café. Entre a comunidade portuguesa costuma-se fazer a pausa para o café a meio da manhã. Aqui o café (Delta) “sabe a Portugal”. As pausas são também os momentos onde alguns colegas portugueses se encontram para falar da atualidade de Macau e de Portugal.

11h00 – Pausa para o café

 

13h00: Hora do almoço. Em Macau não faltam locais com boa comida chinesa ou macaense a preços acessíveis. Pela conveniência (e para evitar o calor desconfortável e humidade incomodativa que se faz sentir na rua normalmente a esta hora) costumo almoçar a maior parte das vezes no bar da empresa, que serve refeições tipicamente macaenses entre 29 a 35 patacas (3 a 4 euros). Por norma, metade do prato consiste em de arroz basmati, e outra metade numa proteína e um vegetal. O prato do dia foi carne picada com beringela. Remata com banana e um café curto.

13h00 – Hora do almoço

 

15h00: De volta ao trabalho.

15h00 – De volta ao trabalho

 

18h18: Regresso a casa. Em Macau a hora de ponta é das 17h30 as 19h00, por isso a esta hora o trânsito ainda é muito intenso. Os motociclos são o transporte pessoal mais utilizado na região, quer faça chuva ou sol. Nesta altura do dia o calor já abrandou o que me permite ir a pé para casa, numa caminhada de 15 minutos.

18h18 – Regresso a casa

 

18h30: Estabelecimentos comerciais. São vários os estabelecimentos comerciais pelos quais passo diariamente no meu regresso a casa. Restaurantes, churrasqueiras chinesas, venda de hortaliças e fruta, lojas de venda de chás medicinais chineses, entre outros.

18h30 – Estabelecimentos comerciais

 

19h00: A prática de desporto. É principalmente ao final do dia que se vê mais gente nas ruas a praticar desporto ou a realizar alguma atividade em família. Os parques enchem-se com pessoas de todas as idades, dos 0 aos 100 anos. O basquete é uma das modalidades preferidas entre os jovens, e o Tai Chi do grupo sénior. Entre os INOVs as corridas outdoor são a modalidade mais praticada, especialmente no Reservatório de Macau.

19h00 – A prática de desporto

 

20h40: Após a corrida é hora de ir jantar. Às vezes em casa outras vezes fora. O “tapau”, palavra que em cantonês significa “take away” é uma opção muito frequente pelos INOVs. Geralmente cada um compra a sua refeição em algum local e juntam-se todos numa casa para um final de dia de convívio, desabafos e troca de experiências.

 

Created By: Ângela Martins Ferreira
Published: 07-03-2017 17:04

Comments

There are no comments yet for this post.

‭(Hidden)‬ Content Editor Web Part ‭[2]‬

Visão Contacto